quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Temporada de muito Teatro aqui no Ceará e em Fortaleza; confira primeira leva de dicas

"MALASOMBRO", o terror da nossa realidade atual!

O diretor e ator Carlos Rinaldo "Carri" Costa Moura voltou ao Ceará após gravações para a maior emissora de TV do Brasil. Após intensos trabalhos de reformas e condicionamentos do Teatro da Praia, o artista e seu elenco oferecem duas sessões da comédia "Malasombro", sátira da atualidade brasileira com toques de terror, humor cearense e altas doses de ironia.
Malasombro - 18 e 19 de agosto - 20h30.jpeg


18 E 19  DE AGOSTO - 20h30
MALASOMBRO - Anoitece na mansão dos Vampetas. A penumbra vem acompanhada de um toró sem proporções. Tábata e Cunha funcionários da obscura casa se desdobram em satisfazer as necessidades malucas de seu morador ilustre, em meio a falcatruas e revelações todos vão convivendo da pior forma possível até que em meio a uma manifestação da elite do bairro, um casal de Black bloc`s Waldisney e Britiney invadem o velho casarão. A esculhambação come de esmola. Em meio ao clima de sustos e malassombros os jovens se entregam às delícias obscuras do terror, sem saber que rumam para um fatídico destino nos dentes do coxinha Vampeta.
ELENCO: Carri Costa – Solange Teixeira – Roberta Wermont – Lucas Alexandre e Chico Flávio.
  
SERVIÇO:
"MALASOMBRO" NO TEATRO DA PRAIA
Rua José Avelino, 662 – Praia de Iracema

SÁBADO 18 e DOMINGO 19 de AGOSTO
20h30
Indicação: 12 anos
INTEIRA R$ 20,00 – MEIA R$ 10,00


*********************************************************************************************


Godspell – O Musical da Broadway – tem apresentação gratuita no Teatro Celina Queiroz
Sob direção do diretor André Gress e realizada pela Cia The Biz, o musical será apresentado no Teatro Celina Queiroz nos dias 18 e 19 de agosto e promete dar um novo significado para o verdadeiro sentido do amor

Teatro, música, humor, poesia e alegria se unem para dar vida a um dos mais clássicos musicais da Broadway – Godspell. Sucesso nos palcos e nos cinemas, o espetáculo, que foi sucesso de público em Fortaleza no início de agosto, terá reapresentações nos dias 18 (sábado), às 20h, e 19 de agosto (domingo), às 19h, no Teatro Celina Queiroz. As apresentações serão gratuitas e, os ingressos para as sessões abertas ao público serão entregues a partir de 14 a 17 de agosto, das 8h às 21h, na secretaria da Pós-Unifor, bloco B- Sala B09. Os ingressos são limitados.

Concebido pelos premiados compositores Stephen Schwartz (Wicked, Pippin) e John Michael, o musical já teve inúmeras montagens realizadas ao redor do mundo. Em 2018, o espetáculo ganha nova roupagem idealizada pelo diretor André Gress e realizada pela Cia da The Biz - Escola de Artes.

A produção licenciada internacionalmente promete levar ao público grandes emoções por meio dos ensinamentos de valores como o amor, a compaixão, o respeito e o bem. Tudo isso embalado por uma trilha de rock que energiza elenco e plateia.

O espetáculo conta a história de um grupo de pessoas – arquétipos da sociedade pós-moderna, que podem ser encontrados em qualquer grande cidade – que têm seus caminhos cruzados por João Batista, Judas e Jesus. Esse encontro inesperado altera as ações e os olhares com os quais os personagens conduziam suas vivências em sociedade.

A convivência e o aprendizado obtido pelo grupo têm como resultado a construção de uma comunidade. Esta tem como principais características a busca pela compreensão do outro, o encontro com a essência de cada um de nós, a partilha, a generosidade, o amor e outros bens humanos já tão enfraquecidos diante de uma sociedade que coloca seus homens e mulheres num estado de máquina.

As parábolas, as canções e os movimentos em Godspell mostram o caminho de cada integrante do grupo para compreender a filosofia do “bem viver”, proposta no Evangelho de São Mateus, como um caminho para transformar o processo caótico que rege as relações humanas na sociedade atual. Além disso, o espetáculo traz a estreia do talentoso cantor Marcos Lessa na cena teatral.

