A engenheira Cristiane Collet Battiston, diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi eleita nesta sexta-feira (28) presidenta do Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É a primeira vez, em cinco décadas de existência do programa, que uma mulher assume a presidência do colegiado — marco considerado histórico para a hidrologia e para a própria Unesco. O PHI é a principal plataforma de cooperação internacional da agência para temas relacionados à água, reunindo países-membros em iniciativas que estimulam políticas públicas baseadas em evidências científicas. A eleição ocorre em um momento em que a gestão dos recursos hídricos ganha destaque nas discussões globais, especialmente após a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, onde foi reiterada a importância da água para estratégias de mitigação e adaptação à eme...
Para comemorar os 80 anos de publicação da obra Vidas Secas, clássico da literatura brasileira e obra-prima do escritor Graciliano Ramos, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza) promove seminário de quatro dias, ministrado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento acontece de 22 a 25 de maio, das 15h às 18h. As inscrições são gratuitas.
Em quatro encontros, a rica “biografia” do livro – seus temas, personagens, fortuna crítica e adaptações – será colocada em apreciação, a partir de enfoques renovados e transversais. O objetivo é marcar a importância do livro, por meio de sua construção narrativa, das temáticas colocadas em cena, da recepção pela crítica brasileira e estrangeira sobre suas releituras no cinema e nos quadrinhos.
Durante o seminário, que dura 12 horas, serão apresentadas as seguintes temáticas: Ler Vidas Secas: uma narrativa sobre infância e família; A história de um clássico da literatura brasileira: palavras da crítica; Baleia, estrela do livro, artista de cinema; e Vidas Secas transmídia: o filme, os quadrinhos.
O evento será conduzido pelos professores Fernanda Coutinho, do curso de Letras, e Sávio Alencar, mestrando em Literatura Comparada.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem enviar email para cultura@bnb.gov.br, informando nome completo e telefone, e escrevendo “Seminário Vidas Secas – Inscrição” no campo do assunto.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.