A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Durante o mês, o público também vai poder participar de oficinas e cursos voltados para arte e educação, além de um encontro totalmente dedicado para os bebês
Foto: Caique Cunha
Março, mês da mulher, é marcado pela força, pelo diálogo e, principalmente, pela resistência. Trata-se do momento de fortalecer o respeito, em meio à intolerância, de reconhecer o protagonismo feminino em vários setores sociais, além de estimular políticas públicas que garantam sua igualdade de direitos. E é justamente por isso que CAIXA Cultural Fortaleza, por meio do programa educativo Gente Arteira, realiza nesse período uma série de oficinas e cursos dedicados à compreensão da importância de se discutir os significados sobre o Dia Internacional da Mulher. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mailgentearteira.ce@caixa. gov.br, informando nome completo e telefone de contato.
Entre os dias 06 e 10 de março, por exemplo, acontece o Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres (Cis e Trans), momento em que o cotidiano de cada participante vai somar ao grupo para, juntas, buscarem formas de expressar o próprio contexto social e cultural em que vivem. O objetivo do encontro, mediado porNina Rizzi, historiadora, professora, poeta, tradutora, editora e uma das articuladoras do Sarau da B1/Cj. São Cristóvão, Jangurussu, é ler e ouvir as vozes dessas mulheres, culminando em um acervo biográfico e literário que será construído coletivamente.
As inscrições podem ser feitas de 28 de fevereiro a 02 de março. Horário dos encontros: 06 a 09 de março, das 17h às 20h, e 10/03, das 10h às 19h. Classificação: mulheres a partir de 18 anos. Vagas: 25, por ordem de inscrição.
Já a segunda atividade dedicada às mulheres, Batuque Liberdade, que acontece nos dias 03 e 04 de março, das 14h às 18h, convida a experiências com percussão para trabalhar conceitos como igualdade, sororidade, empatia e autoafirmação. A oficina, aberta para mulheres (cis e trans), visa trabalhar a percussão com materiais recicláveis e desenvolver pensamento crítico, promovendo o debate sobre o papel da mulher na sociedade. A batucada é um espaço onde mulheres podem criar e recriar através do ritmo, trabalhando conceitos pertinentes como igualdade e autoafirmação.
As aulas vão ser ministradas por Natyelle Martins e Mariana Lacerda, integrantes do Batucada Feminista em Fortaleza, grupo de mulheres militantes, feministas, que no Brasil surge em 2003 como mais um instrumento de luta da Marcha Mundial das Mulheres. As interessadas podem se inscrever entre os dias 27 de fevereiro a 01 de março. Classificação: público feminino a partir de 16 anos. Vagas: 15, por ordem de inscrição.
Música e teatro
A programação de março da CAIXA Cultural Fortaleza também se inspirou na força e no talento das mulheres, como forma de valorizar a arte, em seus mais diferentes aspectos. De 02 a 04 e 09 a 11 de março de 2018, o público vai ter a chance de conferir o espetáculo BR-TRANS, que, de forma poética e sem deixar de recorrer ao humor, conta histórias de superação vividas por travestis e transexuais.
Idealizado pelo ator Silvero Pereira, a peça tem como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros. A montagem é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvida através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS), que teve como perspectiva o teatro enquanto instrumento capaz de entreter, promover discussão e fomentar a transformação social através da arte.
E de 16 a 18 de março de 2018, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta o show da turnê de encerramento do disco “Tô na Vida”, da cantora Ana Cañas. Considerado pela crítica especializada o melhor disco de sua carreira, nesse quarto trabalho, lançado em 2015, Ana apresenta uma verve mais rockeira. Ela é conhecida pela voz potente e por suas interpretações viscerais, carregadas de emoção. Em dez anos de carreira, traz na bagagem parcerias com Arnaldo Antunes, Dadi Carvalho e Nando Reis, entre outros.
Entre as novidades para a série de shows pela CAIXA Cultural Fortaleza estão versões para “Tigresa” (música que Ana cantou uma única vez, a convite do Prêmio Multishow em 2015 - considerado o ponto alto da noite), “Eu Amo Você” (clássico de Tim Maia) e “Velha Roupa Colorida”, de Belchior. Ana Cañas também apresenta uma música inédita, que integrará o repertório do disco novo, previsto para o segundo semestre de 2018.
Maracatu e resistência
Março também é o mês do Maracatu, que atualmente é considerado um Patrimônio Imaterial de Fortaleza. Com base nisso, a CAIXA Cultural Fortaleza também incluiu na sua programação o Encontro com Educadores Maracatu em Movimento, que acontece no dia 17 de março, das 10h às 19h. A ideia é discutir com professores de escolas públicas, particulares e projetos sociais sobre a História do Maracatu e seu contexto atual na cidade. Os participantes vão poder conhecer ainda a História do Maracatu no Ceará, suas estruturas, diferenciações de outros estados e como se encontra o Movimento nos dias de hoje.
