A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
A consulta advocatícia é a materialização do conhecimento adquirido. A atenção dispensada a durante esse atendimento demanda esforço, investimento e competência e precisa adequar-se ao caso apresentado, caso contrário, pode ocasionar em prejuízos ao cliente e à imagem do profissional. Assim, a cobrança de consulta significa valorizar o conhecimento do Direito. Antes de tudo, é legítima e jamais deve ser interpretada como um tipo de constrangimento ao cliente.
Compreendendo o valor do conhecimento jurídico e como ele repercute na vida da sociedade e da advocacia, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA/CE) lançou na última segunda-feira, 27 de agosto, uma campanha de conscientização sobre e necessidade de cobrança das consultas.
Todo o material está disponível para download no site da ESA/CE. Bastando acessar o link: bit.ly/ esacevalorizaconhecimentoecons ulta
O diretor tesoureiro da ESA/CE e professor de Direito Empresarial e Processo Civil, Edson Portela, está à frente da Campanha. Como professor, Portela já trata sobre a necessidade da cobrança de consulta jurídica há mais de 7 anos. Sempre sob o enfoque de que a advogada e o advogado têm como sua matéria-prima o tempo, ele ressalta que todo o rito processual brasileiro é baseado nesse elemento, ou seja, prazos para serem cumpridos, sob pena, inclusive, de perecimento do direito. “Efeitos processuais graves como a revelia levam o tempo em consideração. Portanto, toda produção intelectual da advocacia é baseada em tempo. Assim, muitos advogados e advogadas em inicio de carreira tinham a imensa dúvida se deveriam ou não cobrar consulta pelo tempo que levam para esclarecer um questionamento de um cliente ou mesmo para ter uma reunião inaugural, por tudo isso a campanha se justifica”, avalia.
VALORIZO CONHECIMENTO, COBRO CONSULTA
A campanha, que conta com material para redes sociais e sites, além de folder para exposição em escritórios, traz consigo a valorização do conhecimento jurídico e da própria profissão, por meio da remuneração das horas despendidas em atenção ao cliente.
“Ora, a boa advogada ou o bom advogado está sempre se qualificando, estudando, investindo em seu aperfeiçoamento técnico-jurídico, exatamente para estar preparado para analisar tecnicamente situações trazidas pelos clientes e buscar a melhor estratégia para resolução da querela. Não existe melhor instituição para levantar a bandeira da valorização do conhecimento jurídico do que a Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará. Esperamos que a campanha seja abraçada por toda a classe, bem como pela própria sociedade civil. Lembrando sempre que advogado não tira dúvida, consulta!”, conclui Edson Portela.
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