Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...
O Teatro de Rua pede passagem: Maracanaú recebe a terceira edição do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará
Julia – Cirquinho do Revirado–SC – Foto: Divulgação
O Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará chega, enfim, à sua terceira edição, que será realizada de 23 a 27 de novembro de 2016. Iniciado em 2013, o FNTR foi idealizado para acontecer em Maracanaú e em cidades da região metropolitana de Fortaleza, masfoi apenas na primeira edição que conseguiu realizar-se em outras cidades, como Pacatuba e Maranguape. O Festival continua graças à insistência e resistência dos grupos Garajal e Pavilhão da Magnólia, que juntos vêm construindo e atraindo parceiros para que o evento não deixe de acontecer.
Assim como na segunda edição em 2015, o evento vem esse ano com parcerias de dois festivais importantes do estado do Ceará, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza (FEPTEF), realizado pela Cia Prisma de Artes e que chega à sua sétima edição, e o internacional Festival de Circo, Bonecos e Artes de Rua dos Inhamuns realizado pelo Grupo Art Jucá da cidade de Arneiroz (CE).
A novidade do ano de 2016 foi que, desde o início da produção para essa edição, todas as atividades dos três festivais foram pensadas e realizadas conjuntamente, no sentido de criar uma articulação e uma série de ações cooperadas para potencializar as atividades e minimizar os custos diante da crise que vivem todos os festivais de artes cênicas do Brasil. Nesse ano, contamos mais uma vez com o importante apoio cultural da Secretária da Cultura do Ceará - SecultCe, através do Edital de Demanda Espontânea.
Assim, conseguiremos, em duas semanas, realizar três festivais e movimentar toda uma cadeia de artistas e técnicos, garantindo uma agenda cultural pulsante para a cena teatral do país. A escolha dos grupos para essa edição se deu partir de inscrições realizadas pela plataforma lançada pelo FEPTEF, por convites e parcerias através de uma curadoria executada pelos dois grupos realizadores. Dessa forma, segue lista com a programação do III Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará.
Com uma Mostra de espetáculos, shows, performances,oficinas e seminário, a terceira edição do FNTRUA-CEtem como objetivo valorizar os artistas e reconhecer o espaço aberto como local de criação, expressão e encontro. Além disso, pretende fortalecer a ideia de levar apresentações gratuitas à população e garantir a permanência do FNTRUA-CE no circuito nacional de festivais, mostrando ao grande público as maiores referências do Teatro de Rua do Ceará, do Brasil e da América Latina. Com foco no intercâmbio de grupos e coletivos de rua, o festival oferece uma programação diversificada, visando estimular um novo olhar sobre o Teatro de Rua local e nacional, pensando também nas suas responsabilidades com os espaços abertos das cidades. Até aqui, já passaram grupos de Goiânia-GO, São Paulo-SP, Londrina-PR, Fortaleza-CE, Itapipoca-CE, Quixeré-CE e Rosário-Argentina.
Nesta edição, receberemos três grupos nacionais, Grupo Ueba (RS), Cia Pão Doce de Teatro (RN) e Cirquinho do Revirado (SC). Cinco grupos cearenses, Nóis de Teatro, Coletivo Rei Leal, Os Pícaros Incorrigíveis eSilvia Moura (Fortaleza/CE) eArt Jucá (Arneiroz/CE) e uma coprodução internacional: Los Patos Mojados e Dona Zefinha (ARG/CE). A programação acontece na Praça do CDL e Calçadão do Jereissati, na Praça Valdemar de Alcântara (na Avenida Central) e na sede do Grupo Garajal, de 23 a 26 de novembro.
No dia 27, a conexão Fortaleza chega ao Centro, na Praça José Bonifácio e naCena Casarão, sede do Grupo Pavilhão da Magnólia. O Teatro de Caretas, Cia Prisma de Artes(Fortaleza/CE) e Grupo Garajal (Maracanaú/CE) são os grupos que se apresentam.
SERVIÇO:
III Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará – FNTRUACE
De 23 a 26 de novembro, em Maracanaú - Praça do CDL e Calçadão do Jereissati,
Praça Valdemar de Alcântara na Av Central e sede do Grupo Garajal.
Dia 27 de novembro,em Fortaleza - Praça José Bonifácio e Cena Casarão.
