Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Ceará Pacífico: Experiências internacionais de prevenção à violência são destaques no primeiro dia de seminário



Os relatos de experiências exitosas no Exterior contra a criminalidade pautaram o primeiro dia do seminário internacional “Evidências e Estratégias para Prevenção de Crime & Violência no Ceará”. A iniciativa do Pacto por um Ceará Pacífico, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco Mundial, teve início nesta segunda-feira (21) e segue até esta  terça-feira  (22).

O painel de abertura teve como tema as “Estratégias na Escola para Prevenir Crime & Violência”. Na ocasião, foi abordado o papel da educação para a prevenção de crimes, o clima e entornos escolares para contribuir com uma aprendizagem de qualidade; e o Projeto Construindo Pontes: pensando a violência na comunidade escolar. 

O economista líder do Banco Mundial, Rafael Hoyos, falou sobre o “Programa de Oportunidades e Desenvolvimento para Evitar Riscos”, que está sendo desenvolvido no México. “O abandono escolar está diretamente ligado às taxas de homicídio. No México, existem mais de 500 mil jovens fora das instituições de ensino. E nós estamos dando educação de qualidade para essas pessoas, tirando-os da informalidade”, ressaltou. 

Prevenção Secundária

No turno da tarde, foi a vez do painel de “Estratégias de Prevenção Secundária”. Destaque para a palestra sobre os métodos de interrupção da violência em Nova Iorque, ministrada por Richard Aborn, presidente da Comissão Cidadã contra o Crime. “Em Nova Iorque, 80% dos crimes são cometidos por 20% de infratores. Quando os recursos são concentrados nessa vertente, têm um impacto muito maior. Estamos abandonando o mecanismo tradicional de policiamento, trabalhando com mensageiros, ou seja, pessoas do bairro que possuem mais facilidade em abordar os jovens envolvidos com o crime”, relatou.

Outros temas abordados no painel foram: o uso da inteligência artificial para a prevenção da violência doméstica; atividades guiadas por inteligência policial: a importância da análise de dados e avaliações de resultado para a tomada de decisões; e a experiência do BID em prevenção secundária.

Prevenção Terciária

O último grau de metodologias de prevenção, como outras alternativas ao encarceramento, marcou o final das atividades.  “A cadeia gera muitos custos, e nem sempre é a forma mais eficaz de tratar o problema da criminalidade. No Chile, os resultados dos Tribunais de Tratamento de Drogas são muito positivos, evidenciando uma  menor reincidência nas pessoas que foram acompanhadas”, disse a diretora da área de justiça e reinserção da Fundação Paz Cidadã, Ana Maria Morales.

O seminário tem continuidade nesta terça-feira (22). No segundo dia de atividades, serão realizadas oficinas e workshops sobre iniciativas do Governo do Ceará para a prevenção de crimes e violência.

Foto: Queiroz Netto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.