O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Antonina do Norte, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) para que o Estado do Ceará e a Prefeitura do município adotem medidas imediatas para regularizar as condições estruturais do prédio onde funciona o Destacamento da Polícia Militar. No documento, o MP do Ceará pede que, em até 60 dias, sejam iniciadas as obras de reforma da atual sede ou que a unidade seja transferida de forma definitiva para um imóvel que atenda às exigências estruturais e operacionais necessárias. A iniciativa ocorreu após inspeções realizadas pelo MP em 31 de março e 22 de outubro de 2025, que identificaram que a unidade opera no antigo prédio da Cadeia Pública Municipal em situação de deterioração e sem condições adequadas de segurança, higiene e funcionamento. Diversos problemas estruturais e de segurança foram constatados, como infiltrações, instalações elétricas antigas, rachaduras, risco de desabamento, banheiro sem condições de uso...
Defesa Civil de Fortaleza apresenta experiências locais em seminário nacional de avaliação dos alertas de desastres naturais em São Paulo
O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Férrer, participa, nesta semana, do I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos (SP). O evento, que acontece de 4 a 6 de abril, reúne pesquisadores, instituições federais de monitoramento e Defesas Civis estaduais e municipais para avaliar o conteúdo e os processos de disseminação dos alertas de desastres naturais e as perspectivas de aprimoramento.
Dentro da programação do seminário, a Defesa Civil de Fortaleza apresentará experiências locais exitosas, como a criação do Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos, inaugurado oficialmente em 2015, e o Sistema de Alerta Fortaleza, ferramenta online desenvolvida em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) com o objetivo de diminuir os danos provocados pelos desastres naturais na capital cearense.
O Sistema Alerta Fortaleza exibe, em tempo real, o monitoramento de radares meteorológicos, pluviômetros automáticos, imagens de satélites, estações hidrológicas e modelos matemáticos de tempo e clima, além de permitir o cadastro de usuários para receber avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil de Fortaleza.