Poder Judiciário cearense condenou um morador do Município de Jardim por crime de homofobia, após ele publicar mensagens ofensivas contra pessoas LGBTQIA+ em seu perfil aberto no Facebook. A decisão, proferida pela Vara Única da Comarca de Jardim, segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que equipara a homofobia e a transfobia aos crimes previstos na Lei nº 7.716/1989 — conhecida como Lei do Racismo — até que seja aprovada legislação específica sobre o tema. Conforme o processo (0202454-91.2023.8.06.0301), em junho de 2023, o acusado utilizou termos pejorativos para se referir a gays da cidade, tratando de forma generalizada toda uma coletividade e reforçando estereótipos historicamente associados à marginalização desse grupo. Testemunhas relataram sentir-se constrangidas, ofendidas e desrespeitadas, confirmando que as mensagens tiveram repercussão real e negativa sobre pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Por isso, o Ministério Público do Ceará (MPCE) ofereceu...
A nova unidade beneficiará os bairros da Grande Messejana, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Barroso e Paupina
O Ceará não para de crescer e, para acompanhar o desenvolvimento do estado, a Enel Distribuição Ceará reforça o sistema elétrico em Fortaleza com uma nova subestação. A companhia inaugura amanhã (1º) uma subestação no bairro Messejana.
Instalada na Rua Pedro Ângelo com Rua Rufino de Alencar, a subestação beneficiará cerca de 115 mil unidades consumidoras, o que corresponde a aproximadamente 310 mil habitantes na região compreendida pelos bairros da Grande Messejana, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Barroso e Paupina. Além disso, contará com potência inicial instalada de 66,6 MVA, equipada inicialmente com oito alimentadores em 15kV.
“A nova unidade tem o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento aliada ao crescimento do mercado de energia elétrica do estado. Além disso, garantirá a melhoria na qualidade do serviço e níveis de tensão adequados para os consumidores da região”, afirma Roberto Gentil, Responsável pela área de Projeto e Construção de Alta Tensão da distribuidora.
Com tecnologia digital e automatizada, a subestação será suprida inicialmente por uma Linha de Distribuição de Alta Tensão de 72,5 kV Fortaleza – Messejana, a partir da subestação Regional Fortaleza. Em 2017, contará também com o apoio da Regional Aquiraz II, por meio de uma linha de 72,5 kV, que possui 10,7 km de extensão. A nova unidade contou com um investimento de 11,5 milhões.
Subestações no Ceará
A Enel Distribuição Ceará agora dispõe de 112 subestações, sendo 97 automatizadas, para continuar atendendo com confiabilidade e qualidade os cearenses.