Programação Gratuita
Informações Gerais: fntruaceara@gmail.com
Jota Junior Santos (Comunicação): 85 98819 5646/ 85 99690 7906
Redes sociais:
Entrevistas:
Mario Jorge Maninho: (85) 99905 4155
Nelson Albuquerque: (85) 98607 5502
Link Fotos espetáculos que compõe a programação:
Links vídeos-teasers espetáculos que compõem a programação:
A CasatóriaC'a Defunta - https://www.youtube. com/watch?v=ZzajZUCF7n4
A Farsa do Cuviteiro - https://www.youtube.com/watc h?v=btjxOoxtUgk
As Aventuras do Circo à Vela - https://www.youtube.com/watc h?v=Tvm-a4LS1d8
Corpo x lixo x cidade – https://www.youtube.com/watc h?v=UCsdstS1VtY
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
Endereços:
· Praça CDL
Av. III – Jeireissati I – Maracanaú-CE
· Praça Waldemar de Alcantâra
Av. Central – Jereissati I - Maracanaú-CE
· Calçadão
Av. Sen. Carlos Jereissati, S/N - Maracanaú-CE
· Sitio Mãe Sília
Rua José FcoAraujo – Maracanaú-CE
· Sede Garajal
Rua 18, No. 119 – Jereissati I - Maracanaú-CE
· Praça José Bonifácio
Rua Antonio Pompeu, S/N – Fortaleza-CE
· Cena Casarão
Rua Floriano Peixoto No. 1437- Centro – Fortaleza-CE
Ficha Técnica:
Realização: Pavilhão da Magnólia e Grupo Garajal
Articulação: Mario Jorge Maninho
Coordenação Técnica: Nelson Albuquerque
Apoio Técnico: Henrique Rosa e Sudailson Kennedy
Produção: Flávia Cavalcante, Jota Jr. Santos e Silvianne Lima
Assistentes de produção: Alessandra Eugenio, Angélica Gadelha, Arnaldo Moura, Beethoven Cavalcante, Denise Costa, Eliel Carvalho, Gabi Gomes, Germana Cavalcante, Lívia Nogueira, Lu Nunes e Paula Freitas
Design gráfico: Quintal Estúdio de Criação
Fotos: Carol Veras
Cerimonialista: Rayane Mendes
Sobre o Pavilhão da Magnólia:
Surgido em 2005, o Pavilhão da Magnólia é um dos expoentes grupos de teatro de Fortaleza, com uma prática voltada para ações que movimentam a cena cultural da cidade. Com produções para o palco e a rua, para o público adulto e o infantil, o Pavilhão produziu espetáculos como: “A revolta das coisas” (2005), “O pássaro azul” (2008), “Pétalas” (2009-2016), “Festa” (2012), “Baldio” (2015) e ”Urubus” (2016). Além dos espetáculos, festivais e atividades formativas, o coletivo tem em seu histórico a revitalização de dois espaços culturais na Capital: o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TU) e o Teatro Carlos Câmara (TCC), este último com o projeto “Centro em Cartaz”.Realiza com o grupo Garajal, em Maracanaú,o Festival Nacional de Teatro de Rua, que chega à 3ª edição, em 2016.Com 11 anos de estrada, o grupo Pavilhão da Magnólia passa a sediar um espaço na região central da cidade de Fortaleza - uma parceria com 03 grupos importantes, são eles: Grupo Expressões Humanas, Grupo Teatro de Caretas e Cia Prisma de Artes. O CENA CASARÃO abrigará uma série de ações culturais públicas que irá potencializar seu entorno, tornando-se um espaço de fruição, fomento e formação, sendo um centro teatral da cidade.
Sobre o Grupo Garajal:
O Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular, o Grupo Garajal, nasceu em 2003 durante os cursos de capacitação em técnica teatral, montagem de espetáculo e artes circenses na cidade de Maracanaú, Ceará. Os jovens que participaram dessas capacitações sentiram necessidade de dar continuidade à arte do teatro de rua e, assim, criaram o grupo, que tem foco no processo de valorização da memória da cultura popular, na figura do palhaço, nas técnicas circenses e nos processos formativos culturais de jovens para a efetivação da formação de plateia. O grupo também é um ponto de cultura e vem promovendo formações artísticas na cidade com o projeto Permeio: Na Escola de Teatro Renasce uma Cidade. Em 2014, realizou circulação nacional através do projeto Palco Giratório com o espetáculo “Romeu e Julieta, o encontro de Shakespeare e a cultura popular”.
Programação Completa:
Dia 23/11 (quarta)
Praça CDL - Jereissati
16h30: Urubus
Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes (CE)
Transpirado do texto O Palácio dos Urubus, de Ricardo Meirelles, devorando sua problemática poética-política, assumimos aqui uma ação para o nosso tempo, uma espécie de agitprop da perplexidade.Esta peça quer pensar o insidioso e estúpido ódio atual. Sejam bem-vindos à corte real! Mas saibam de uma vez que: O rei morreu!!!
Sede do Grupo Garajal
19h: Cerimônia de Abertura do Festival
20h: Lançamento dos livros:
- “Teatro de Rua – Discursos, Pensamento e Memórias em Rede” Organização: Vanéssia Gomes (CE), LickoTurle, Jussara Trindade (RJ)
- "Artes da Enganação"deOrlângelo Leal (CE)
21h – Coquetel + Forró com Fulô da Terra
Dia 24/11 (quinta)
Sede do Grupo Garajal
10h: Seminário/Roda de Conversa com Fernando Yamamoto (RN), Hector Briones (CHI - CE), Vanéssia Gomes (CE) e Orlângelo Leal (CE)
Praça Waldemar de Alcantâra
19h: As aventuras do Fusca a Vela – Grupo Ueba (RS)
O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus devaneios. Delírios de um homem experiente que viu de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael.
