Depois do protesto registrado na última terça-feira (11), quando um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a área da Zona Azul da COP30, onde são realizadas as negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou uma carta pedindo para que o governo federal reforce a segurança nas imediações do evento. O documento foi enviado para a Casa Civil da Presidência da República, que não divulgou o seu teor. A segurança interna da Blue Zone está a cargo do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS, na sigla em inglês), que define como serão protegidas todas as áreas em seu interior. Em nota, a Casa Civil disse que não esteve envolvida na tomada de decisão das forças de segurança pública referente aos protestos do dia 11. Segundo a pasta, todas as solicitações da ONU têm sido atendidas. “Ontem os Governos Federal e Estadual, juntamente com o UNDSS, realizaram a reavaliação dos meios e quantitativos policiais para pr...
Nesta segunda-feira (26), mais de 200 bibliotecas e acervos de escolas públicas da rede estadual de ensino receberam a doação de exemplares dos livros “O Cearense”, de Parsifal Barroso, e “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, do escritor e historiador Juarez Leitão. As obras exaltam personalidades e a cultura local.
O evento aconteceu na Biblioteca Pública Espaço Estação. O intuito é incentivar a leitura e disseminar o conhecimento sobre a história do Estado do Ceará, contribuindo para manter vivo o legado de duas grandes personalidades cearenses.
A doação é uma iniciativa do Grupo Edson Queiroz, juntamente com o Instituto Myra Eliane. Ao todo serão doados 1.500 livros (1.300 de “O Cearense” e 200 de “Olga”). Entre outras autoridades, estavam presentes o secretário de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Fabiano Piúba, e o diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.
A doação é uma iniciativa do Grupo Edson Queiroz, juntamente com o Instituto Myra Eliane. Ao todo serão doados 1.500 livros (1.300 de “O Cearense” e 200 de “Olga”). Entre outras autoridades, estavam presentes o secretário de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Fabiano Piúba, e o diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.
O evento
Além da solenidade de entrega dos livros, a programação também contou com apresentação cênica de contação de história para o público de 40 crianças, de 9 a 10 anos, da escola Emaús Amor e Justiça Casa do Saber.
“Queremos contribuir para que crianças, jovens e adultos conheçam a história do nosso Ceará e tenham referências de personalidades que foram exemplos de dedicação ao nosso povo, sobretudo neste momento em que carecemos de referências éticas, de responsabilidade cívica e de amor ao próximo. ‘O Cearense’, escrito pelo meu avô Parsifal Barroso, é um resgate antropológico do nosso povo, enquanto ‘Olga’ retrata o protagonismo de uma mulher que esteve à frente de seu tempo. Os ensinamentos presentes nessas obras são mais do que um orgulho para mim. Elas são fundamentais para entendermos a política e suas transformações, assim como para compreendermos melhor o comportamento do nosso povo ao longo das gerações”, comenta Igor Queiroz Barroso.
Sobre “O Cearense”
O livro “O Cearense” é um profundo, convicto e inteligente ensaio escrito por ninguém menos que Parsifal Barroso, personalidade política que acumula cargos de peso e relevância histórica. Com sua ampla experiência, incluindo funções como governador do Ceará (1959- 1963), senador, ministro e deputado em duas ocasiões, conhecia e compreendia o povo do nosso Estado através de uma perspectiva única.
Sua atuação como docente também comprova o escopo de suas ideias, amparadas por seus estudos de ciências sociais e história do Brasil e da região. A análise do que é a “cearensidade” guia esta obra através de questões como a origem e os traços culturais desse povo tão distinto, que possui, nas palavras do autor, uma “modalidade própria de ser, de falar, de agir e de afirmar-se, que não se confunde com qualquer outra”. Este volume é uma reedição publicada em parceria com o Instituto Myra Eliane.
Sobre “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”
Nascida em Sobral e filha do Coronel Chico Monte, conhecido líder político da região Norte no início do século XX e de quem herdou o espírito destemido e o temperamento forte, Raimunda Olga Monte Barroso é considerada como a mulher que inaugurou no Ceará a concepção da figura feminina atuante na política, quando seu marido, o político e intelectual Parsifal Barroso, exerceu mandatos públicos.
Ao contrário de ser apenas a companheira de Parsifal em sua caminhada na política, Olga foi uma apaixonada pelo Ceará e pelo seu povo e, a exemplo de outras notáveis mulheres cearenses que marcaram história, foi protagonista e assumiu com maestria sua posição de primeira-dama, defendendo o espaço feminino na vida pública numa época em que a mulher ainda era vista como personagem coadjuvante. Prova disso são as atividades de grande relevância que desenvolveu em prol da sociedade, tendo criado a Sociedade de Amparo à Criança Cearense; estimulado a instalação de cursos de pediatria e prática obstetrícia para a formação de cuidadoras e parteiras; colaborado para a construção do Hospital Infantil Albert Sabin; e comandado a Legião Brasileira de Assistência (LBA), entre outras atuações.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.