A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de botar tornozeleira no ex-presidente Jair Bolsonaro não deve comprometer as negociações sobre o tarifaço dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira (18) o vice-presidente Geraldo Alckmin . Ele deu as declarações após se reunir com representantes dos setores de mineração e de energia, dois segmentos que serão bastante afetados pelas medidas do governo de Donald Trump. Em entrevista nesta noite, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços disse que o governo continuará a apostar no diálogo e na negociação. Alckmin lembrou que os Poderes são separados e que o Executivo não pode interferir em decisões do Judiciário. “[A decisão de Moraes] não pode e não deve [afetar as negociações comerciais], porque a separação dos Poderes é a base do Estado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os poderes são independentes. Não há relação entre uma questão política ou jurídica ...
A campanha acontece de 18 de maio a 08 de Junho nos sete terminais de ônibus.
A ideia principal da campanha é conscientizar os operadores sobre atitudes preventivas, condutas que devem ser evitadas e observância às regras de trânsito nas vias de circulação e especialmente, nos terminais de integração. É com esse objetivo que o Sindiônibus e a Etufor irão promover uma ação de conscientização que pretende atingir cerca dos dez mil operadores de ônibus em todos os terminais de integração: Parangaba, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa e Siqueira.
A campanha é importante para reforçar dicas e orientações para motoristas de ônibus e operadores em relação aos cuidados específicos nos terminais, no sentido de evitar acidentes e demais transtornos nestes locais. Para que isso aconteça na prática, a ação terá faixas, panfletos e adesivos distribuídos pelos terminais de integração. A atividade segue com uma abordagem direta aos operadores do sistema de transporte para passar as dicas e orientações, colagem de adesivo no ônibus em local próximo ao motorista e divulgação de mensagens através da rádio Expresso FM 104,3 e Terra do Sol.
Segundo o presidente da Etufor, José do Carmo Gondim: “A vida não tem preço. A campanha "Terminal sem acidentes" visa alertar os nossos operadores dos terminais de ônibus e os nossos passageiros a trafegarem, embarcarem e desembarcarem com a devida segurança, evitando os acidentes que provocam danos e, em alguns casos, perda de vidas. A excelência do atendimento é um fator fundamental para o bem-estar dos nossos usuários do transporte público.”
E segundo o presidente do Sindionibus, Dimas Barreira, a campanha vem com a proposta de chamar atenção para nossa atitude em relação às normas de segurança. “Acidentes são inerentes à vida, à atividade humana. Imagine então num local de intensa atividade como um terminal de ônibus onde circulam diariamente dezenas de milhares de pessoas e centenas de ônibus. Aproveitamos este Maio Amarelo para fixar a ideia do TERMINAL SEM ACIDENTES. Nossa atitude em relação às normas de segurança é que farão a diferença para não comprometer a sua própria segurança nem a dos demais. Evitar usar o celular enquanto caminha, atravessar pela faixa e obedecer o limite de velocidade dentro dos terminais são alguns exemplos de atitude segura e cidadã.
Assim você não se arrisca nem aos que estão à sua volta e seus familiares e queridos também agradecem por você se cuidar. Seja esperto! Escolha estar seguro”, conclui.