Colégio Santo Inácio inclui duas novas disciplinas em sua matriz curricular: Empreendedorismo e Laboratório de Inteligência de Vida

O Colégio Santo Inácio - CSI iniciou o ano letivo com algumas mudanças em sua estrutura física e pedagógica, entre as quais, a inserção de duas novas disciplinas em sua matriz curricular: Empreendedorismo e Laboratório de Inteligência de Vida - LIV. A primeira visa dotar os estudantes de ferramentas e conteúdos que possam estimulá-lo à prática do empreendedorismo em diversos âmbitos, não pretendendo formar empresários, mas indivíduos proativos, criativos e capazes de pensar em oportunidades, quer seja em um projeto, profissão ou vida pessoal. No caso do LIV, a proposta é criar um espaço no qual eles saibam que todos os sentimentos e emoções são permitidos e que é fundamental aprender a lidar com as habilidades sociais e emocionais para ser bem-sucedido.

Desde 2016, o Colégio Santo Inácio vem passando por várias mudanças em sua gestão, na estrutura física e em seu projeto pedagógico, que está completamente renovado e norteado pelo Plano de Ensino Comum - PEC,  lançado em 2016, para as 18 escolas da Rede Jesuíta de Educação.  

A partir desse novo contexto, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, o CSI capacitou o corpo docente por meio de oficinas para que os professores pudessem usar as técnicas com os estudantes em sala de aula. Outro parceiro importante é a Eleva Educação, que empresta  sua expertise para ajudar os alunos na construção da competência de lidar com sentimentos e emoções, usando a inteligência emocional, o que também o fará mais satisfeito em suas escolhas e relacionamentos.

Segundo a diretora Albanisa Gomes, trabalhar a inteligência emocional, desde o Fundamental 1 até o Fundamental 2, é pensar o ser humano de forma holística. Segundo ela, é importante olhar o estudante por suas competências linguísticas e matemáticas, mas sobretudo valorizar as outras potencialidades, habilidades e inteligências. "É papel da nossa escola, como lugar de formação integral e humanística, trabalhar esse aspecto, propiciando o crescimento harmônico do indivíduo", explica. 
Quanto ao empreendedorismo, Albanisa acredita que a disciplina despertará a capacidade de realização do estudante,  além de empoderá-lo e ajudá-lo a valorizar mais o aprendizado e o conhecimento. Um ganho para a escola e para a sociedade. O Colégio Santo Inácio já adota diversas atividades nas quais o foco é o protagonismo do aluno, a exemplo da Feira do Conhecimento, gincanas, bazares e projetos sociais. 


A escola segue realizando mudanças estuturais, buscando atender às demandas das famílias e da sociedade, sem perder sua forte característica humanística. 

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.