A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreendeu nesta segunda-feira (13), um adolescente de 17 anos, suspeito de participação na morte de um homem de 41 anos, ocorrida na cidade de Tianguá – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado. A captura ocorreu no mesmo município. Este é o segundo adolescente apreendido sob suspeita de participação no caso. A vítima, identificada como um homem, de 41 anos, estava desaparecida desde 6 de outubro de 2025. No dia 9, o primeiro adolescente, de 17 anos, foi apreendido. Em seguida, na mesma data, o corpo do homem foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na localidade de Sítio da Marinema, zona rural do município. Diante dos fatos, os dois adolescentes foram autuados em um ato infracional análogo ao crime de homicídio e colocados à disposição do Poder Judiciário. O procedimento, que ficou a cargo da Delegacia de Tianguá, será remetido à Justiça.
Colégio Santo Inácio inclui duas novas disciplinas em sua matriz curricular: Empreendedorismo e Laboratório de Inteligência de Vida
O Colégio Santo Inácio - CSI iniciou o ano letivo com algumas mudanças em sua estrutura física e pedagógica, entre as quais, a inserção de duas novas disciplinas em sua matriz curricular: Empreendedorismo e Laboratório de Inteligência de Vida - LIV. A primeira visa dotar os estudantes de ferramentas e conteúdos que possam estimulá-lo à prática do empreendedorismo em diversos âmbitos, não pretendendo formar empresários, mas indivíduos proativos, criativos e capazes de pensar em oportunidades, quer seja em um projeto, profissão ou vida pessoal. No caso do LIV, a proposta é criar um espaço no qual eles saibam que todos os sentimentos e emoções são permitidos e que é fundamental aprender a lidar com as habilidades sociais e emocionais para ser bem-sucedido.
Desde 2016, o Colégio Santo Inácio vem passando por várias mudanças em sua gestão, na estrutura física e em seu projeto pedagógico, que está completamente renovado e norteado pelo Plano de Ensino Comum - PEC, lançado em 2016, para as 18 escolas da Rede Jesuíta de Educação.
A partir desse novo contexto, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, o CSI capacitou o corpo docente por meio de oficinas para que os professores pudessem usar as técnicas com os estudantes em sala de aula. Outro parceiro importante é a Eleva Educação, que empresta sua expertise para ajudar os alunos na construção da competência de lidar com sentimentos e emoções, usando a inteligência emocional, o que também o fará mais satisfeito em suas escolhas e relacionamentos.
Segundo a diretora Albanisa Gomes, trabalhar a inteligência emocional, desde o Fundamental 1 até o Fundamental 2, é pensar o ser humano de forma holística. Segundo ela, é importante olhar o estudante por suas competências linguísticas e matemáticas, mas sobretudo valorizar as outras potencialidades, habilidades e inteligências. "É papel da nossa escola, como lugar de formação integral e humanística, trabalhar esse aspecto, propiciando o crescimento harmônico do indivíduo", explica.
Quanto ao empreendedorismo, Albanisa acredita que a disciplina despertará a capacidade de realização do estudante, além de empoderá-lo e ajudá-lo a valorizar mais o aprendizado e o conhecimento. Um ganho para a escola e para a sociedade. O Colégio Santo Inácio já adota diversas atividades nas quais o foco é o protagonismo do aluno, a exemplo da Feira do Conhecimento, gincanas, bazares e projetos sociais.
A escola segue realizando mudanças estuturais, buscando atender às demandas das famílias e da sociedade, sem perder sua forte característica humanística.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.