A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades protocolaram nesta segunda-feira (26) ações de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a lei de Santa Catarina que proíbe a reserva de cotas raciais para ingresso de estudantes em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. Além da OAB, a norma também é questionada pelo PSOL, pelo PT, pela União Nacional dos Estudantes (Une), pela Coalizão Negra por Direitos e pela Educafro – associação que luta pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, em universidades públicas ou particular, com bolsa de estudo. Confira mais informações sobre o assunto no Repórter Brasil Tarde , da TV Brasil As entidades pretendem suspender a Lei 19.722/2026 , que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e sancionada pelo governador Jorginho Melo. A norma permite a reserva de vagas somente para pessoas com deficiência, alunos oriundos de e...
Defesa Civil de Fortaleza apresenta experiências locais em seminário nacional de avaliação dos alertas de desastres naturais em São Paulo
O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Férrer, participa, nesta semana, do I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos (SP). O evento, que acontece de 4 a 6 de abril, reúne pesquisadores, instituições federais de monitoramento e Defesas Civis estaduais e municipais para avaliar o conteúdo e os processos de disseminação dos alertas de desastres naturais e as perspectivas de aprimoramento.
Dentro da programação do seminário, a Defesa Civil de Fortaleza apresentará experiências locais exitosas, como a criação do Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos, inaugurado oficialmente em 2015, e o Sistema de Alerta Fortaleza, ferramenta online desenvolvida em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) com o objetivo de diminuir os danos provocados pelos desastres naturais na capital cearense.
O Sistema Alerta Fortaleza exibe, em tempo real, o monitoramento de radares meteorológicos, pluviômetros automáticos, imagens de satélites, estações hidrológicas e modelos matemáticos de tempo e clima, além de permitir o cadastro de usuários para receber avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil de Fortaleza.