Polícia Federal informou nesta sexta-feira (21) que fechou duas empresas clandestinas de vigilância patrimonial e segurança que atuavam em áreas oficiais e espaços temáticos ligados à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP3 0). Segundo a PF, fiscalizações realizadas nas últimas semanas identificaram casos de profissionais de apoio desempenhando funções exclusivas de vigilantes , prática irregular conforme a legislação vigente. “As equipes constatam desde a ausência de comunicações obrigatórias das empresas à Polícia Federal — que devem informar, com antecedência mínima de 24 horas, a escala e os dados dos vigilantes atuantes — até a identificação de empresas clandestinas realizando vigilância patrimonial e segurança de evento sem autorização”, disse a PF, em nota. A legislação determina que a prestação de serviços de segurança privada no Brasil depende de autorização prévia da PF, à qual compete exclusivamente o controle e ...
Reflexão - O Ceará no Museu Nacional: O que esse material exposto e perdido no incêndio tem relação com a jornalista e pesquisadora Karoline Viana
Pesquisadores cearenses, como outros de todo o país, perderam seus materiais de pesquisas no incêndio no Museu Nacional do último domingo.
Do que restou, funcionários aguardam contêineres para guardar parte do acervo. Paleontólogos, biólogos e arqueólogos esperam condições para remover peças que resistiram e fragmentos do que foi danificado.
Ontem, com exclusividade, mostramos a história do arqueólogo que perdeu seus materiais de pesquisa sobre povos que viveram há 700 anos no Ceará.
Para lançar mais luzes sobre o debate em valorizar o trabalho científico e o trabalho dos museus, o Blog opta em trazer análises e reflexões que vieram à tona depois do incêndio.
Convidamos a jornalista e pesquisadora Karoline Viana que gravou um vídeo a partir do texto que tão bem escreveu no Facebook sobre a relação do material científico e estudos ligados ao Ceará que estavam no Museu Nacional com os estudos dela. Confira:

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.