Uma ação integrada da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou nas prisões de dois homens, com idades entre 30 e 34 anos, por porte ilgeal de arma de fogo. As prisões ocorreram nessa terça-feira (16), no bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. Os suspeitos estariam envolvidos em um crime de roubo que ocorreu na noite da segunda-feira (15), no bairro Luciano Cavalcante (AIS 10) de Fortaleza. Após realizarem diligências, equipes policiais da PMCE e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF); do 4° Distrito Policial (4° DP); do Núcleo Operacional (NO) e do Núcleo de Inteligência (Nuip) do Departamento de Investigação de Crimes Patrimoniais (Depatri); e do Departamento de Polícia da Capital (DPC), unidades da PCCE, localizaram os suspeitos em uma avenida do bairro Prefeito José Walter (AIS 9) de Fortaleza. Com eles foram apreendidos uma arma calibre. 38; 4 munições; 2,5 gramas de maconha; uma caminhonet...
A Sociedade Brasileira de Cardiologia Secção Ceará (SBC-CE) realiza durante os dias 10 e 11 de agosto, de 8h às 18h, no Centro Universitário Unichristus - Campus Parque Ecológico, o XXIII Congresso Cearense de Cardiologia. O tema é ¨Prevenção das doenças cardiovasculares: um olhar para o futuro à luz das evidências”.
De acordo com a presidente do Congresso, Dra. Maria Tereza Sá Leitão, estão sendo aguardados cerca de 700 profissionais de saúde. Na pauta, assunto pertinentes à área, por meio de palestras com nomes nacionais.
"Discutiremos as evidências em cardiologia na prevenção de doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade em todo o mundo, com enfoque à prevenção de complicações cardiovasculares e à preocupação que os serviços de saúde, profissionais e pesquisadores possuem com essas complicações que dizimam milhares de pessoas. Discutiremos ações direcionadas a mudar este quadro, de forma efetiva", destaca Tereza.
Segundo o presidente da SBC-CE, Dr. Sandro Salgueiro, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na população brasileira e responsáveis por pelo menos 20% das mortes em nossa população com mais de 30 anos de idade. "Os fatores de risco de maior incidência para o acometimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, a hipertensão, as dislipidemias e o diabetes. Já o sedentarismo, a obesidade central e periférica foram posteriormente acrescentados como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares", diz.
Para a SBC, entre os maiores desafios no combate à redução de mortes por doenças cardiovasculares estão o controle do sobrepeso ou obesidade e do sedentarismo. "A redução desses fatores de risco são indispensáveis para a prevenção de doenças. O consumo abusivo de álcool é outro fator prevalente em 18% da população brasileira. A Região Nordeste, com 21,2%, e a Região Norte, com 19%, apresentam os maiores índices. No Brasil, a hipertensão arterial atinge cerca de 36 milhões de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, levando a 50% das mortes por doença cardiovascular. Junto com diabetes mellitus, suas complicações (cardíacas, renais e cerebrais) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar", conclui Maria Tereza.
De acordo com ambos os médicos, as mudanças de estilo de vida devem ser sugeridas, encorajadas e reforçadas, já que melhoram o bem estar, a resposta ao tratamento medicamentoso e possuem custo reduzido. Na dieta, é recomendada a ingestão de vegetais, fibras, frutas frescas, e a redução de gorduras. Segundo os médicos, a atividade física regular de 5 a 7 vezes por semana, com o mínimo de 30 minutos de exercícios aeróbicos de moderada intensidade, também é recomendada para a prevenção das doenças cardiovasculares. "A ênfase maior deve ser a redução da ingesta de sal e de carboidratos refinados, como o açúcar e a farinha de trigo", conclui Sandro Salgueiro.
Serviço
XXIII Congresso de Cardiologia
Data: 10 e 11 de agosto
Horário: de 8h às 18h
Local: Centro Universitário Unichristus - Campus Parque Ecológico
Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó