A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
Defesa Civil de Fortaleza apresenta experiências locais em seminário nacional de avaliação dos alertas de desastres naturais em São Paulo
O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Férrer, participa, nesta semana, do I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos (SP). O evento, que acontece de 4 a 6 de abril, reúne pesquisadores, instituições federais de monitoramento e Defesas Civis estaduais e municipais para avaliar o conteúdo e os processos de disseminação dos alertas de desastres naturais e as perspectivas de aprimoramento.
Dentro da programação do seminário, a Defesa Civil de Fortaleza apresentará experiências locais exitosas, como a criação do Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos, inaugurado oficialmente em 2015, e o Sistema de Alerta Fortaleza, ferramenta online desenvolvida em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) com o objetivo de diminuir os danos provocados pelos desastres naturais na capital cearense.
O Sistema Alerta Fortaleza exibe, em tempo real, o monitoramento de radares meteorológicos, pluviômetros automáticos, imagens de satélites, estações hidrológicas e modelos matemáticos de tempo e clima, além de permitir o cadastro de usuários para receber avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil de Fortaleza.