Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade. No seu mais recente livro, “ Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs ”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas. Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”. Abaixo, confira entrevista com o escritor....
Parceiro do Blog - Professor da Faculdade Ateneu traz uma reflexão sobre Marketing para entender a política
MARKETING PARA ENTENDER A POLÍTICA
Por Danilo Ramalho*
Por Danilo Ramalho*
O eleitor brasileiro está cada vez mais
preparado para exercer a cidadania através do voto. Uma democracia só se torna
madura com a maturidade de seu povo e isso vem acontecendo a cada eleição e já
ganha corpo para este ano. É como um treino.
Depois de duas décadas de regime
militar, quando o voto direto estava proibido, o povo se tornou distante da
prática democrática. Se não praticava não poderia saber eleger bem. Um exemplo
está em nossa primeira eleição direta para presidente. Sem experiência no
assunto, e encantada com até então desconhecidas estratégias de marketing
eleitoral, escolhemos um governante que sofreu um processo de impeachment pouco mais de dois anos de
sua eleição. Repito: éramos inexperientes no assunto.
Com três décadas de democracia, estamos
ficando mais atentos sobre quem merece nosso voto. E, se os eleitores
amadurecem os políticos tendem a seguir o mesmo processo, porém, de forma mais
lenta, afinal, estão sempre inebriados com o status quo do poder. É lento, mas acontece.
No Marketing de Mercados, ensinamos
que todo produto passa por um ciclo de vida: surge no mercado, é descoberto
pelo consumidor, vira motivo de desejo, vende muito e, se não acontecer um
constante reposicionamento da marca/produto, tende a desaparecer. Com isto em
mente, basta raciocinarmos sob a operação de um terceiro modelo de Marketing, o
Político[1].
Para este, o mandatário eleito também passa pelo mesmo ciclo, ou seja, se não
se reposiciona frente aos eleitores, não tem porquê permanecer existindo no
cenário eleitoral.
A velha moeda de troca ainda teima em
persistir: “Você me dá seu voto e eu lhe
dou um saco de cimento”. Mas, a tendência é que os velhos políticos
desapareçam, iguais aos produtos que ficaram obsoletos pelo advento de novas
tecnologias, esquecidos nas prateleiras empoeiradas de algum armazém. O ciclo
de vida também se fecha para eles.
Danilo Ramalho, MsC. Mestre em Gestão de Negócios, Especialista em
Marketing e Jornalista. É professor da Faculdade Ateneu desde 2015.
[1] Marketing Eleitoral têm
estratégias para eleger, enquanto o Marketing Político tem foco na manutenção
do mandatário.
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