Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação que resultou na captura de dois indivíduos envolvidos em um homicídio registrado no dia 17 de janeiro de 2026, no bairro Granja Lisboa, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), em Fortaleza. Os alvos, que estavam com decisões judiciais em aberto, foram localizados e capturados nos bairros Edson Queiroz e Sapiranga (AIS 19), na Capital. Durante a ação, um dos suspeitos também foi autuado em flagrante por estar em posse de uma motocicleta com sinais de adulteração. Com informações sobre o crime, os investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciaram diligências para apurar o caso. Na ocasião, a vítima, um homem de 39 anos, foi morta por disparos de arma de fogo em via pública. Após a coleta de elementos informativos, os policiais civis identificaram os partícipes do caso e representaram pela prisão preventiva dos suspeitos, com def...
Especialista fala da relação direta entre ingestão de carboidratos e células cancerígenas com base no caso de Marcelo Rezende
O médico capacitado no acompanhamento e orientação nutrológica, Fernando Guanabara, lembra que o câncer é uma doença de base inflamatória à espera de um ‘gatilho’
Após o apresentador Marcelo Rezende ter anunciado que abandonaria o ciclo de quimioterapias e continuaria a luta contra o câncer por meio de uma dieta específica, sem a ingestão de carboidratos, a dúvida surgiu: qual relação direta entre câncer e açúcar? A dieta restritiva é uma boa opção para o tratamento da doença?
Para o doutor Fernando Guanabara, que atua na área emagrecimento, performance e longevidade e é capacitado no acompanhamento e orientação nutrológica, o tema é polêmico e deve ser estudado com particularidade. De início, Guanabara explica que todo carboidrato se transforma em açúcar, assim, todo produto final é a glicose.
“Quanto mais açúcar a gente tem, mais ele se acumula dentro da célula cancerígena. Nessa relação de glicação se ativa o receptor age e isso resulta na inflamação. O câncer é uma doença de base inflamatória. Claro que o paciente tem que ter a predisposição genética. Mas aí a célula cancerígena precisa de um gatilho e o gatilho é essa inflamação”, conta o médico ao falar da importância em controlar a ingestão de carboidratos.
Guanabara lembra que a dieta com zero carboidratos no tratamento do câncer não é ‘receita de bolo’. Ou seja, cada paciente e cada doença deve ser tratada com particularidade, sem cometer radicalismos. “Depende de cada caso e do estágio da doença. O fato é que uma boa alimentação melhora a imunidade e o tratamento convencional tem de ser respeitado”, ressaltou.
O caso
Marcelo Rezende luta contra o câncer de fígado e do pâncreas. Sua dieta é rica em proteínas e gorduras acompanhada por Lair Ribeiro, cardiologista e nutrólogo responsável por difundir a técnica no Brasil. O apresentador chegou a fazer apenas uma sessão de quimioterapia ao descobrir a doença, em abril de 2017. Após isso, aposta na dieta alternativa e em retiros espirituais.
