Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda Santa é símbolo da fé e da devoção de milhões de brasileiros Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/10/2026 - 08:00 Brasília © Jose Cruz/Agência Brasil Versão em áudio Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Após diversas tentativas frustradas de pesca, os homens encontraram uma imagem de barro que estava submersa. Ao retirá-la da água, perceberam que se tratava de uma imagem da Virgem Maria, mais precisamente, da Imaculada Conceição. Passaram a chamá-la, então, de Aparecida. O achado foi um marco na vida dos pescadores, que começaram a relatar graças e milagres atribuídos à intercessão da Virgem. A fama da imagem se espalhou, atraindo devotos que vinham em romarias de diversas partes do Brasil. Mais de dois séculos depois, em 1930, o papa Pio XI assinou o decreto que proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil...
Secult e Seas assinaram termo de cooperação técnica, neste sábado, 10/3, durante evento no Cineteatro São Luiz
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) assinaram na tarde deste sábado, 10/3, um termo de cooperação técnica visando a realização de atividades culturais e artísticas junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidades de Atendimento do Estado do Ceará. A assinatura aconteceu no Cineteatro São Luiz, durante a abertura do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo. Na ocasião, jovens e educadores que fazem parte das unidades socieducativas lotaram o São Luiz, onde puderam ver os filmes que produziram ao longo da realização do Projeto "Cinema no Interior".
O termo prevê a realização de mostras de filmes, seminários, apresentações artísticas e culturais, cursos e oficinas nas diversas linguagens artísticas, além de abrir os equipamentos culturais da Secult para a participação dos adolescentes em medida socioeducativa no Estado.
Após acompanhar o momento de apresentação do projeto "Cinema no Interior", com o "making of" dos filmes realizados por jovens, o secretário Fabiano dos Santos Piúba, destacou a importância da arte como medida de transformação. "Quero falar da alegria de ver vocês jovens aqui no São Luiz, pra ver e se ver na tela do São Luiz, esse patrimônio nosso", iniciou assim sua fala.
"A arte nos ajuda a olhar o mundo, a olhar o outro e a nós mesmos. Ela nos amplia e nos expande a capacidade de ser e estar no mundo. Ao jovens: percebam como a arte pode entrar na vida de vocês.A educadora Luiza de Teodoro, minha mestra, dizia que educar era fazer descobrir o melhor de si. Essa experiência que tiveram com o projeto Cinema no Interior é uma possibilidade de mergulhar no mundo e em si", disse também o gestor.
O superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Cássio Franco, também destacou o papel da arte e cultura para os jovens. " É importante entendermos o que a arte e cultura significam para esses jovens como medida socioeducativa. Aqui pouco nos interessa formar artistas. A intenção aqui é transformar valores. É preciso que os jovens tenham um profundo ato de transformação de suas vidas e isso é obtidos através da arte, da cultura e do esporte. O 'making of' dos filmes mostra isso, por isso decidimos exibir aqui", comentou.
O superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Cássio Franco, também destacou o papel da arte e cultura para os jovens. " É importante entendermos o que a arte e cultura significam para esses jovens como medida socioeducativa. Aqui pouco nos interessa formar artistas. A intenção aqui é transformar valores. É preciso que os jovens tenham um profundo ato de transformação de suas vidas e isso é obtidos através da arte, da cultura e do esporte. O 'making of' dos filmes mostra isso, por isso decidimos exibir aqui", comentou.
Momentos marcantes
Entre os momentos marcantes da tarde de sábado, além da apresentação dos três curtas-metragens produzidos pelos jovens que integram o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, esteve uma homenagem da Seas ao Cineteatro São Luiz, que completa 60 anos em 2018. Na ocasião, a diretora do Cineteatro São Luiz, Rachel Gadelha, recebeu um buquê de uma jovem. Foi tempo também de escutar a poesia do professor de Hip Hop do Centro Educativo São Franscico, Eduardo Africano, que levantou o público do São Luiz.
Mais sobre o I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo
As atividades do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo ocorrerão de 10 de março a 13 abril em diferentes espaços culturais da Capital. Em sua primeira edição, o festival apresentará trabalhos desenvolvidos pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativa no eixo arte e cultura. A abertura teve a mostra de curtas-metragens produzidos pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, em parceria com o projeto “Cinema no Interior”, realizado pelo cineasta pernambucano Marcos Carvalho, que também esteve presente neste sábado, 10/3.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.