A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Norte (Draco Norte), deflagrou, nesta terça-feira (16), uma operação que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão e 14 bloqueios de contas bancárias. As ações aconteceram em Sobral, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Dessas ações, dois mandados de prisão foram cumpridos contra indivíduos já recolhidos no sistema prisional. Durante as diligências foi preso em flagrante um homem de 26 anos em posse de drogas e duas granadas artesanais. O artefato foi recolhido e detonado em região afastada do município por uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que foi deslocada de Fortaleza para Sobral para realizar o procedimento de detonação das granadas artesanais. O indivíduo flagranteado possui antecedentes por tráfico ...
A campanha acontece de 18 de maio a 08 de Junho nos sete terminais de ônibus.
A ideia principal da campanha é conscientizar os operadores sobre atitudes preventivas, condutas que devem ser evitadas e observância às regras de trânsito nas vias de circulação e especialmente, nos terminais de integração. É com esse objetivo que o Sindiônibus e a Etufor irão promover uma ação de conscientização que pretende atingir cerca dos dez mil operadores de ônibus em todos os terminais de integração: Parangaba, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa e Siqueira.
A campanha é importante para reforçar dicas e orientações para motoristas de ônibus e operadores em relação aos cuidados específicos nos terminais, no sentido de evitar acidentes e demais transtornos nestes locais. Para que isso aconteça na prática, a ação terá faixas, panfletos e adesivos distribuídos pelos terminais de integração. A atividade segue com uma abordagem direta aos operadores do sistema de transporte para passar as dicas e orientações, colagem de adesivo no ônibus em local próximo ao motorista e divulgação de mensagens através da rádio Expresso FM 104,3 e Terra do Sol.
Segundo o presidente da Etufor, José do Carmo Gondim: “A vida não tem preço. A campanha "Terminal sem acidentes" visa alertar os nossos operadores dos terminais de ônibus e os nossos passageiros a trafegarem, embarcarem e desembarcarem com a devida segurança, evitando os acidentes que provocam danos e, em alguns casos, perda de vidas. A excelência do atendimento é um fator fundamental para o bem-estar dos nossos usuários do transporte público.”
E segundo o presidente do Sindionibus, Dimas Barreira, a campanha vem com a proposta de chamar atenção para nossa atitude em relação às normas de segurança. “Acidentes são inerentes à vida, à atividade humana. Imagine então num local de intensa atividade como um terminal de ônibus onde circulam diariamente dezenas de milhares de pessoas e centenas de ônibus. Aproveitamos este Maio Amarelo para fixar a ideia do TERMINAL SEM ACIDENTES. Nossa atitude em relação às normas de segurança é que farão a diferença para não comprometer a sua própria segurança nem a dos demais. Evitar usar o celular enquanto caminha, atravessar pela faixa e obedecer o limite de velocidade dentro dos terminais são alguns exemplos de atitude segura e cidadã.
Assim você não se arrisca nem aos que estão à sua volta e seus familiares e queridos também agradecem por você se cuidar. Seja esperto! Escolha estar seguro”, conclui.