A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
O juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Alto Santo, Diogo Altorbelli Silva de Freitas, determinou, no dia 22, que a prefeitadaquele município, Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa, exonere, no prazo de dez dias, a irmã dela, Maria Irisneila Gadelha Sousa, do cargo de Secretária de Assistência Social. O magistrado fixou uma multa diária no valor de R$ 3.000,00 para o caso de descumprimento desta decisão pelo promovido, valor este que será revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID). A decisão atende a uma Ação Civil Pública com Obrigação de Fazer com Pedido de Liminar ajuizada, no dia 18, peloMinistério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça Gleydson Leanndro Carneiro Pereira.
De acordo com a decisão, não restou comprovado qualquer qualificação técnica que justificasse a nomeação de Maria Irisneila Gadelha Sousa, ao cargo de Secretária Municipal de Assistência Social, pois além de não possuir graduação superior na área, não comprovou a realização de qualquer curso ou aperfeiçoamento específico. No entanto, o juiz indeferiu o pedido de exoneração no tocante à esposa do vereador Francisco Rennio Monteiro Diógenes, Ana Cristina Matias de Freitas, para o cargo de Secretária Municipal de Políticas para a Mulher e Acessibilidade.
De acordo com o representante do Ministério Público, o município promovido mantém em seus quadros parentes da Chefe do Executivo, bem como de membros do Legislativo, em desacordo com a Constituição, e ferindo assim princípios administrativos e constitucionais importantes, como a moralidade, impessoalidade, isonomia e eficiência, além de ir de encontro a todos os princípios da ética que obrigatoriamente devem nortear o serviço público.
Na ação, o promotor de Justiça ressaltou que ambas as secretárias não possuem qualificação técnica para tal, ocupando tais cargos apenas por relação de parentesco, em afronta a Súmula Vinculante nº 13. Gleydson Pereira mencionou que, diante dos fatos, expediu Recomendação Ministerial no sentido de que fossem exonerados tais pessoas nela indicadas, não sendo tal Recomendação Ministerial atendida.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.