A família da publicitária Juliana Marins confirmou que o velório da jovem será na próxima sexta-feira (4), aberto ao público, no Cemitério e Crematório Parque da Colina, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade onde ela morava. Juliana morreu na semana passada ao cair enquanto fazia uma trilha no Monte Rinjani, um vulcão na ilha de Lombok, na Indonésia. A cerimônia aberta ao público será das 10h às 12h e restrita a familiares e amigos das 12h30 às 15h. Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Civil do Rio de Janeiro fez nova necropsia no corpo de Juliana. O exame começou às 8h30 e durou cerca de duas horas, no Instituto Médico-Legal Afrânio Peixoto. O procedimento foi feito por dois peritos legistas da Polícia Civil e acompanhado por um perito médico da Polícia Federal e por um assistente técnico representante da família. O resultado preliminar será divulgado em até 7 dias. >> Siga o canal da Agência Brasil ...
Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema do Seminário nas Unidades Sesc do Ceará
O amarelo simboliza o mês de prevenção ao suicídio. Em setembro, a campanha mundial conscientiza a população sobre o tema que, apesar de ser considerado um problema de saúde pública, ainda é um tabu.
No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Evitar o assunto não é a solução, por isso o movimento Setembro Amarelo tem a missão de falar, discutir e alertar sobre o suicídio, esclarecendo a necessidade de procurar ajuda.
No Sesc Ceará*, ao longo do mês, as equipes de saúde abordam o tema em cortejo nos centros comerciais, palestra nas empresas com entrega de laços amarelos e repasse de informações de forma lúdica. Em todas as unidades do Sesc acontece oSeminário Sesc de Educação Popular em Saúde com o tema: “Viva melhor: práticas e saberes da mente” #ficaadica.
Fortaleza
Na capital cearense, as atividades são voltadas para os adolescentes e acontecem entre os dias 4, 5, 10 e 11 de setembro, nas escolas públicas: Visconde do Rio Branco e Justiniano de Serpa. A programação inclui palestras interativas e oficinas com o tema:Viver melhor! Práticas e Saberes da Mente.
Em artigo publicado na Revista de Saúde Pública (Ler completo em link: https://bit.ly/2PW0ypX), é indicado que na região Nordeste, Fortaleza é o quinto município com maior prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. Esses transtornos causam graves prejuízos na vida escolar e nas relações sociais e familiares, podendo persistir na fase adulta.
A partir disso, as atividades do Sesc nas escolas são norteadas por temáticas predominantes na adolescência, como: transtorno de ansiedade, depressão, transtornos compulsivos, uso e abuso de substâncias psicoativas e transtornos de humor.
Programação:
Dia 4/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Fundamental de Ensino Médio Visconde do Rio Branco
Palestra de abertura
Dia 5/9 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Fundamental de Ensino Médio Visconde do Rio Branco
Oficina: Práticas e Saberes da Mente
Dia10/9 (segunda-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Palestra
Dia 11/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Oficinas: Transtorno de ansiedade, depressão, Transtornos compulsivos, Uso e abuso de substâncias psicoativas e Transtornos de humor.
Mais Informações: (85) 3452.9026
Sobral
Na quarta-feira (5), a Unidade Sobral do Sesc convida a população a se movimentar em uma Aulão de Ritmos às 18h30, na Praça de Cuba, no Centro, mostrando que a prevenção alia saúde física, mental e social. Para simbolizar e apoiar a causa, a proposta é que todos compareçam com camisa amarela. A ação é gratuita.
Serviço:
Aulão de Ritmos Setembro Amarelo
Local: Praça de Cuba, Centro de Sobral
Data: 5/9 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Mais Informações: (88) 3611.0954
Acesso gratuito
Local: Praça de Cuba, Centro de Sobral
Data: 5/9 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Mais Informações: (88) 3611.0954
Acesso gratuito
Juazeiro do Norte
Nos dias 17 e 18 de setembro, o Seminário de Educação Popular em Saúde de Juazeiro do Norte contará com uma programação que inclui palestras e oficinas norteadas pela Saúde Emocional, com a expectativa de receber um público multiplicador das informações recebidas.
As atividades buscam, entre outras coisas, alertar para que assim como é importante dar atenção às dores físicas, é fundamental identificar os desconfortos emocionais, percebendo os próprios sentimentos e cuidando deles, quando necessário. Um passo para isso é o desenvolvimento da inteligência emocional, que gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida. Ser emocionalmente inteligente é um fator de proteção para o desenvolvimento de distúrbios psicossomáticos.
Para participar, basta realizar inscrição gratuita de 4 a 14/9, em horário comercial, na sala de Educação em Saúde ou no Mesa Brasil Sesc em Juazeiro do Norte, portando documento de identidade e CPF. São 100 vagas disponíveis.
