Em outra arbitragem desastrosa, Juventude fica no empate diante do Ceará Futebol Equipe alviverde vencia até os 60 minutos do 2º tempo quando o VAR marcou pênalti para o time da casa Em jogo que teve interferência do VAR no último lance da partida, o Juventude ficou no empate em 2 a 2 diante do Ceará, na Arena Castelão, em confronto válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols da equipe Jaconera foram de Raí Silva e Gabriel Pires. Com 61 pontos, a equipe de Maurício Barbieri ocupa a segunda posição da tabela. O jogo Antes do primeiro minuto na Arena Castelão, o Juventude levou perigo, com Fábio Lima tentando o cruzamento, mas a zaga afastou. Aderlan fez jogada pela direita e levantou na segunda trave onde Alisson Safira cabeceou, mas a bola desviou em Éder. O Ceará respondeu na conclusão de Melk da entrada da área, de primeira, que Jandrei fez firme defesa. Gabriel Pires lançou Alisson Safira que concluiu cruzado para grande defesa de Richard. ...
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia divulga dicas para os foliões no período de carnaval
Ortopedistas e traumatologistas destacam os cuidados necessários para evitar lesões durante o carnaval
O carnaval, nossa maior festa popular, é marcado pela alegria, mas também se destaca pelo grande número de traumas e acidentes. Muitos desses traumas podem ser evitados, com medidas preventivas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) realiza a campanha “Carnaval sem Traumas” para que, antes de o cidadão “cair na folia”, ele fique atento para evitar acidentes.
Prevenção
Torções e quedas são comuns nas festas carnavalescas. Alguns cuidados simples podem evitar estes acidentes, como aponta o presidente da SBOT-CE, Dr. Tiago de Morais Gomes.
“No período carnavalesco, as pessoas esquecem de se preparar devidamente para aproveitar ao máximo a folia. As articulações e músculos são muito exigidos, afinal, são quatro dias de festa. Se alongar, aquecer os músculos e articulações evita e muito distensões, por exemplo. Estas que causam dores e podem impossibilitar a pessoa de aproveitar a festa. Utilizar calçados confortáveis e sandálias rasteiras (as mulheres) também é fundamental para evitar lesões nos pés e tornozelos”, orienta Dr. Tiago.
A alimentação e a prática de atividades físicas também colaboram para o corpo “suportar” o desgate da folia. “Estar com o preparo físico em dias e se alimentar de carboidratos e frutas, que são boas fontes de energia para o seu corpo, evita em mais de 50% a chance de lesões. A hidratação também deve ser levada a sério, já que ajuda a reduzir a perda de massa muscular. Vale lembrar que a musculatura reforçada previne lesões”.
Bebidas alcoólicas x direção
O consumo de bebidas alcoólicas, combinado à direção, leva muitas vezes a acidentes fatais. O número destes acidentes aumenta de 20% a 30% no período de carnaval. Durante os cinco dias de folia de 2017, por exemplo, foram registrados 46 acidentes nas rodovias federais que cortam o Ceará. Destes, 14 foram considerados graves, com 42 feridos e duas pessoas mortas.
Além de acidentes causados por bebidas alcoólicas, muitos são causados por desatenção dos motoristas, cerca de 92% do número total de acidentes. O presidente da SBOT-CE, Tiago de Morais, ressalta que respeitar as normas de trânsito deve ser o mandamento de todos, seja motorista, motociclista, ciclista ou pedestre.
“Rever itens de segurança antes de viajar de carro, utilizar equipamentos de proteção, como capacetes e cinto de segurança, transportar crianças adequadamente no banco de trás e não ultrapassar limites de velocidade são medidas básicas importantíssimas para evitar acidentes graves e que causam inúmeros traumas e podem causar lesões incapacitantes para toda a vida”, ressalta o especialista em ortopedia e traumatologia.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.