A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou a ameaça sobre a capacidade de a maior floresta tropical do mundo contribuir com o equilíbrio do planeta. Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa. A área que foi convertida para uso humano no período representa 13% do território ocupado pelo bioma e é equivalente ao tamanho de alguns países, como a França, por exemplo . Somada ao que já havia sido afetado anteriormente, a Amazônia, em 2024, já havia perdido 18,7% da vegetação nativa, dos quais 15,3% foram ocupados por atividades humanas. “A Amazônia brasileira está se aproximando da faixa de 20% a 25% prevista pela ciência como o possível ponto de não retorno do bioma, a partir do qual a floresta não consegue mais se sustentar”, alerta o pesquisador do MapBiomas, Bruno Ferreira. De a...
Helton Yomura participou de almoço na Fecomércio e de inauguração de nova agência do Ministério do Trabalho em Maranguape
“Sinto a firmeza do empresariado cearense, um otimismo e uma força de vontade investir e é isso que vai gerar novos postos de trabalho. É a confiança do empresariado que vai gerar mais emprego”, disse o ministro internino do Trabalho, Helton Yomura, durante almoço na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), nesta terça (20).
O Ceará começou o ano com saldo positivo na geração de empregos no mercado formal. Foram criadas, em janeiro, 1.653 vagas de trabalho, uma variação positiva de 0,15% em relação ao mês anterior. Foi o segundo melhor desempenho do Nordeste e o 11º do país. O principal responsável por esse resultado foi a Indústria de Transformação, que abriu 4.252 vagas no mês.
Yomura destaca que o Ceará deve continuar nesse ritmo de recuperação econômica, entre os estados com melhores resultados na geração de emprego. “Tenho convicção que o estado vai apresentar bons resultados ao longo do ano, pois já mostra firmeza na criação de novos postos de trabalho”, afirmou.
Nova agência – O ministro também participou da inauguração de nova agência do trabalho, em Maranguape, distante 27 km da capital cearense. Com mais de 120 mil habitantes, o município tem economia baseada no comércio, serviços e indústrias.
O local vai funcionar nas dependências do Maranguape Shopping Mall, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e disponibilizará os serviços de emissão de carteiras de trabalho e solicitação de Seguro-Desemprego. Inicialmente, o atendimento será todo presencial e o objetivo é atender cerca de 200 trabalhadores por dia.
Além da população de Maranguape, o equipamento estará à disposição dos distritos de Amanari, Antônio Marques, Cachoeira, Itapebussu, Jubaia, Lages, Lagoa do Juvenal, Manoel Guedes, Papara, Penedo, São João Amanari, Sapupara, Tanques, Ladeira Grande, Umarizeiras e Vertentes do Lagedo.
“Estamos muito felizes com a implantação dessa nova unidade que atenderá uma das regiões que melhor vem se destacando em setores produtivos como serviços, indústria e agropecuária. As principais empresas de Maranguape são do ramo calçadista, de vestuário, eletrodomésticos e da indústria de aguardente e a implantação de uma agência em shopping de grande porte no município tente a fomentar a economia local, gerando novos postos de emprego e movimentando consideravelmente a região”, ressalta o superintendente regional do Trabalho no Ceará, Fábio Zech.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.