Pular para o conteúdo principal

Operação Refratària

 📍*AVISO DE COLETIVA* A Polícia Civil do Estado do Ceará informa que realizará uma coletiva de imprensa, às 11 horas, no prédio da Delegacia-Geral (CISP) em pauta a *Operação Refratària*, organizada pelo DHPP na manhã desta sexta-feira, contra integrantes de uma facção criminosa de origem cearense.  E também, mais informações sobre a apreensão de quase 230 quilos de drogas, sendo 213 de skunk e 16 de cocaína. A apreensão foi realizada pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PCCE em parceria com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) Serviço: Coletiva de imprensa às 11 horas no prédio da Delegacia-Geral (CISP)

Parceiro do Blog - Professor da Faculdade Ateneu traz uma reflexão sobre Marketing para entender a política



MARKETING PARA ENTENDER A POLÍTICA

Por Danilo Ramalho*
O eleitor brasileiro está cada vez mais preparado para exercer a cidadania através do voto. Uma democracia só se torna madura com a maturidade de seu povo e isso vem acontecendo a cada eleição e já ganha corpo para este ano. É como um treino.

Depois de duas décadas de regime militar, quando o voto direto estava proibido, o povo se tornou distante da prática democrática. Se não praticava não poderia saber eleger bem. Um exemplo está em nossa primeira eleição direta para presidente. Sem experiência no assunto, e encantada com até então desconhecidas estratégias de marketing eleitoral, escolhemos um governante que sofreu um processo de impeachment pouco mais de dois anos de sua eleição. Repito: éramos inexperientes no assunto.

Com três décadas de democracia, estamos ficando mais atentos sobre quem merece nosso voto. E, se os eleitores amadurecem os políticos tendem a seguir o mesmo processo, porém, de forma mais lenta, afinal, estão sempre inebriados com o status quo do poder. É lento, mas acontece.

            No Marketing de Mercados, ensinamos que todo produto passa por um ciclo de vida: surge no mercado, é descoberto pelo consumidor, vira motivo de desejo, vende muito e, se não acontecer um constante reposicionamento da marca/produto, tende a desaparecer. Com isto em mente, basta raciocinarmos sob a operação de um terceiro modelo de Marketing, o Político[1]. Para este, o mandatário eleito também passa pelo mesmo ciclo, ou seja, se não se reposiciona frente aos eleitores, não tem porquê permanecer existindo no cenário eleitoral.

A velha moeda de troca ainda teima em persistir: “Você me dá seu voto e eu lhe dou um saco de cimento”. Mas, a tendência é que os velhos políticos desapareçam, iguais aos produtos que ficaram obsoletos pelo advento de novas tecnologias, esquecidos nas prateleiras empoeiradas de algum armazém. O ciclo de vida também se fecha para eles.

Danilo Ramalho, MsC. Mestre em Gestão de Negócios, Especialista em Marketing e Jornalista. É professor da Faculdade Ateneu desde 2015.


[1] Marketing Eleitoral têm estratégias para eleger, enquanto o Marketing Político tem foco na manutenção do mandatário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.