Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos por entidades associativas têm até a próxima segunda-feira (21) para aderir ao acordo de devolução dos recursos oferecido pelo governo federal. O beneficiário que aderir à proposta do Ministério da Previdência Social vai receber o pagamento dos valores descontados na semana do dia 24 de julho. O acordo diz respeito aos valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. Assim, o beneficiário não precisa recorrer à Justiça. Para tanto, aqueles que foram lesados podem acessar ao aplicativo Meu INSS ou ir a uma agência dos Correios. A adesão é gratuita e não exige envio de documentos. Os recursos serão pagos aos pensionistas e aposentados que já questionaram os valores transferidos pelas associações e, após o prazo de 15 dias úteis, não receberam retorno das entidades. O INSS recebeu cerca de 3,8 milhões de contestações, sendo que três milhões delas não receberam re...
Laura Nathalie Hernández Rivera
As eleições 2018 no Brasil representam um processo muito importante, porém complexo, pois existem vários/as candidatos/as por conhecer e saber se representam você e suas preferências. Por outro lado, há também milhares de dados disponíveis na internet que podem impactar nossa percepção e, portanto, nosso voto. Já é sabido o poder das mídias e das tecnologias emergentes para influenciar o debate democrático, mas elas podem também fomentar a participação do cidadão e facilitar o monitoramento dos políticos.
No Brasil já existem várias ferramentas que podem ajudar ao eleitor na decisão do voto, assim como a conectar o eleitor com os/as candidatos/as nestas eleições. Em geral, essas ferramentas cruzam tecnologia e política para o empoderamento cidadão e promovem o voto consciente através do mapeamento das candidaturas e das propostas de governo, assim como permitem o monitoramento da atividade parlamentar para facilitar a definição dos critérios de avaliação dos representantes políticos. Muitas seguem o mesmo objetivo, ajudar você na decisão do voto; então, como saber qual ferramenta usar? Eu apresento aqui várias dessas ferramentas, experimente e veja qual funciona melhor para você!
A proposta destas ferramentas é contribuir com o diálogo entre representante e eleitor, e ajudar o cidadão a comparar as propostas dos/as candidatos/as ou checar se seu representante está agindo e votando de acordo com suas preferências e valores. Várias dessas ferramentas tecnológicas estão disponíveis de graça e só precisam de acesso à internet; são fáceis de usar e podem requerer cadastro na plataforma ou aplicativo. É só cuidar dos seus dados pessoais, ou seja, que o tipo de dados fornecidos seja o necessário para o uso da ferramenta. Sobretudo, os desenvolvedores do aplicativo ou plataforma devem cuidar da transparência na comunicação sobre o funcionamento e sobre o tratamento dos dados fornecidos.
A tecnologia pode facilitar o exercício da democracia, mas não resolve tudo. Ainda existe como desafio a dificuldade de acesso às tecnologias e a falta de conhecimento acerca dos benefícios e riscos de implementação. Também pode acontecer que a tecnologia não seja usada como ferramenta para facilitar o exercício de direitos, mas para restringi-los. As democracias atuais devem olhar para as oportunidades fornecidas pelas tecnologias, mas não podem deixar de lado o contexto atual, devendo fornecer, quando necessário, os métodos tradicionais para o exercício e defesa dos direitos.
Apps para o eleitor consciente.
Se não sabe se reelege ou não um candidato/a, procure sua ficha e monitore seu mandato com essas ferramentas:
Quem me representa
http://qmrepresenta.com.br/ | |
s É uma plataforma que mostra os deputados federais com mandato atual que mais se assemelham com as preferências do eleitor. Mostra o placar das votações, para saber como eles votam, podendo filtrar por deputados, partidos e por estado.
s Como funciona? Por afinidade e respondendo 24 perguntas sobre leis votadas ou não aprovadas. A plataforma vai mostrar quais deputados/as se parecem com você.
s Não precisa cadastro ou nenhum tipo de informação do usuário.
|
Poder do Voto
| |
s O Aplicativo auxilia no monitoramento da atividade parlamentar e no diálogo democrático.
s Como funciona? Permite acompanhar a atividade do seu representante, ou candidato/a do seu interesse para saber se seu candidato/a está agindo de acordo com você. Também permite ao usuário se posicionar a favor ou contra uma lei.
s Precisa cadastro do usuário.
|
Detector de ficha de político
| |
s É um aplicativo de celular que usa reconhecimento facial para mostrar a situação do candidato na justiça brasileira (processos criminais, ações de improbidade administrativa e inquéritos na justiça).
s Como funciona? Usando apenas um smartphone, o usuário pode digitar o nome ou tirar uma foto do rosto dos/as candidatos/as (deputados federais, governadores, senadores, presidentes e vice-presidentes) e, como resultado, o aplicativo mostra a ficha do político.
s Precisa baixar o aplicativo. Não requer cadastro do usuário.
|
Apps para conectar eleitores e candidaturas.
