Observatório da Intolerância Política e Ideológica é lançado em Fortaleza (CE) Canal recebe relatos de ameaças, perseguições, coação eleitoral, violência e outras situações que possam comprometer a liberdade de escolha de eleitoras e eleitores ASCOM Publicação: 15/09/2026 Fortaleza - Integrado por 11 instituições, entre elas a Defensoria Pública da União (DPU), o Observatório da Intolerância Política e Ideológica foi lançado na última sexta-feira (11) no auditório da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE). O objetivo é receber, acompanhar e encaminhar denúncias relacionadas à violência e à intolerância durante o período eleitoral. A partir do relato, cada ocorrência é analisada e pode ser encaminhada aos órgãos competentes. “A gente precisa garantir que a participação política seja livre. E nada vai mais contra essa liberdade do que essa intolerância política e ideológica. Eu quero ressaltar a relevância desse Observatório como instrumento, que é ...
Inovação - Empreendedor cearense participa de série especial do SBT e fala sobre App para denúncias de violências contra LGBTs (Todxs)
Mostrar os projetos de tecnologia brasileiros que prometem mudar o mundo no século XXI. Este é o propósito da série “A Cara do Futuro”, uma parceria entre o SBT, Canal Futura e History. A produção será exibida em agosto e entre os entrevistados, está o empreendedor cearense Ítalo Aves e sua startup social, a TODXS.
“Utilizar a tecnologia para causar impacto social e mudar as vidas das pessoas é possível, mas não uma ideia ainda tão difundida no Brasil. É importante expandir esse conceito, pois a inovação e o empreendedorismo tem a capacidade de fornecer soluções para grandes crises sociais vivenciadas na nossa sociedade, de forma mais barata, acessível e efetiva”, comentou.
Ítalo é cofundador da TODXS, a primeira startup social brasileira sem fins lucrativos que combate a violência e promove a inclusão de pessoas LGBTI+. A organização criou o aplicativo homônimo, que permite a denúncia de casos de violência contra este grupo em todo o país. Os dados são compartilhados com a ouvidoria do Ministério da Transparência através da Controladoria Geral da União. O aplicativo também mapeou todas as leis LGBTI+ nos municípios e estados brasileiros. "Esta é a primeira iniciativa tecnológica endossada pelo Governo Federal no reconhecimento e combate à LGBTIfobia no país", explicou.
A startup também acabou de lançar a "Tê", um robô virtual com inteligência artificial para responder perguntas, educar e informar a população LGBTI+ sobre como denunciar casos de LGBTIfobia, história do movimento LGBTI+, entre outros assuntos. A iniciativa pode ser encontrada através do chat na página do Facebook da organização.
A série terá 13 episódios. Produzida pela Tac Filmes, serão apresentadas ideias criadas por brasileiros, que colocam o Brasil como um dos países emergentes no mundo em relação à inovação atrelada ao impacto social.
Para saber mais sobre a série, acesse o site: http://www.tac.art.br/ web/project/a-cara-do-futuro/

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.