A seleção masculina de vôlei passa por uma fase de instabilidade na Liga das Nações. Nesta sexta-feira (26), o Brasil sofreu a segunda derrota consecutiva na competição. A equipe dirigida por Bernardinho não resistiu à Itália, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/23, 22/25 e 25/23 em Liubliana (Eslovênia). O ponteiro Matteo Bottolo e o oposto Alessandro Bovolenta - filho do ex-central Vigor Boloventa, ídolo do vôlei italiano, que faleceu em 2012 - comandaram o triunfo da seleção europeia, com 20 e 19 pontos, respectivamente. A Itália foi letal, principalmente, no saque, com nove pontos no fundamento, contra dois do Brasil. Pelo lado verde e amarelo, o ponteiro Lucarelli (14 pontos), o oposto Bryan e Judson (ambos com 12 pontos) foram os principais jogadores. O também central Flávio, com quatro pontos de bloqueio dos nove anotados por ele no jogo, foi outro destaque. O próximo desafio será neste sábado (27), às 15h30 (horário de Brasília), contra os anfitriões. No ...
Ele pode estar associado a problemas diversos, inclusive distúrbios psiquiátricos e neurológicos, tais como autismo, ansiedade, depressão, Alzheimer e doença de Parkinson
Manter um cérebro saudável e jovem exige uma alimentação balanceada, prática de exercícios e uma boa noite de sono. Mas, a saúde cerebral também é influenciada pelo órgão que do corpo humano, conhecido como segundo cérebro: o intestino. O sistema digestivo possui uma população de bactérias, em sua paredes, que podem ajudar a moldar a estrutura cerebral e influenciar o humor, comportamento e saúde mental, assim como a possibilidade de desenvolver doenças antes consideradas de origem cerebral.
De acordo com o médico e nutrólogo, Dr. André Guanabara, o intestino se comunica com o cérebro através do nervo vago, também conhecido como eixo intestino-cérebro, onde cerca de 90% desse nervo transporta informações do intestino para o cérebro. “Essa conversa acontece através de moléculas produzidas por bactérias do intestino, que caso fiquem desequilibradas, apresentando um quadro de disbiose, ou seja, quando predominam as más em relação às boas, aumentam a chance de distúrbios psiquiátricos e neurológicos, tais como autismo, ansiedade, depressão, Alzheimer e doença de Parkinson”, completa o médico.
Pode-se considerar a alimentação como um dos fatores que mais influencia a qualidade de vida das pessoas. Nos últimos 40 anos, o estilo de vida das pessoas passou por inúmeras transformações, causando uma sobrecarga aos diversos sistemas do organismo. É de grande importância a adoção de um comportamento alimentar saudável. Ingerir um alimento, não garante necessariamente que seus nutrientes estarão biodisponíveis para serem usados pelas células. É aí onde entram os intestinos, que são órgãos de vital importância para o corpo. Eles funcionam como filtros, capazes de permitir ou barrar a introdução de nutrientes necessários ao organismo e de substâncias capazes de prejudicar a saúde.
Já é conhecido pela medicina que algumas situações como a síndrome do intestino irritável, caracterizada por diarreia ou dificuldade de ir ao banheiro sem razão exata, causam nervosismo e depressão. A ansiedade e o baixo-astral podem também resultar em desequilíbrio na flora intestinal e gerar crises.
Um estudo publicado em 2016 realizado por pesquisadores brasileiros revelou que neurônios que habitam o intestino são os responsáveis por despertar as células de defesa em caso de “perigo”, que ser ocasionado por bactérias que entram no organismo acompanhadas por algum alimento.
Dr. André Ramalho Guanabara é autor do livro 'Até quando você quer viver?' Médico e Nutrólogo; Mestrando em Biotecnologia pela UNP; Pós-Graduando em Nutriendocrinologia – Academia Dr. Lair Ribeiro; Pós-Graduando Master da Ciência da Fisiologia Humana – Dr. Ítalo Rachid; Membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Fisiologia Humana; Especialista em Emagrecimento e Qualidade de Vida.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.