20h: Da Silva: El Hijo de las Americas – Patos Mojados e Dona Zefinha (ARG/CE)
A peça conta a história de Juan Perez Da Silva, que, cansado de sua rotina de trabalhar como escravo para o Dono da Grana, decide sair do emprego, largar seu lugar de conforto que o aprisiona, para tentar compreender o sentido da vida. No caminho, encontra vários personagens da cultura popular latino-americana, ícones, mártires e mitos, que vão aos poucos mostrando a verdadeira história jamais contada, dando-lhes conselhos e saberes que serão úteis na jornada.
Sede do Grupo Garajal
22h: Garajal de Portão Aberto
Trupe Carrapicho (CE) / Coletivo Paralelo (CE) /Os Dezequilibrados (CE)
Um convite para adentrar a sede do Grupo Garajal, projeto que recebe artistas, coletivos e público numa celebração que conta com apresentação de gags, números, narrativas e jogos cômicos,numa noite voltada para a palhaçaria de Maracanaú;
Dia 25/11 (sexta)
Sítio Mãe Sília
10h: Vivência/intercâmbio
Calçadão
17h: Corpo Lixo e Cidade – Silvia Moura (CE)
Cato LIXO na CIDADE e os transformo em CORPO para não fazer do CORPO mais um LIXO, construo a CIDADE. Corpo-lixo-cidade é uma interferência que habita e redesenha pessoas e arquiteturas das cidades. Um trajeto urbano traçado pelas relações da performer com o lixo encontrado que faz da CIDADE uma permanência para não deixar o CORPO virar LIXO.
Praça Waldemar de Alcantâra
18h: A Farsa da Cuviteiro – Art Jucá (CE)
Em Olinda, reino de Baco a beira do mar, a mulher mais bela do mundo sai uma única vez por ano à janela durante o carnaval – e canta. A oeste dali nosInhamuns, uma légua de onde Judas perdeu suas botas, um Jovem-Senhor-Conde padece de amores por ela – e chora. Uma junta dos melhores médicos do mundo dá por perdida a causa. Então, entra na estória o cabinha mais traquina de nossa cultura popular: Malazartes!
19h: A Casatória c'a Defunta - Cia Pão Doce (RN)
De modo lúdico e divertido, a peça conta as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pés-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o conduz para o submundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição. Mesmo assim, Afrânio está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, ainda que isso lhe custe à própria vida.
20h: Todo Camburão tem um pouco de navio negreiro – Nóis de Teatro (CE)
Dividido em três atos, o espetáculo conta a história de Natanael, um “anti-herói” que nasce na periferia, vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar para a polícia militar. Trata-se de uma dramaturgia épica, na qual o ator-narrador é o grande foco, numa espécie de “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil e no mundo, além de múltiplas referências à mitologia dos Orixás.
Sede do Grupo Garajal
22h: Garajal de Portão Aberto
Caixa de Sapatos - Retalhos Produções
Festa do Karaokê
Dia 26 (sábado)
Praça Waldemar de Alcantâra
19h: Júlia – Cirquinho do Revirado (SC)
Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!
20h: O Auto do Rei Leal – Coletivo Rei Leal (CE)
A partir da obra de William Shakespeare, conta a história do cego Leal que, cansado de suas obrigações, decide dividir seu reino com as três filhas. A partir daí, desenrolam-se situações cômicas e trágicas, com ingredientes regionais.
Encerramento – Sede Grupo Garajal
21h: Devorando Heróis – A tragédia segundo os Pícaros - Os Pícaros Incorrigíveis (CE)
No melhor espírito carnavalesco, a montagem/ folia teatral encena as trágicas histórias de dois heróis da Grécia Antiga: Prometeu e Ájax.
22h: Show - A Mulher Barbada e Os Caixeiros Viajantes (CE)
Conexão Fortaleza
Dia 27/11 (domingo)
Praça José Bonifácio
17h: Final da tarde – Teatro de Caretas (CE)
Final da Tarde propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, no qual proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. Um aspecto importante é que os transeuntes não serão previamente informados da peça. Não há palco nem formalidades de início e fim.
Cena Casarão
18h: As Aventuras de João Sortudo – Cia Prisma de Artes (CE)
Baseado em um conto popular de domínio púbico, o espetáculo conta as peripécias passadas por um jovem que, após sete anos numa fazenda, volta para a casa da mãe. No caminho, diversas situações ocorrem, fazendo da experiência vivida uma possibilidade de aprendizagem.
Praça José Bonifácio
19h: Circo Alegria – Grupo Garajal (CE)
Uma trupe mambembe vai para uma praça exibir seu espetáculo. Números de acrobacias, pernas de pau e malabares mostram as principais peripécias de palhaços que, em diversas situações levantadas durante o espetáculo, revelam detalhes do mundo circense.
Cena Casarão
20h: Encerramento Festival em Fortaleza –Bailão