Sobre a Cia. The Biz

Criada no início de 2018, sob direção geral e artística de André Gress, a Cia The Biz tem como premissa a inauguração de um novo experimento dentro do gênero teatro musical, o qual vem sendo desenvolvido no Nordeste.

A proposta da Cia consiste na vivência prática de montagens profissionais de espetáculos musicais elaborados a partir da experimentação conjunta de alunos e professores da escola.

Têm-se como base as linguagens do teatro, do canto e da dança, em que cada professor que compõe a Cia pode dirigir e propor ideias dentro do domínio de sua respectiva área de conhecimento.
A intenção é buscar a elaboração de uma linguagem própria por meio de uma releitura do termo performance, e também da combinação das três principais práticas artísticas do teatro musical de uma maneira que inove e desafie.


Sobre o diretor André Gress

André Gress estudou Teatro Musical na NYFA (New York Film Academy), participou de workshops e Masterclasses com profissionais artísticos de grandes espetáculos. Foi diretor do espetáculo “Avenida Q - O Musical da Broadway” (2015/2016) realizado em Fortaleza/CE e colocando a cidade como terceira a montar um espetáculo licenciado no Brasil. Em 2016 trabalhou na equipe Rio 2016 na realização das cerimônias de Abertura e Encerramento das olimpíadas e Paraolimpíadas. Foi o primeiro selecionado internacional a integrar equipe da Broadway Dreams Foundation.

Gress, em parceria com Allan Deberton, criou o projeto “Broadway Brasil” que entra em sua quinta edição e desenvolve com profissionais nacionais e internacionais a capacitação de jovens Brasil a fora. Em 2017  André fundou a The Biz - Escola de Artes, primeira escola temática de ensino de Teatro Musical onde desenvolve trabalhos com alunos de todas as idades focado a capacitação do performer. No mesmo ano, dirigiu o primeiro musical autorizado de uma obra de Clarisse Lispector; “A Hora da Estrela - O Musical”.

André também trabalha desenvolvendo projetos inéditos na área do entretenimento para shows e performances para o grande público. Outro segmento que trabalha é na elaboração e direção de cerimônias/premiações tendo trabalhado em projetos como “Sereia de Ouro”(2017), “Premiação do SINDUSCON CE”(2017) e “Chegada do Papai Noel – Shopping Iguatemi Fortaleza”(2016/2017). Atualmente está trabalhando na montagem “GODSPELL - O Musical da Broadway” com estreia prevista para agosto de 2018.

Ficha Técnica:

Músicas & Letras: Stephen Schwartz e John Michael
Direção Geral e Artística: André Gress
Direção Musical: Gerardo Viana, Saulo Ribeiro e Andrey Barbosa
Coreografias: Bruno Peixoto e Thais de Melo
Versão Brasileira: Matheus Noronha
Cenário: Mayra Veras, Beatriz Vidal, Beto Sousa, Thais Vieira, Guilherme Paulino e Clarissa Ribeiro.
Cenotécnicos: Daniela
Figurino: Isaías Leal , Vanessa Oliveira, Myldre Bandeira, Nayara Narendra, Juliana Salmito, Izadorha karenn, Brenda Lee, David Lima, Cris Aguiar, Ercilia Braga, Lana Santiago.
Design de Luz: Marcio Buarque
Coordenadora pedagógica: Aline Cardoso
Coordenação Executiva: Iury Paz
Atendimento: Raquel Vasconcelos
Estagiário de Produção: João Victor Costa
Estagiária de Comunicação: Barbarah Freire
Identidade Visual: Barbarah Freire
Stage Manager (trainee): João Victor Costa
Assessoria de Imprensa: Farol Comunicação
Fotógrafa: Bruna Memória
Produção: The Biz – Escola de Artes


Elenco:
Andrey Barbosa/ Beatriz Duboc/ Beatriz Matos/ Bruna Memória/ Bruno Peixoto/ Cinthia Kevelin/ Clara Monteiro/ Delfina Pontes/ Dudu Abreu/ Elisa Fernandes/ Gerardo Viana
Liane Macedo/ Lucas Cavalcanti/ Marcos Lessa/ Mayra Veras/ Miquéias Martins/ Milza Gama/ Saulo Ribeiro/ Thaís de Melo/ Vinícius Cafer/ Vitória Eliza

Banda:
Pianista e Correpetidor: Saulo Ribeiro
Baixo: Ednar Pinho
Guitarra e Vioão: Abraham Paiva
Bateria: Michael Rodriguez

Serviço:

Local: Teatro Celina Queiroz;
Data: dias 18 (sábado, às 20h) e 19 de agosto (domingo, às 19h);
Ingressos:
Gratuitos por meio do site www.unifor.br/eventos até o dia 17 de agosto. Ingressos limitados.