O encontro vai contar com a mediação de Marcos Gomes, diretor do grupo Maracatu Az de Ouro e Diretor de Cultura da Federação de Bairro e Favelas de Fortaleza. Para participar, os interessados devem se inscrever entre os dias 13 e 15 de março. Classificação: a partir de 18 anos. Vagas: 30, por ordem de inscrição.
Para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais no assunto, a CAIXA Cultural Fortaleza também vai promover, de 27 a 31 de março, das 16h às 20h, o cursoDo Folclore ao Patrimônio Imaterial: itinerários, atores e instituições, que propõe um diálogo sobre as ressignificações na História do Patrimônio Imaterial, a partir do Maracatu e dos Tesouros Vivos da Cultura como estudos de caso. As inscrições vão estar abertas de 20 a 22 de março. Classificação: a partir de 18 anos. Vagas: 30, por ordem de inscrição.
A oficina vai ser ministrada por Patrícia Alcântara e Renato Freire, ambos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória GEPPM, ligado ao departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela, que é Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), exerceu a função de historiadora da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico em Pernambuco - FUNDARPE (2010 - 2012). Já Renato é Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e trabalhou em instituições culturais como o Museu da Cultura Cearense (MCC).
Arte, criatividade e afeto
Integrando a programação e partindo para outras temáticas no campo das artes, a CAIXA Cultural Fortaleza recebe, nos dias 24 e 25 de março, das 14h às 18h, a oficina Experimentações Multissensoriais com Bebês, que visa estimular as possibilidades de desenvolvimento tanto da criança quanto do adulto cuidador a partir de percepções táteis, olfativas, visuais, auditivas. Essa interação possibilita o adulto compreender com maior clareza seu papel no processo de aprendizagem, além de fortalecer as relações entre as crianças e seus cuidadores, estimulando o contato precoce com a arte e os espaços de arte.
A facilitadora desse lúdico e afetuoso encontro é Cris Soares, que coordena a Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará desde 2013. É artista visual, pós-graduanda em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural e Universidade de Girona. Os interessados devem se inscrever entre os dias 20 e 22 de março. Classificação: de 6 meses a 2 anos, acompanhados pelo cuidador. Vagas: 10, por ordem de inscrição.
Além disso, para grupos agendados, o programa educativo Gente Arteira também conta com visitação mediada e oficinas que dialogam com a exposição 2º Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas, pensadas didaticamente para diferentes grupos e faixas etárias. Dentre as atividades estão a construção de bonecos (Papietagem), produção de trabalhos artísticos com texturas (Criando com Texturas), criação de postais (Memorabilia) e de desenho (Ilustração Infantil).
Escolas, públicas e particulares, grupos e organizações sociais que tiverem interesse em agendar uma visita à CAIXA Cultural Fortaleza podem entrar em contato pelo telefone (85) 3453.2780 ou pelo e-mail gentearteira.ce@caixa. gov.br.
Serviço: Programa Educativo Gente Arteira – atividades para março de 2018
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Curso: Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres (Cis e Trans)
Data: 06 a 10 de março
Horário: 06 a 09 de março, das 17h às 20h, e 10/03, das 10h às 19h
Inscrição: 28 de fevereiro a 02 de março
Classificação: mulheres a partir de 18 anos
Capacidade: 25 pessoas
Oficina: Batuque Liberdade
Data: 03 e 04 de março
Horário: 14h às 18h
Inscrição: 27 de fevereiro a 01 de março
Classificação: mulheres a partir de 16 anos
Capacidade: 15 pessoas
Teatro: BR-Trans
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: de 02 a 04 e 09 a 11 de março de 2018
Horários: sextas e sábados, às 20h | domingos, às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 10,00, inteira, e R$ 5,00, meia
Vendas a partir do dia 01 de março, para as sessões entre os dias de 02 e 04, e dia 8 de março, para as sessões de 09 a 11, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno
Música: Ana Cañas
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 16 a 18 de março de 2018
Horários: sexta, às 20h | sábado, às 20h | domingo, às 19h
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas a partir do dia 15/03, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno
Encontro com Educadores: Maracatu em Movimento
Data: 17 de março
Horário: 10h às 19h
Inscrição: 13 a 15 de março
Classificação: a partir de 18 anos
Capacidade: 30 pessoas
Curso: Do Folclore ao Patrimônio Imaterial: itinerários, atores e instituições
Data: 27 a 31 de março
Horário: 16h às 20h
Inscrição: 20 a 22 de março
Classificação: a partir de 18 anos
Capacidade: 30 pessoas
Oficina: Experimentações Multissensoriais com Bebês
Data: 24 e 25 de março
Horário: 14h às 18h
Inscrição: 20 a 22 de março
Classificação: a partir de 18 anos
Capacidade: 30 pessoas
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.