domingo, 4 de novembro de 2018

Turismo - Conheça a Rota Turística "Caminhos do Maciço de Baturité" nesses feriados de Novembro e do fim do ano



O Maciço de Baturité é um mosaico encantador, formado por paisagens exuberantes, pontilhadas de pequenas cidades com suas praças, igrejas e casarios tipicamente do interior. Caminhos que revelam uma fauna e flora únicas, terras da agricultura familiar e outras de produção agrícola forte, caminhos que nos levam ao Café de Sombra, revitalizado e integrado ao turismo na Rota Verde do Café. Caminhos de expressão das artes, de Área de Proteção Ambiental, de Comércio e produtos típicos da Região.

O Sebrae Ceará, numa ação conjunta com empresários, poder público e instituições afins, implantou uma plataforma de desenvolvimento territorial que, desde 2013, redescobrindo e consolidando segmentos econômicos, de forma integrada e de gestão participativa, englobando diversos setores e suas potencialidades – Esses são “Os Caminhos do Maciço” – projeto pensado para divulgar o potencial turístico integrado à produção agrícola da Região, e que veio reorganizar espaços empresariais, focos econômicos e, principalmente, construir ferramentas de atendimento estratégico para a inclusão social e sustentabilidade da Serra.

Faça sua Trip “Caminhos do Maciço”

Sugestão de Programação

** Mosteiro dos Jesuítas - Baturité na subida na estrada de acesso á Guaramiranga.

O imponente complexo arquitetônico originado em 1927, conhecido como mosteiro, abriga o antigo Seminário Menor do Coração de Jesus e a Fazenda Caridade. Visitar suas dependências circundadas pelo jardim interno é uma experiência única. Na Fazenda, encontramos o Café de Sombra – colhido, torrado e moído, originando a marca Café do Mosteiro.

** Pirâmide e Hotel Akhetaton - Espaço Holístico Akhetaton Pirâmide.

Conhecido em todo o Maciço, Pirâmide e Hotel Akhetaton - O Alemão é um refúgio e convite para quem quer descansar em meio à natureza. Localizado na Serra do Lameirão, o hotel dispõe de 20 apartamentos. No restaurante, as delícias da gastronomia alemã contemporânea, em meio a uma ampla estrutura e funcionários qualificados.

ESPAÇO AKHETATON - Mulungu
O lugar dispõe de terapias sistêmicas, vibracionais, regressivas, meditativas e outras práticas de autoconhecimento e aprimoramento.
** Santa Demolição – Visitação guiada pelo marchand Ronaldo Martins
Santa Demolição é um antiquário, galeria de arte e cafeteria erguida sobre os escombros de um antigo galpão do século XIX, em Mulungu, onde o casal Regina e Ronaldo Martins recebem os amantes das Artes, da Literatura e da Música, num ambiente acolhedor, onde é possível saborear deliciosas comidinhas e um bom café.

** Sítio São Roque
O centenário Sítio São Roque é, desde 191,3 uma referência no cultivo do café arábica sombreado, considerado um autêntico café agroecológico onde, em meio a resquícios de Mata Atlântica, seus fundadores - Alfredo e Amélia Farias, colheram a primeira safra do grão no Sítio. Atualmente, a quarta geração da Família se dedica ao legado e a transmitir, ao visitante, esse conhecimento centenário de história e dedicação ao seu cultivo.

O Sítio São Roque propicia, ainda, o contato direto com todo o processo de beneficiamento do grão, desde o plantio até a torragem e degustação. No Sítio é possível realizar trilhas ecológicas, conhecer a fábrica de café, a mini torrefação, a capela particular, o belo jardim e o casarão, onde o cenário arquitetônico do século passado foi preservado.


** Sítio Nova Holanda
De propriedade da Família Holanda, inicialmente conhecido como Sítio Coaty, em 1909 foi adquirido pelo Sr. Manuel Romualdo Holanda Filho (1853-1920). Já naquela época produzia café arábica sombreado, com local para secagem e faxina dos grãos e beneficiamento. A casa do Sítio foi inaugurada uma década depois - 1919. Seu estilo clássico guarda móveis e utensílios da época e conserva toda a história da 9a Geração da Família Holanda.

Atualmente denominado Sítio Nova Holanda, mantem a beleza dos anos áureos do café, conservada e administrada por Max Cid de Holanda Furtado, tem a missão de ser uma casa aberta ao estilo dos Holandas, tradicionalmente simpáticos e acolhedores, onde a prosa corre leve e solta ao sabor de receitas centenárias.

** Sítio Águas Finas ( trilha) - Guaramiranga

Desde 1939, a Família Uchôa, na figura de seu patriarca José Castelo Uchôa, cultiva o Café Guará que, através do tempo, vem aprimorando grãos e formas de beneficiamento, conferindo qualidade à marca. O cafezal, que expande terra adentro debaixo das ingazeiras e da mata preservada, convida a percorrer suas trilhas num passeio repleto de sons nativos. A casa do velho da mata, por exemplo, a degustação de frutas locais e do antigo café Guará – hoje Café Uchôa - são atrativos do local.

No Sítio, será possível fazer uma suave trilha. Quem não quiser acompanhar poderá aproveitar a hospitalidade de Francisco Uchôa e sua equipe, dentro da tradição que marca a região.

** Visita Capuchinhos - Guaramiranga

Prédio construído em 1934 pelos frades italianos, estruturas arqueadas, ambientes e jardins, além da capela de estilo clássico, que lembra o gótico, foram totalmente preservados. O lugar, atrativo tradicional, dispõe ainda de serviço de acomodação e restaurante.

** Ecomuseu de Pacoti e ateliê artista plástico Lucivaldo

ECOMUSEU

O Campus Experimental de Pacoti, onde está localizado o Ecomuseu, ocupa uma área de cinco hectares e tem cerca de 700 metros quadrados de área coberta. No passado, o espaço abrigava o Colégio dos Padres Salvatorianos. O empreendimento tem como missão a preservação e a recomposição harmoniosa dos espaços florestais da região do Maciço de Baturité, com finalidade cultural, recreativa, artística, turística, educacional e de pesquisa ambiental. As visitas são realizadas com agendamento prévio, sendo possível conhecer um orquidário, meliponário, além de outros elementos da biodiversidade da região.

** CASA DO ARTISTA LUCIVALDO - Pacoti

O artista plástico Lucivaldo reproduz um pouco da natureza através dos pássaros da Região pintados em óleo sobre tela. Em sua casa, o visitante poderá apreciar e se encantar com sua arte e adquirir as telas assinadas pelo artista.

** Sítio São Luís - Pacoti

Construída em 1858 para romper os séculos e atravessar gerações, a Casa do Sítio São Luís é outra herança visível dos tempos áureos do Café na Serra de Baturité. A arquitetura imponente convida o visitante a viajar no tempo ao percorrer os ambientes repletos de histórias, reveladas pela narrativa de seus proprietários, contextualizando a tradição do cultivo do Café nos cenários regional e nacional.

A cozinha do São Luís é um cenário a parte: fogão à lenha, tacho de cobre, panelas de barro, chaleira fumegante... e o cheiro das deliciosas receitas de família como bolo de café, pães e geleias, que são apreciados no salão próximo aos arcos da varanda, ao som de boa música.

Serviço: Você pode fazer a visita independente em carros particulares e por meio de transfer da Giraffas Tur.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.