Graças à ação rápida de um policial militar de folga, duas pessoas foram salvas de afogamento, na noite dessa segunda-feira (12), na Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. O resgate das vítimas foi registrado pelas câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O agente do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), estava de folga na praia da Ponte dos Ingleses, ao lado da família, quando percebeu que duas pessoas estavam se afogando no mar. Imediatamente, o cabo H. Freire entrou na água e resgatou as duas vítimas, uma adolescente, de 17 anos, e um homem, de 20 anos. “Estava do lado da Ponte dos Ingleses e meus filhos e sobrinhos estavam brincando na faixa de areia, quando meu filho vem correndo e avisa que tem duas pessoas se afogando. Eu olhei e confirmei a s...
Depois de dias intensos de troca e aprendizado em suas atividades de formação na Solar o 5º Festival Fortaleza Instrumental realiza a sua programação musical com shows nesta quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, sempre às 19h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. Entrada gratuita.
Nesta quinta-feira, 13, se apresentam Seu Raimundo Rabequeiro (Paracuru-CE), o alaudista Lucas Barreto (Fortaleza-CE) e o Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro (Cascavel-CE).
Encerrando o Festival, nesta sexta-feira, 14, os shows da Orquestra Vidros Mágicos (Fortaleza –CE) e de Fábio Kidesh tocando sitar indiana e Pedro Léo na tabla. Fábio Kidesh é baiano radicado em São Paulo, estudioso da música indiana e discípulo de Indrajit Banerjee, sua sonoridade na sitar reprodução as músicas clássicas indianas principalmente da região do norte da Índia. Esse músico pode ser considerado um dos maiores sitaristas e será a primeira vez que vem a Fortaleza.
Antes do encerramento, às 14h, Fábio Kidesh realiza a oficinas de Raga - A Melodia Indiana. Ás 16h acontece a oficina Tabla - O conceito rítmico da música indiana com o tablista Pedro Léo, de São Paulo.
Esta quinta edição é dedicada a instrumentistas que desenvolvem processos criativos com instrumentos não muito comuns (raros) no Brasil, tais como, sítar e tabla (instrumentos indianos), ukulelê, Alaúde e instrumentos confeccionados de barro e vidro, além de outros com a rabeca e o berimbau.
O Festival Fortaleza Instrumental em sua concepção prioriza em suas edições timbres específicos e naipes de instrumentos e nesse sentido já se dedicou as cordas (1ª edição), Teclados (2ª edição), Sopros (3ª edição) e Percussão (4ª edição) contando com grandes expoentes da música instrumental do Brasil e do estado do Ceará, tais como: Toninho Horta, Wagner Tiso, Marcus Lobo, Marcus Suzano, Nonato Luiz, Tony Maranhão, Márcio Rezende, Hoto Júnior, entre muitos outros.
O Festival Fortaleza Instrumental tem produção executiva de Arnóbio Santiago e foi idealizado pelo músico Pingo de Fortaleza. “Esse festival é sempre um momento de encontro da difusão com a formação, pois todos os artistas que participam de sua programação oferecem oficinas ao público, que pode se aprofundar em temas musicais de seu interesse e esse ano se compõem de uma programação muito original e muito diversificada”, declara Pingo de Fortaleza.
O projeto tem realização da Associação Solar com apoio do SESC-Fecomércio, do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio da Lei de Incentivo a Cultura (Lei do Mecenato).
Serviço
5º Festival Fortaleza Instrumental
De 10 a 14 de setembro
Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Dia 13 de setembro - às 19h
Raimundo Rabequeiro (Paracuru-CE)
Lucas Barreto (alaúde) (Fortaleza-CE)
Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro (Cascavel-CE)
Dia 14 de setembro
14h – Oficina Raga – A Melodia Indiana, com Fábio Kidesh (SP)
16h – Oficina Tabla – O conceito rítmico da música indiana, com Fábio Kidesh (SP)
Shows - às 19h
Orquestra Vidros Mágicos (Fortaleza –CE)
Fábio Kidesh (sitar indiana) e Pedro Léo (tabla) (São Paulo-SP)
Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro (em frente ao Dnocs)
Maiores informações: 85 – 3226 1189/ 99987 7321
Programação gratuita

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.