Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

Projeto Visita Espetacular comemora 15 anos com programação aberta ao público no TJA



Atividade lúdicavivenciada no Theatro José de Alencar ganha edição comemorativa e abre dias especiais de Programação Acessível.

Apresentação de aniversário de 15 anos do Visita Espetacular no palco principal

O projeto cultural e arte-educativo “Visita Espetacular - uma aventura no Theatro José de Alencar” segue com programação especial de aniversário de 15 anos. A iniciativa que promove ação cultural e educativa destinada aos(às) alunos(as) e aos(às) professores(as) de escolas da rede pública municipal de ensino, receberá pela primeira vez alunos com necessidades especial, nos dias 22 e 24 de maio, como forma de contribuir para a difusão da arte e do conhecimento do maior patrimônio histórico e cultural do Ceará, por meio da Acessibilidade Cultural.

De forma lúdica e contextualizada, os anfitriões Beto, Bia, Bento, Bel e Bulu Alencar,levam o público a um passeio inesquecível por todas as dependências do TJA. A aventura começano Pátio Nobre, depois passando pelo Foyer, Torrinha, Camarotes, Plateia, Palco Principal, Porão, Jardim Burle Marx, tudo isso com o intuito de desenvolver uma percepção mais lúdica e possibilitar ações multidisciplinares, bem como fomentar a formação de plateia do púbico infanto-juvenil.

A sistemática será a mesma aplicada nos demais dias, com ônibus no trajeto escola/teatro/escola, visita guiada e distribuição de lanche. Todo esse processo será a acompanhado por uma equipe totalmente capacitada para dar suporte de Audiodescrição (AD), por meio de transmissores, para os deficientes visuais, e de Libras, para os deficientes auditivos, com dois intérpretes para a peça "O Segredo de Cocachim".

Após desbravar todos os espaços do José de Alencar, o público será conduzido ao Teatro Morro do Ouro para prestigiar a apresentação do espetáculo infantil “O Segredo de Cocachim”, de Denise Crispun, que conta a história de dois amigos que encontram um mapa que leva a uma ilha deserta que esconde um tesouro milenar.

“A concretização deste projeto é a realização de um sonho, de um desejo: contribuir para a formação cultural de crianças, em especial, alunos(as) da rede pública de ensino e conseguir implantar na íntegra todas suas etapas. É um Projeto arrojado e bem estruturado”, defende Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto.

Klístenes Braga, Doutor em Educação com ênfase em Educação Acessível e Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível, é o responsável pela equipe que acolherá e acompanhará os alunos durante toda a visita, para que nada deixe de ser apreciado por eles.

O conceito de Acessibilidade Cultural pode ser entendido como um conjunto de medidas previamente planejadas para assegurar o acesso e a fruição das pessoas com deficiência aos bens, produtos, serviços e atividades culturais, bem como aos locais e eventos destinados à difusão cultural, de forma ampla, irrestrita e autônoma. "Momentos como esses devem ser celebrados. Por isso, a atividade foi incluída nesta edição. Era um desejo antigo, que, com a parceria do Klístenes, será possível”, comemora Robério Diógenes.

Visita Espetacular, um legado arte-educativo
O projeto Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio das artes cênicas para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está sendo desenvolvido.

Nesta perspectiva, o projeto tem levado ação cultural a escolas públicas da rede municipal, com um roteiro composto por encontros pedagógicos para professores, visitas orientadas por atores para alunos(as), seguidas de espetáculos teatrais, distribuição de materiais pedagógicos, doação de livros de literatura infantil às escolas participantes, lanches e transporte. Como resultado o projeto objetiva ainda a inclusão social, formação de plateia, incentivo à leitura, educação patrimonial e artístico cultural. 

“A arte é uma forma de conhecimento vivenciada pelo ato de sentir. A educação estética, princípio teórico-metodológico norteador das nossas ações, fundamentadas neste princípio, possibilita aos seus alunos (as),o exercício das potencialidades expressivas e criativas por meio dos saberes em arte, ajudando-os a compreender, refletir e representar a realidade na qual estão inseridos. Assim, é que habilidades como observação, percepção e imaginação,são desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa. O Teatro em suas múltiplas possibilidades constitui-se numa linguagem realizadora por excelência, destes exercícios”.Edneia Quinto, Consultora Artístico-Pedagógica.

Realizado em parceria com o Theatro José de Alencar, a iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital Mecenasdo Ceará e da Enel.Nesta edição especial de aniversário serão contemplados os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Programação
O Visita Espetacular segue com programações educativas voltadas aos alunos(as) da rede pública municipal de ensino nos dias 22/05 (manhã – sessão acessível); 24/05 (manhã– sessão acessível e tarde); 29/05 (manhã e tarde); 05/06 (manhã e tarde) e 07/06 (manhã e tarde).

SERVIÇO:
Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar– edição de aniversário e programação acessível
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua
Liberato Barroso, 525 - Centro
Data: 22 e 24 de maio (terça e quinta), às 08h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: aberto ao público
Informações: (85)
3101.2583


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.