Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou nesta sexta-feira (3), no mês do Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama, a publicação Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025 , com informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, acesso a exames e tratamento para ajudar profissionais de saúde e gestores pelo país. Segundo o Inca, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. São estimados 73.610 novos casos este ano. Em 2023, foram contabilizadas mais de 20 mil mortes pela doença no país. Entre 2020 e 2023, houve redução da mortalidade entre mulheres na faixa entre 40 e 49 anos. De acordo com o relatório, o Sudeste é a região com maior incidência da doença, e Santa Catarina, no Sul, registra a maior taxa entre as unidades da federação. Em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste lideram, e as maiores taxas estão em Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivament...
A nova unidade beneficiará os bairros da Grande Messejana, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Barroso e Paupina
O Ceará não para de crescer e, para acompanhar o desenvolvimento do estado, a Enel Distribuição Ceará reforça o sistema elétrico em Fortaleza com uma nova subestação. A companhia inaugura amanhã (1º) uma subestação no bairro Messejana.
Instalada na Rua Pedro Ângelo com Rua Rufino de Alencar, a subestação beneficiará cerca de 115 mil unidades consumidoras, o que corresponde a aproximadamente 310 mil habitantes na região compreendida pelos bairros da Grande Messejana, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Barroso e Paupina. Além disso, contará com potência inicial instalada de 66,6 MVA, equipada inicialmente com oito alimentadores em 15kV.
“A nova unidade tem o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento aliada ao crescimento do mercado de energia elétrica do estado. Além disso, garantirá a melhoria na qualidade do serviço e níveis de tensão adequados para os consumidores da região”, afirma Roberto Gentil, Responsável pela área de Projeto e Construção de Alta Tensão da distribuidora.
Com tecnologia digital e automatizada, a subestação será suprida inicialmente por uma Linha de Distribuição de Alta Tensão de 72,5 kV Fortaleza – Messejana, a partir da subestação Regional Fortaleza. Em 2017, contará também com o apoio da Regional Aquiraz II, por meio de uma linha de 72,5 kV, que possui 10,7 km de extensão. A nova unidade contou com um investimento de 11,5 milhões.
Subestações no Ceará
A Enel Distribuição Ceará agora dispõe de 112 subestações, sendo 97 automatizadas, para continuar atendendo com confiabilidade e qualidade os cearenses.