Ainda não convencido/a ou não conhece quais candidatos/as se parecem com você? Veja essas ferramentas que auxiliam encontrar essa sintonia eleitor-candidato/a. Há outras ferramentas com propostas semelhantes, mas que só funcionam para alguns Estados, como a Rio por inteiro, VotaSP e Match Eleitoral.
Voz Ativa
| |
s É uma plataforma construída por um coletivo de organizações da sociedade civil que atuam em temas de direitos humanos, transparência, meio ambiente, economia, etc. A Voz Ativa quer ajudar aos eleitores na sua decisão de voto, permitindo o monitoramento para saber como o/a candidato/a está agindo.
s Como funciona? A partir de questionários respondidos pelos/as candidatos/as. A plataforma pode ser usada antes e após eleição; antes da eleição, auxilia na decisão de voto e, após a eleição, ajuda saber se o candidato eleito está agindo de acordo com suas respostas ou não.
s Não precisa cadastro do usuário.
|
Bússola Eleitoral
| |
s É uma plataforma que ajuda conectar o eleitor com candidatos/as a deputado federal e estadual.
s Como funciona? Por afinidade. Após responder um questionário de 12 perguntas, a plataforma organiza as candidaturas em um mapa visual e dinâmico.
s Precisa de cadastro.
|
Tem meu voto
| |
s É uma plataforma que ajuda você encontrar o seu candidato/a a deputado estadual, deputado federal e senador que mais representa você, e se ele ou ela passou por algum processo judicial.
s Como funciona? Por afinidade. O usuário deve responder 7 perguntas sobre o que você quer para o Brasil e o sistema mostra as informações principais dos/as 10 candidato/as finalistas, entre processos judicias e condenações. As informações são obtidas em fontes públicas oficiais.
s O usuário não precisa se cadastrar.
|
Iceberg
| |
s É uma plataforma criada por especialistas em políticas públicas que tem duas funcionalidades: a calculadora de afinidade eleitoral e o partidômetro das eleições para deputados.
s O usuário não precisa se cadastrar.
Calculadora de Afinidade Eleitoral.
s É um aplicativo que calcula os partidos e os presidenciáveis que mais se parecem com o eleitor.
s Como funciona? Por afinidade e após o usuário responder um questionário de 23 perguntas sobre educação, economia, segurança etc. O aplicativo mostra um mapa de posições políticas afins ao usuário, com base nas propostas políticas e respostas dos/as candidatos/as aos questionários.
Partidômetro das eleições para deputados.
s É um aplicativo que quer ajudar você na votação por deputados federais, e que se assemelham mais ao eleitor.
s Como funciona? Por afinidade. Após responder 16 perguntas sobre energia, economia, democracia etc. O aplicativo mostra um mapa de posições políticas dos/as candidatos/as que mais se parecem com o eleitor.
|
Appoie
| |
s É um aplicativo de celular que compara candidatos/as (senadores, deputados federais e estaduais) e permite encontrar qual se parece mais com o eleitor, em base a questões já votadas.
s Como funciona? O usuário deve responder ou se posicionar a favor, contra ou indiferente, respeito de ao menos 15 questões já votados e também pode avaliar os candidatos e políticos com mandato atual. Para obter um melhor resultado da lista de candidatos que se assemelham com o eleitor, o usuário deve responder a maior quantidade de questões possível.
s Precisa baixar o aplicativo e de cadastro do usuário.
|
E Agora?
Um eleitor consciente e informado terá melhores condições para votar e monitorar o processo eleitoral.
s É um aplicativo de celular desenvolvido pela Justiça Eleitoral que permite ao eleitor substituir o documento do título de eleitor por um digital, desde o celular, tablet ou smartphone. Se não fez o cadastro biométrico, o eleitor deve levar outro documento oficial com foto, pois o e-título não contém a foto do eleitor.
s Também guia para o eleitor saber qual a documentação necessária para as eleições de 2018 e informa a zona ou seção de votação, facilitando informações do local (zona ou seção) de votação e postos de justificativa.
|
Outros aplicativos para serem utilizados nas eleições 2018.
A Justiça Eleitoral fez uma lista de outros aplicativos que podem servir para acessar a informações importantes nestas eleições, fiscalizar e acompanhar o processo eleitoral. Confira!
Sobre a autora
Laura Nathalie Hernández Rivera é Advogada e Consultora Jurídica em Direito, Políticas Públicas e Tecnologias. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Direito, Propriedade Intelectual e Tecnologias pela Universidade de Santa Clara, Estados Unidos (SCU). Fundou e Coordena o TEDIREI- Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Direito e Inclusão para o nordeste do Brasil.
Fonte: Blog Tecnologia, Direito e Inclusão
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.