Foto: Gustavo Moreno/STF O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente no exercício da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decisão que havia determinado a demolição de moradias em área do Parque Estadual de Itaberaba, no Estado de São Paulo. A medida resultaria na remoção forçada de mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade social. A decisão do ministro foi proferida na Suspensão de Liminar (SL) 1875 , apresentada pelo Município de Guarulhos (SP). Ação civil pública O caso teve origem em ação civil pública ajuizada na Justiça paulista pelo Estado de São Paulo, que envolve desmatamento e parcelamento irregular do solo em área de conservação ambiental. O juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos determinou a desocupação e a demolição das construções realizadas na área desde a edição do Decreto estadual 55.662/2010, que criou o parque. O município sustenta que não discute, no STF, o mérito da ação, mas busca preservar a ordem pública e e...
Nesta terça-feira (21), às 14h, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio-CE, realiza ações ambientais na lagoa da Maraponga, em alusão ao Dia Nordestino da Árvore. A iniciativa marca o início das atividades 2017 do projeto educacional Pensando Verde, no Lar Fabiano de Cristo, localizado no bairro.
Entre as atividades, estão o plantio mudas de espécies nativas de mata ciliar, roda de conversa sobre a importância da preservação dos bens naturais, um piquenique no entorno da Lagoa. Participam da ação cerca de 30 pessoas que integram o Lar Fabiano de Cristo. A proposta é de uma atividade intergeracional, reunido jovens, adultos e idosos.
A atividade é realizada pelo Desenvolvimento Comunitário do Sesc em conjunto com o projeto Sesc Pensando Verde e objetiva demonstrar a importância das árvores nos espaços urbanos, que contribuem com a garantia da qualidade de vida da população. Contribuindo com a proteção da Lagoa da Maraponga, serão plantadas espécies como o oiti, mutamba e jatobá.
Oficialmente, o Dia Nordestino da Árvore é comemorado no dia 24 de março, por coincidir com o período chuvoso do Norte e Nordeste do país, diferentemente do Dia Nacional da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
Sobre o projeto Pensando Verde
O objetivo do projeto Pensando Verde é contribuir com a preservação da área verde, promover o aprendizado sobre botânica e articular os mais diversos grupos comunitários em defesa do meio ambiente local. O projeto tem duração de um ano em cada comunidade por onde passa, selecionada por edital.
A ação possibilita o reaproveitamento de resíduos sólidos, contribuindo assim com a diminuição dos impactos no meio ambiente. Promove também a socialização e fomenta a cultura, possibilitando apresentações artísticas no local. Além disso, capacita os envolvidos na arte de produção de peças de mosaico para geração de renda.
O Sesc promove o projeto Pensando Verde desde o início de 2013, realizando ações onde os integrantes do projeto intervenham em uma área coletiva da comunidade, promovendo a melhoria do local. A iniciativa já passou pelos bairros: Ellery e Bom Jardim, em Foratleza e Jurema, em Caucaia.
SERVIÇO
21/3
Sesc realiza ações em Comemoração do Dia Nordestino da Árvore
Local: Lagoa da Maraponga (Av. Godofredo Maciel)
Horário: 14h
Informações: (85) 3452.9082