quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Reconhecimento - Brasil comemora o desempenho dos pequenos negócios no Dia da Micro e Pequena Empresa; É o setor que mais emprega hoje no Brasil

Nesta sexta-feira (5) o país celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa, em comemoração à aprovação do Estatuto da MPE, por meio da Lei No 9.841, de 1999.

Atualmente, cerca de 98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenas empresas, ou seja, são 12 milhões de pequenos negócios. Eles são responsáveis por 54% de todos os empregos com carteira assinada do país, por 90% das vagas de empregos abertas no primeiro semestre de 2018, são, também, responsáveis pelo primeiro emprego de 750 mil jovens, pelo aumento do empreendedorismo feminino em 34% nos últimos anos e por 50% das oportunidades de renda nas favelas brasileiras.

A micro e pequena empresa é que vem garantindo o aumento da empregabilidade porque é ela que mais emprega, hoje, no país. E a tendência é que os pequenos negócios fechem 2018 com o maior volume de emprego dos últimos três anos, ou seja, 600 mil vagas.

Para 2019, de acordo com análises feitas pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal, a expectativa é de que sejam criadas 1,5 milhão de novas empresas (considerando os microempreendedores individuais, as micro e pequenas empresas). 

O SEBRAE E AS MPE

E, para ajudar o segmento a ter um desempenho ainda melhor, o Sebrae tem se empenhado em oferecer consultorias presenciais e online, palestras, capacitações, rodadas de negócio, orientação para o crédito e incentivo à Inovação. Só em 2018 a instituição realizou, em toda a sua rede, que engloba 650 pontos, atendimento a 9,9 milhões de empreendedores no Brasil inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.