Pular para o conteúdo principal

*Governador Elmano de Freitas participa da solenidade do início da produção do Chevrolet Captiva EV no Ceará pela GM*

 AVISO DE PAUTA *Governador Elmano de Freitas participa da solenidade do início da produção do Chevrolet Captiva EV no Ceará pela GM* Nesta quarta-feira (17), às 9h, em Horizonte, o governador Elmano de Freitas participará da solenidade de ampliação das operações da General Motors no Ceará com a produção do Chevrolet Captiva EV, inaugurando uma nova fase para o Polo Automotivo do Ceará. A chegada do novo veículo amplia em 50% o quadro de funcionários da Planta Automotiva do Ceará (PACE), a primeira multimarcas do Brasil, e marca nova etapa do plano de crescimento da operação. O evento contará, ainda, com a presença do presidente da General Motors (GM) América do Sul, Thomas Owsianski, do vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua, do presidente da Planta Automotiva do Ceará  (PACE), Alan Goldlust, e do vice-presidente Rodrigo Teixeira. Serviço Celebração oficial do início da produção do Chevrolet Captiva EV no Ceará Data: 17/6/2026 (quarta-feira) Horário: 9h Local: Planta...

República Federativa Brasileira completa hoje 129 anos

A República Federativa Brasileira completa nesta quinta-feira (15), 129 anos.

A Proclamação da República foi feita por Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889.



O historiador Laurentino Gomes lembra a importância do 15 de Novembro de 1889:

"Neste quadro do pintor Henrique Bernardelli aparece, junto com o Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro beneficiário das aposentadorias na república brasileira. É o cavalo baio número 6. Esta é sua história:

Na madrugada de 15 de Novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca estava gravemente enfermo, de cama. Os lideres republicanos achavam que morreria antes do alvorecer. Foi assim que entrou em cena o cavalo que proclamou a República.

O dia já estava amanhecendo quando Deodoro recebeu a notícia de que, mesmo sem ele, as tropas do Exército marchavam do bairro de São Cristóvão para o Centro do Rio de Janeiro. Levantou-se da cama e, fraco e cambaleante, tomou uma charrete para ir se encontrar com os soldados.

Na altura do Gasômetro, viu as forças sublevadas que vinham na direção contrária. Como ainda se sentia muito debilitado, continuou de charrete o restante da jornada. Ao chegar próximo do Campo de Santana, pediu para montar a cavalo. Não queria que o vissem chegar de charrete.

Por precaução, deram-lhe o cavalo baio número 6, considerado o menos fogoso na tropa do Primeiro Regimento de Cavalaria. E foi com esse cavalo que Deodoro depôs o imperador Pedro II. O pacato animal seria também o primeiro beneficiário da república brasileira.

Aposentado do Serviço Militar por bons serviços prestados ao Novo Regime, o baio número 6 passaria o resto dos seus dias confortavelmente, sem fazer nada, no estábulo do seu quartel.


Anos mais tarde, ao posar para o quadro de Bernardelli, Deodoro diria: 'Vejam os senhores, quem lucrou no meio de tudo aquilo foi o cavalo!'"

O Senado Federal relembra o fato histórico do 15 de Novembro de 1889.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Quem também lembra o 15 de Novembro é o vereador Iraguassu Teixeira Filho (PDT-Fortaleza).



O Aplicativo (APP) do Sindicato dos Taxistas do Ceará (SinditaxiCE) destaca o 15 de Novembro.

Fonte: Blog do Lauriberto Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.