O mutirão Agora tem Especialistas Dia-E realizou de forma simultânea, em 24 estados brasileiros, mais de 1,1 mil cirurgias, além de 10 mil procedimentos, consultas e exames especializados, neste sábado (5), em 45 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em uma parceria dos ministérios da Saúde e da Educação. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de atendimento da rede pública a fim de reduzir o tempo de espera por serviços especializados. “É o maior mutirão do SUS já feito no Brasil inteiro e mais diverso. Já teve situação de fazer mutirão de uma cirurgia, [um tipo] de um procedimento. Hoje nós fizemos em todo o Brasil de Norte a Sul com 45 hospitais, que envolveram mil tipos diferentes de cirurgias, 10,3 mil procedimentos de diagnóstico, de consulta e é um movimento que não para hoje". "Os hospitais universitários federais vão continuar fazendo mutirões, atendendo em terceiro turno os pr...
MPCE promove hoje seminário “Programa mais saneamento, menos mosquito – Novas estratégias de combate ao Aedes
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará, no dia 1º de setembro o seminário “Programa mais saneamento, menos mosquito – Novas estratégias de combate ao Aedes”, no auditório do prédio dos Centros de Apoio do MPCE, na avenida Antônio Sales, 1740, Dionísio Torres. O seminário é promovido conjuntamente entre os Centros de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA) e do Meio Ambiente (CAOMACE).
O primeiro painel sobre o Cenário de transmissão das Arboviroses no Ceará acontecerá às 9h, com a exposição da responsável técnica pelo Controle Vetorial da Dengue, Zika e Chikungunya do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Ricristhi Gonçalves de Aguiar Gomes. Em seguida, às 9h30, o coordenador do Comitê Gestor de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, Caio Garcia Correia Sá Cavalcanti, apresentará ações estratégicas de enfrentamento ao Aedes aegypti no Ceará. Este painel será finalizado, às 10h, com a palestra dos promotores de justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e Ana Karine Serra Leopércio sobre a atuação das Promotorias de Justiça nos municípios de Pentecoste e Caucaia no combate à tríplice epidemia.
O segundo painel, que tratará sobre o saneamento básico, iniciará às 10h30 com a exposição da promotora de justiça e coordenadora do CAOMACE, Maria Jacqueline Faustino de Souza Alves do Nascimento, sobre saneamento básico e as arboviroses. A partir das 11h, o representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Tarcísio de Paula Pinto apresentará o projeto Coleta Seletiva. Ao término, haverá o debate aberto ao público.
Serviço
O quê? Seminário “Programa mais saneamento, menos mosquito – Novas estratégias de combate ao Aedes”
Onde? Auditório do prédio dos Centros de Apoio do MPCE (Avenida Antônio Sales, 1740 – Dionísio Torres)
Quando? 01/09, a partir das 9h.