terça-feira, 22 de maio de 2018

CCBNB Fortaleza promove seminário em homenagem aos 80 anos da obra Vidas Secas

 

Para comemorar os 80 anos de publicação da obra Vidas Secas, clássico da literatura brasileira e obra-prima do escritor Graciliano Ramos, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza) promove seminário de quatro dias, ministrado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento acontece de 22 a 25 de maio, das 15h às 18h. As inscrições são gratuitas.



Em quatro encontros, a rica “biografia” do livro – seus temas, personagens, fortuna crítica e adaptações – será colocada em apreciação, a partir de enfoques renovados e transversais. O objetivo é marcar a importância do livro, por meio de sua construção narrativa, das temáticas colocadas em cena, da recepção pela crítica brasileira e estrangeira sobre suas releituras no cinema e nos quadrinhos.



Durante o seminário, que dura 12 horas, serão apresentadas as seguintes temáticas: Ler Vidas Secas: uma narrativa sobre infância e família; A história de um clássico da literatura brasileira: palavras da crítica; Baleia, estrela do livro, artista de cinema; e Vidas Secas transmídia: o filme, os quadrinhos.



O evento será conduzido pelos professores Fernanda Coutinho, do curso de Letras, e Sávio Alencar, mestrando em Literatura Comparada.



As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem enviar email para cultura@bnb.gov.br, informando nome completo e telefone, e escrevendo “Seminário Vidas Secas – Inscrição” no campo do assunto. 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.