***********************************************
FESTIVAL DE TEATRO DE ACOPIARA APRESENTA DIVERSIDADE DAS ARTES CÊNICAS DO CEARÁ
O FETAC 2018 vai oferecer ao público um recorte de uma produção criativa em linguagens e formatos, que representam um fazer teatral cearense cada vez mais ousado
teatro cearense é feito de muito amor, esforço, talento, sonhos e principalmente resistência, assim como o Festival de Teatro de Acopiara. Sendo assim, a trajetória da produção teatral cearense pode ser facilmente confundida com a do tradicional evento. É por essa razão que o FETAC chega a sua 26ª edição em festa, entre os dias 18 e 25 de agosto, celebrando a diversidade das artes cênicas de todo o estado.
Artistas, companhias e entusiastas do teatro vão se encontrar na cidade de Acopiara, localizada na região Centro-Sul do estado, durante uma semana de programação que vai ocupar ruas, praças, teatro e escolas. Serão 20 apresentações de teatro e shows musicais, com trabalhos do interior do Estado e da Capital.
Os espetáculos serão apresentados no palco do Centro Social da cidade, transformado em teatro e no Polo de Lazer. Os selecionados concorreram com mais 142 propostas de  artistas/grupos inscritos. Nesta edição, os responsáveis pela curadoria foi a atriz, diretora teatral e cientista social Vanéssia Gomes o artista, produtor, pesquisador e professor Gyl Giffony.  Eles levaram em conta a técnica, a estética e a dramaturgia para compor uma galeria capaz de caracterizar a tônica de celebração do Festival, apostaram na diversidade de estilos para oferecer ao público o recorte de uma produção criativa em linguagens e formatos, que representam um fazer teatral cearense cada vez mais ousado.
Selecionados
Os espetáculos são “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo”, do MANADA Teatro (Fortaleza); “Cabaré da Desgraça”, de As 10 Graças de Palhaçada (Fortaleza); “Cardinal”, do Coletivo Atuantes em Cena (Crato); “Criaturas de Papel”, do Bricoleiros Teatro de Bonecos (Fortaleza); “Geração Trianon”, do InstitutoTeatro Público (Fortaleza); “Imaginário Criador”, da Trupe Motim de Teatro (Quixeré); “Miau!”, do Cangaias Coletivo Teatral (Maracanaú) e “Preta Bigode Bar”, da Companhia Ortaet de Teatro (Iguatu).   
A cerimônia de abertura acontece no sábado (18), ás 19h30, no Polo de Lazer de Acopiara. Logo após, é iniciada a programação de apresentações.

Um dos objetivos do FETAC é incentivar a formação de plateia. Então, a programação se expande para as escolas públicas dos distritos, garantindo a capilaridade do evento por toda a cidade, o que permite uma maior abrangência do público beneficiado. As escolas vão receber espetáculos da Cia Jajá, do coletivo Paralelo e da trupe As 10 Graças da Palhaçaria.
Além de teatro, a programação agrega muita música. Todos os dias o FETAC em Festa vai embalar o público antes e depois dos espetáculos. No primeiro dia, antes da cerimônia, terá apresentação da Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente. Já na sexta-feira (24), quem comanda a festa é o ator Silvero Pereira, com o SILVERSHOW, em que reproduz os números apresentados no “Show dos Famosos”, do programa Domingão do Faustão, em que interpretou com maestria grandes nomes da música nacional e internacional.
Toda programação é gratuita, com retirada de ingresso sempre às 17h30, na bilheteria do Centro Social. Só será entregue um ingresso por pessoa.

FETAC é um projeto que contribui diretamente com o fortalecimento do fazer teatral do Ceará valorizando as produções de artistas de vários municípios do estado, sendo o único do gênero que é voltado 100% para a produção artística cearense.

Assinatura do projeto
Realizado pela Cia Cordel de Teatro, o 26º Fetac tem o apoio cultural da ENEL, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Lei Estadual de Incentivo à Cultura,  Lojas Moveletro e Prefeitura Municipal de Acopiara. Produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero. O FETAC conta ainda com a parceria e apoio técnico da Gaspar Bandeira Advogados. Assessoria de Imprensa de responsabilidade da empresa Dégagé.


0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.