Programação
Dia 17/9/2018Horário 13h às 17h
Palestras:
“Saúde emocional e as doenças psicossomáticas”
“Inteligência Emocional: Tenha o controle das suas emoções”
Dia 18/9/2018 Horário: 13h às 17h
Oficinas:
Meditação Mindfulness
Terapia Comunitária Integrativa
Autoliderança e Projeto de Vida
MindSet: Reprogramação das crenças limitantes.
Inscrições gratuitas, de 4 a 14/9, na Unidade Juazeiro do Norte, em horário comercial.
Mais Informações: (88)3512.3355
Iguatu
Em Iguatu, o seminário é aberto ao público, mas limitado a 120 participantes. Para se inscrever é necessário comparecer à Unidade Iguatu, de 4 a 24 de setembro, e doar 2kg de alimentos não perecíveis.
A proposta é construir conhecimento e promover debate sobre qualidade de vida, além de refletir como melhorar a saúde mental individual. Problemas sociais e da política de saúde no Brasil são abordados no seminário, proporcionando acesso a informações e a práticas de educação popular em saúde.
Programação
8h às 9h
Palestra – Saúde das Emoções: Jornada do Autoconhecimento.
Palestrante: Áurea Adeodato Brito (Terapeuta Holística)
9h30 às 12h
Oficina – Consciência Corporal: Reflexologia Indiana, Abhyanga Ayuverdica e Meditação.
Oficina – Toque de Acolher: Toque Terapêutico, Biomagnetismo, Terapia dos Quatro Elementos.
Oficina – Neuroterapia- Biofeedback: Um Treino para as Emoções.
Oficina – Oficina Fotossíntese Poética - Cenopoesia.
Serviço:
Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde
Data: 25/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Unidade Iguatu (Rua 13 de maio, 1130 – Centro)
Inscrições: 4 a 24/9
Informações: (88) 3581.1130
*********************************
Vereadores podem criar Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio
Dia 10 de Setembro poderá ser oficialmente o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio, com o Projeto de Lei Ordinária 432/2018, que tramita a Câmara Municipal de Fortaleza.
Dia 10 de Setembro poderá ser oficialmente o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio, com o Projeto de Lei Ordinária 432/2018, que tramita a Câmara Municipal de Fortaleza.
"Fortaleza fica em segundo lugar no ranking com a maior taxa de suicídios entre as capitais Brasileiras, só perde para São Paulo, que tem a média de 570 casos por ano", alerta o vereador Márcio Martins (PR), autor do projeto. "Aqui é a capital do humor e tem alegria garantida de domingo a domingo, nosso povo é alegre, receptivo, cheio de vida, mas essa mesma Fortaleza tem uma face desconhecida, face obscura, do suicídio, uma contradição que temos que enfrentar", finalizou.
Setembro Amarelo
O 'setembro amarelo' é uma campanha sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação e informações.
***************************************
Crateús se engaja na campanha Setembro Amarelo
O IFCE campus de Crateús vai se engajar na campanha denominada Setembro Amarelo, com uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A programação começa no dia 4 e segue até 26 de setembro, com momentos de sensibilização sobre o tema e celebração da vida. Dentre as atividades, haverá rodas de conversa, mesas-redondas e intervenções artísticas abordando questões que mais afetam a saúde mental de jovens, além de promover ações voltadas para a promoção da saúde mental. Mais em https://bit.ly/2PPGQw5 .
****************************************************
Mostra Amarela exibe filmes de prevenção
ao suicídio em setembro no CCBNB
ao suicídio em setembro no CCBNB
Em setembro o Cineclube do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza exibe a Mostra Amarela, com filmes de vários países que abordam a temática de prevenção ao suicídio em diferentes contextos. Na quarta-feira, 12, às 16h, é a vez do espanhol "Mar Adentro".
As três últimos sábados do mês terão sessões às 10h30. No dia 15, o público assistirá ao filme norte-americano "Orações para Bobby". Na semana seguinte, dia 22, o Cineclube exibe o sueco "Um Homem Chamado Ove". O belga/francês "A Pequena Loja de Suicídios" fecha a lista, no dia 29.
O CCBNB adere, pelo segundo ano, à campanha do Setembro Amarelo, que busca promover a conscientização e prevenção ao suicídio. O Cineclube é um projeto que faz parte do Centro Cultural Banco do Nordeste para difundir a apreciação pela sétima arte. Ao final de cada exibição, é proposto debate com o público sobre a obra apresentada.
O CCBNB adere, pelo segundo ano, à campanha do Setembro Amarelo, que busca promover a conscientização e prevenção ao suicídio. O Cineclube é um projeto que faz parte do Centro Cultural Banco do Nordeste para difundir a apreciação pela sétima arte. Ao final de cada exibição, é proposto debate com o público sobre a obra apresentada.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.