Foto: Fellipe Sampaio/STF O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 31 de janeiro de 2026 o prazo relacionado à exigência de aprovação da distribuição de lucros e dividendos previsto na Lei 15.270/2025, que alterou regras do Imposto de Renda. A decisão, tomada nesta sexta-feira (26) nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7912 e 7914 , será submetida a referendo do Pleno do STF na sessão virtual marcada para 13/02 a 24/02/2026. As ações, apresentadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), respectivamente, questionam trechos da lei que condicionam a isenção do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos apurados no ano de 2025 à aprovação dessa distribuição até o próximo dia 31/12. Ao examinar o caso, o ministro destacou que essa exigência antecipa, de forma significativa, procedimentos previstos na legislação societária. Pela Lei das Sociedades...
Colégio Santo Inácio inclui duas novas disciplinas em sua matriz curricular: Empreendedorismo e Laboratório de Inteligência de Vida
O Colégio Santo Inácio - CSI iniciou o ano letivo com algumas mudanças em sua estrutura física e pedagógica, entre as quais, a inserção de duas novas disciplinas em sua matriz curricular: Empreendedorismo e Laboratório de Inteligência de Vida - LIV. A primeira visa dotar os estudantes de ferramentas e conteúdos que possam estimulá-lo à prática do empreendedorismo em diversos âmbitos, não pretendendo formar empresários, mas indivíduos proativos, criativos e capazes de pensar em oportunidades, quer seja em um projeto, profissão ou vida pessoal. No caso do LIV, a proposta é criar um espaço no qual eles saibam que todos os sentimentos e emoções são permitidos e que é fundamental aprender a lidar com as habilidades sociais e emocionais para ser bem-sucedido.
Desde 2016, o Colégio Santo Inácio vem passando por várias mudanças em sua gestão, na estrutura física e em seu projeto pedagógico, que está completamente renovado e norteado pelo Plano de Ensino Comum - PEC, lançado em 2016, para as 18 escolas da Rede Jesuíta de Educação.
A partir desse novo contexto, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, o CSI capacitou o corpo docente por meio de oficinas para que os professores pudessem usar as técnicas com os estudantes em sala de aula. Outro parceiro importante é a Eleva Educação, que empresta sua expertise para ajudar os alunos na construção da competência de lidar com sentimentos e emoções, usando a inteligência emocional, o que também o fará mais satisfeito em suas escolhas e relacionamentos.
Segundo a diretora Albanisa Gomes, trabalhar a inteligência emocional, desde o Fundamental 1 até o Fundamental 2, é pensar o ser humano de forma holística. Segundo ela, é importante olhar o estudante por suas competências linguísticas e matemáticas, mas sobretudo valorizar as outras potencialidades, habilidades e inteligências. "É papel da nossa escola, como lugar de formação integral e humanística, trabalhar esse aspecto, propiciando o crescimento harmônico do indivíduo", explica.
Quanto ao empreendedorismo, Albanisa acredita que a disciplina despertará a capacidade de realização do estudante, além de empoderá-lo e ajudá-lo a valorizar mais o aprendizado e o conhecimento. Um ganho para a escola e para a sociedade. O Colégio Santo Inácio já adota diversas atividades nas quais o foco é o protagonismo do aluno, a exemplo da Feira do Conhecimento, gincanas, bazares e projetos sociais.
A escola segue realizando mudanças estuturais, buscando atender às demandas das famílias e da sociedade, sem perder sua forte característica humanística.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.