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terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Publieditorial - Colabora Inova - Tendências para a telefonia em 2019




O constante avanço tecnológico tem possibilitado serviços mais funcionais e interativos. E o ramo de telecomunicações é um dos mais afetados pela transformação digital. Neste artigo, vamos falar sobre as principais tendências, como telefonia em nuvem, BYOD, etc.


A área de telefonia é importantíssima no mercado comercial porque afeta empresas de todos os tamanhos e segmentos. Por isso, a evolução da tecnologia nesta área é contínua e vem buscando trazer novos recursos que otimizem o trabalho e diminuam custos operacionais.

Na era digital, o consumidor é bem mais exigente, por isso a criação de canais de comunicação diretos e a busca por soluções inovadoras no setor de telecomunicações é uma alternativa para apresentar diferenciais competitivos. Seguir as principais tendências do setor em 2019 é garantia de otimização da experiência dos clientes.

Confira as principais tendências do setor de telefonia para 2019:

Telefone em nuvem (PABX)

O PABX é um sistema utilizado que permite às empresas formarem suas próprias centrais telefônicas. Com o avanço da tecnologia, o serviço que antes era prestado por meio de redes físicas, passou também a ser ofertado na nuvem.

E isso trouxe ao PABX mais praticidade. O novo sistema não deixa de lado recursos antigos, como o identificador de chamadas, e traz muitas novidades, como a extensão de ramais, o painel de chamadas, softphone, escritório remoto, entre outras.

O serviço é uma tendência no setor de telefonia para 2019 porque facilita o contato entre seus colaboradores e não deixa seus clientes na mão, além de ter um nível maior de segurança em relação aos dados.

Um dos principais benefícios do PABX na nuvem é a economia na gestão operacional da ferramenta. Com o sistema armazenado direto num servidor virtual, não é preciso gastar tanto com infraestrutura e nem com taxas adicionais por ramais.

Funções como o softphone e o escritório remoto aumentam a produtividade do seu negócio. Com ela, todos os seus colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar, isso otimiza o atendimento ao cliente e facilita a comunicação interna da sua empresa.

BYOD

O conceito de BYOD (Bring your own device), sigla que em português que significa algo como “Traga seu próprio dispositivo”, é uma forte tendência no ambiente corporativo em 2019. A ideia é fazer os colaboradores de uma empresa utilizarem seus equipamentos pessoais na hora do trabalho.

Então, o funcionário traz de casa aparelhos como smartphone, notebook, tablet, entre outros, que ele utiliza rotineiramente no trabalho. Assim, ele pode personalizar o equipamento como preferir e buscar ser mais produtivo no dia a dia.

Aliado ao boom da computação em nuvem, que permite o armazenamento de dados e softwares em servidores virtuais, o BYOD visa reduzir os custos operacionais de uma empresa, tornando desnecessária a compra de infraestrutura básica para o trabalho.

Inteligência artificial

Os chatbots, popularmente conhecidos como assistentes virtuais, tendem a dominar o mercado de telefonia em 2019. As empresas estão notando que não faz mais sentido designar colaboradores a execução de tarefas simples como um atendimento básico ao cliente.

Com a maioria das pessoas tendo acesso mais facilitado a banda larga fixa e móvel com altas velocidades de internet, fica muito fácil automatizar o atendimento em questões triviais como tiragem de dúvidas, tutoriais de procedimentos simples, checagem básica de informações, etc.

E claro, além de automatizar o atendimento nas centrais telefônicas, a ideia também visa potencializar o atendimento virtual. Com o início da implantação do 5G em 2019, as velocidades de conexão devem ser absurdamente velozes e isso traz a possibilidade de atendimento por meio de redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea.

O uso da inteligência artificial é essencial para a criação de chatbots e também para a automatização de outros serviços através da construção de sistemas funcionais e interativos. O serviço tende a otimizar a experiência do cliente e pode aumentar a produtividade de seus colaboradores em tarefas mais complexas no cotidiano de trabalho.

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