Foto: Divulgação/MEC O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será no domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (30 minutos mais cedo em relação ao primeiro domingo). A aplicação segue o horário de Brasília. A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do final da aplicação regular. Tempo adicional – O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Mi...
Máquinas de autoatendimento, os famosos self check-out chegam em Fortaleza para dar suporte aos caixas convencionais
A inovação diminui as filas dos caixas convencionais e já se tornou uma alternativa na agilidade do atendimento, que só tem melhorado com o auxílio das máquinas
Ao chegar na loja, o cliente pode escolher os seus produtos, rapidamente passar num caixa de autoatendimento, pagar com o cartão de débito ou crédito e encerrar suas compras sem necessitar passar por um caixa convencional. Com um sistema de leitura de código de barras mais sensível e eficiente do que os caixas comuns, esses terminais chamados de self check-out, são equipados com um sistema de balanças e câmeras que impedem que o cliente pague mais do que deveria.
Após o registro dos produtos realizado pelo próprio cliente, os itens devem ser colocados em sacolas já distribuídas em cima de uma balança de precisão. Caso algum item tenha ido para a sacola sem registro, ou simplesmente não chegar até a sacola, a máquina trava instantaneamente e um operador é acionado para averiguar a situação.
Essa tecnologia já chegou à loja do Pátio Água Fria dos Mercadinhos São Luiz. A ideia de aderir ao self checkout, é proporcionar ao cliente uma solução diferenciada nos momentos em que ele precisa agilizar suas compras, muito adequado a compras em pequenos volumes, por exemplo. O novo sistema de atendimento adotado pela Rede não substituirá o checkout tradicional, uma vez que o atendimento personalizado e o contato pessoal são a essência da empresa.
Segundo o Diretor de Infraestrutura e TI dos Mercadinhos São Luiz, Márcio Falcão, a inovação é uma alternativa para os momentos corridos, tão comuns atualmente. “Para exemplificar isso, nessa unidade e nas outras, não diminuímos a quantidade de checkout tradicionais e sim, acrescentamos os self checkouts, ampliando a oferta de serviços aos nossos clientes”, afirma Márcio. Ele ainda acrescenta que os caixas de autoatendimento serão expandidos para outras lojas. Primeiramente para as novas unidades que estão sendo abertas e posteriormente, chegarão às outras, de acordo com a necessidade de cada uma.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.