Outubro de 2025 é o mês com maior quantidade de armas de fogo apreendidas de toda a série histórica O constante trabalho das Forças de Segurança do Ceará no combate às ações criminosas resultou na apreensão de 6.045 armas de fogo, em todo o estado. O levantamento é referente aos meses de janeiro a outubro de 2025, quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado representa um aumento de 12,2%. O balanço foi divulgado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No apurado dos dez meses, todas as regiões do Ceará tiveram aumento no número de apreensões, quando comparadas com esse período de 2024. Em destaque, o Interior Sul com 1.529 armas, com uma variação de 16,2% a mais que o mesmo período de 2024, que contabilizou 1.316 apreensões. Fortaleza também teve aumento de 8,5%, sendo apreendidas 1.426 armas de fogo, 112 a mais que no mesmo período avaliado no ano...
Nesta semana, as atividades acontecem na Praça do Ferreira (sexta-feira) e no Largo da Mocinha e Aterrinho da Praia Iracema (sábado)
A Prefeitura de Fortaleza distribui cerca de um milhão de preservativos durante o Ciclo Carnavalesco na Capital. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de profissionais da área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tem promovido ações de promoção de saúde durante o Pré-Carnaval, por meio de distribuição de preservativos e abordagens educativas. Nesta semana, as atividades acontecem na Praça do Ferreira (sexta-feira) e no Largo da Mocinha e Aterrinho da Praia Iracema (sábado).
Diante do aumento da procura pelo teste rápido para HIV/AIDS nos Postos de Saúde de Fortaleza após o carnaval, o propósito é orientar a população quanto aos cuidados contra as IST e a prática do sexo seguro. Essas ações facilitam o acesso aos preservativos e possibilitam chances de redução de infecção por HIV. Participam das atividades Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos das Secretarias Regionais de Saúde, educadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms) e voluntários.
Para o coordenador da Área Técnica de IST/AIDS, Marcos Paiva, é essencial a adoção de cuidados para a prática do sexo seguro. “A população encontra o preservativo como prevenção contra o HIV, em todos os postos de saúde de forma gratuita. Temos ainda em nossa Rede de Saúde, bancos de preservativos distribuídos em Hospitais, ONG´s parceiras, “cinemões”, saunas e boates”, destacou Marcos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 882 mil pessoas vivem com HIV/Aids no país. Em Fortaleza, desde 1983, foram diagnosticadas 12.963 pessoas com HIV, dos quais 73% dos casos são do sexo masculino. A rede municipal atende cerca de 5 mil pessoas convivendo com HIV/Aids.
Saiba mais - A população pode realizar o exame rápido para HIV/Aids em todos os 109 postos de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carlos Ribeiro, localizado na rua Jacinto de Matos, 944 - Jacarecanga. Nas unidades são distribuídos gratuitamente preservativos masculinos e femininos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.