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Ação conjunta das Forças de Segurança do Ceará resulta na prisão em flagrante de chefe de grupo criminoso apontado por determinar incêndio em barco na cidade de Itarema

  Em menos de 24 horas após um ataque criminoso registrado nessa segunda-feira (08), na cidade de Itarema – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) –, uma ação coordenada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) culminou, nesta terça-feira (09), na prisão em flagrante de um homem de 28 anos. O suspeito é apontado como o mandante do incêndio criminoso contra uma embarcação no município. Ele, que também é identificado como chefe de um grupo criminoso de origem carioca, foi localizado e capturado no bairro Planalto Ayrton Senna, pertencente à Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), em Fortaleza. Logo após o registro do fato, as equipes das Forças de Segurança do Ceará iniciaram diligências ininterruptas para apurar a ocorrência. Em uma ação rápida, integrada e baseada em informações de inteligência, os agentes localizaram o alvo, que já possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e receptação. O homem foi conduzido para uma unidade da Pol...

Reportagem especial Eleições 2018- Agência do Rádio Mais - Indústria do Ceará sofre com falta de manutenção das rodovias

Por Clara Sasse
A falta de manutenção das rodovias que cortam o Ceará é um dos principais problemas da indústria e do agronegócio local. Especialistas apontam que as três rodovias principais do estado, as BRs 116, 222 e 020, estão em péssimas condições de tráfego.

BR-116, no Ceará, foi uma das rodovias afetadas pela greve dos caminhoneiros em maio desse ano
Apesar da classificação regular das rodovias no Ceará, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a falta de manutenção ainda é um problema. 5,7% das estradas federais receberam são consideradas péssimas, enquanto apenas 3,8% são consideradas ótimas.

A BR-116, uma das principais rodovias do país e trajeto para escoamento e transporte de outros serviços, é conhecida como Rodovia da Morte. A estrada, que tem mais de 4.500 quilômetros de extensão, passou por obras nos últimos sete anos para duplicação em diversos trechos como tentativa de diminuir o número de vítimas.

Segundo o presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Heitor Studart, a concentração do transporte apenas na malha rodoviária diminui a competitividade e aumenta os custos para todos os setores dependentes desse modal.

“Está prejudicando potencialmente o desenvolvimento do estado. Em termos internos, o Ceará estaria uns 65, 70% atendido. Agora, a nível nacional não há essa integração de intermodais de logística, o que prejudica o escoamento das produções e a atração de investimentos para o estado”, afirmou.

No país, foram analisados 105.814 quilômetros de rodovias. A classificação regular, ruim ou péssima atingiu 61,8%, enquanto em 2016 esse índice era de 58,2%.

Segundo o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-Log), da Universidade de São Paulo (USP), João Vicente Caixeta Filho, 80% do transporte de carga agrícola do país é feito por rodovias. Para ele, a solução, muitas vezes, esbarra em questões políticas.

“O tempo de maturação para a obra ferroviária é mais longo, ultrapassa os mandatos políticos. Então, deve fazer parte de uma agenda mínima de estado, e o estado extrapola governo e partido politico. Nós precisamos de projeto de estado onde de fato possa ter uma capilaridade adequada para movimentar as cargas de uma maneira geral, e particularmente as cargas agrícolas", analisou.
BRs 116, 222 e 020 são as principais estradas para escoamento da produção cearenseEm ano eleitoral, presidenciáveis já se posicionaram em relação à investimentos que precisam ser feitos no setor de infraestrutura. O candidato ao Planalto pelo MDB, Henrique Meirelles, apontou a extensa possibilidade hidroviária do país para movimentação de outro setor importante: o agronegócio.

“Temos que explorar também a grande vantagem do Brasil que é a hidrovia, que é o sistema mais barato que existe de transporte. Algumas obras pontuais, por exemplo, eliminando algumas rochas no Tocantins, Araguaia, pode viabilizar o grande escoamento de toda essa região”, prometeu.

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, disse que é preciso aumentar o investimento estatal na área, que hoje corresponde a apenas 2% do PIB. Já Marina Silva, da Rede, defende um projeto econômico que esteja atento às mudanças nas formas de produção mundial. 

O tucano Geraldo Alckmin aponta a necessidade de ajuste fiscal para retomada da economia, o que, consequentemente, aumentaria os investimentos no país, incluindo na infraestrutura. Ciro Gomes, do PDT, disse que, para garantir investimentos em todas as áreas, incluindo infraestrutura, é preciso revogar a PEC do teto de gastos, aprovada pelo governo de Michel Temer, que, segundo ele, congela gastos com saúde, educação e investimentos.

Com informações da Agência do Rádio Mais.

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