A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou, nesta segunda-feira (22), o status de produtos da marca Ypê que tiveram comercialização e uso suspensos em abril deste ano. As resoluções liberam detergentes e desinfetantes de lotes terminados em 1, e produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026. “A medida foi adotada depois da apresentação, pela empresa, de laudos satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos este ano”, informou a Anvisa em nota. Confira, a seguir, a lista de produtos liberados: Lava-louças com enzimas ativas Ypê Lava-louças Ypê Lava-louças concentrado Ypê Green Lava-louças Ypê toque suave Desinfetante Bak Ypê Desinfetante Pinho Ypê Determinada em 1º de abril, a suspensão atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca, produzidos pela Química Amparo Ltda, de lotes com numeração final 1. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Recolhimento voluntário Em relação aos lava-roupas, a Anvisa infor...
A República Federativa Brasileira completa nesta quinta-feira (15), 129 anos.
A Proclamação da República foi feita por Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889.
"Neste quadro do pintor Henrique Bernardelli aparece, junto com o Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro beneficiário das aposentadorias na república brasileira. É o cavalo baio número 6. Esta é sua história:
Na madrugada de 15 de Novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca estava gravemente enfermo, de cama. Os lideres republicanos achavam que morreria antes do alvorecer. Foi assim que entrou em cena o cavalo que proclamou a República.
O dia já estava amanhecendo quando Deodoro recebeu a notícia de que, mesmo sem ele, as tropas do Exército marchavam do bairro de São Cristóvão para o Centro do Rio de Janeiro. Levantou-se da cama e, fraco e cambaleante, tomou uma charrete para ir se encontrar com os soldados.
Na altura do Gasômetro, viu as forças sublevadas que vinham na direção contrária. Como ainda se sentia muito debilitado, continuou de charrete o restante da jornada. Ao chegar próximo do Campo de Santana, pediu para montar a cavalo. Não queria que o vissem chegar de charrete.
Por precaução, deram-lhe o cavalo baio número 6, considerado o menos fogoso na tropa do Primeiro Regimento de Cavalaria. E foi com esse cavalo que Deodoro depôs o imperador Pedro II. O pacato animal seria também o primeiro beneficiário da república brasileira.
Aposentado do Serviço Militar por bons serviços prestados ao Novo Regime, o baio número 6 passaria o resto dos seus dias confortavelmente, sem fazer nada, no estábulo do seu quartel.
A Proclamação da República foi feita por Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889.
O historiador Laurentino Gomes lembra a importância do 15 de Novembro de 1889:
Na madrugada de 15 de Novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca estava gravemente enfermo, de cama. Os lideres republicanos achavam que morreria antes do alvorecer. Foi assim que entrou em cena o cavalo que proclamou a República.
O dia já estava amanhecendo quando Deodoro recebeu a notícia de que, mesmo sem ele, as tropas do Exército marchavam do bairro de São Cristóvão para o Centro do Rio de Janeiro. Levantou-se da cama e, fraco e cambaleante, tomou uma charrete para ir se encontrar com os soldados.
Na altura do Gasômetro, viu as forças sublevadas que vinham na direção contrária. Como ainda se sentia muito debilitado, continuou de charrete o restante da jornada. Ao chegar próximo do Campo de Santana, pediu para montar a cavalo. Não queria que o vissem chegar de charrete.
Por precaução, deram-lhe o cavalo baio número 6, considerado o menos fogoso na tropa do Primeiro Regimento de Cavalaria. E foi com esse cavalo que Deodoro depôs o imperador Pedro II. O pacato animal seria também o primeiro beneficiário da república brasileira.
Aposentado do Serviço Militar por bons serviços prestados ao Novo Regime, o baio número 6 passaria o resto dos seus dias confortavelmente, sem fazer nada, no estábulo do seu quartel.
Anos mais tarde, ao posar para o quadro de Bernardelli, Deodoro diria: 'Vejam os senhores, quem lucrou no meio de tudo aquilo foi o cavalo!'"
Quem também lembra o 15 de Novembro é o vereador Iraguassu Teixeira Filho (PDT-Fortaleza).
O Aplicativo (APP) do Sindicato dos Taxistas do Ceará (SinditaxiCE) destaca o 15 de Novembro.
O Senado Federal relembra o fato histórico do 15 de Novembro de 1889.

Quem também lembra o 15 de Novembro é o vereador Iraguassu Teixeira Filho (PDT-Fortaleza).
Fonte: Blog do Lauriberto Braga



Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.