Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo
O constante avanço tecnológico tem possibilitado serviços mais funcionais e interativos. E o ramo de telecomunicações é um dos mais afetados pela transformação digital. Neste artigo, vamos falar sobre as principais tendências, como telefonia em nuvem, BYOD, etc.
A área de telefonia é importantíssima
no mercado comercial porque afeta empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Por isso, a evolução da tecnologia nesta área é contínua e vem buscando trazer novos
recursos que otimizem o trabalho e diminuam custos operacionais.
Na era digital, o consumidor é bem
mais exigente, por isso a criação de canais de comunicação diretos e a busca
por soluções inovadoras no setor de telecomunicações é uma alternativa para
apresentar diferenciais competitivos. Seguir as principais tendências do setor
em 2019 é garantia de otimização da experiência dos clientes.
Confira as principais tendências do
setor de telefonia para 2019:
Telefone em nuvem (PABX)
O PABX é um sistema utilizado que
permite às empresas formarem suas próprias centrais telefônicas. Com o avanço
da tecnologia, o serviço que antes era prestado por meio de redes físicas,
passou também a ser ofertado na nuvem.
E isso trouxe ao PABX mais
praticidade. O novo sistema não deixa de lado recursos antigos, como o
identificador de chamadas, e traz muitas novidades, como a extensão de ramais,
o painel de chamadas, softphone, escritório remoto, entre outras.
O serviço é uma tendência no setor de
telefonia para 2019 porque facilita o contato entre seus colaboradores e não
deixa seus clientes na mão, além de ter um nível maior de segurança em relação
aos dados.
Um dos principais benefícios do PABX
na nuvem é a economia na gestão operacional da ferramenta. Com o sistema
armazenado direto num servidor virtual, não é preciso gastar tanto com
infraestrutura e nem com taxas adicionais por ramais.
Funções como o softphone e o
escritório remoto aumentam a produtividade do seu negócio. Com ela, todos os
seus colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar, isso otimiza o
atendimento ao cliente e facilita a comunicação interna da sua empresa.
BYOD
O conceito de BYOD (Bring your own
device), sigla que em português que significa algo como “Traga seu próprio
dispositivo”, é uma forte tendência no ambiente corporativo em 2019. A ideia é
fazer os colaboradores de uma empresa utilizarem seus equipamentos pessoais na
hora do trabalho.
Então, o funcionário traz de casa
aparelhos como smartphone, notebook, tablet, entre outros, que ele utiliza
rotineiramente no trabalho. Assim, ele pode personalizar o equipamento como
preferir e buscar ser mais produtivo no dia a dia.
Aliado ao boom da computação em nuvem, que permite o armazenamento de dados e
softwares em servidores virtuais, o BYOD visa reduzir os custos operacionais de
uma empresa, tornando desnecessária a compra de infraestrutura básica para o
trabalho.
Inteligência artificial
Os chatbots, popularmente conhecidos
como assistentes virtuais, tendem a dominar o mercado de telefonia em 2019. As
empresas estão notando que não faz mais sentido designar colaboradores a
execução de tarefas simples como um atendimento básico ao cliente.
Com a maioria das pessoas tendo
acesso mais facilitado a banda larga fixa e móvel com altas velocidades de
internet, fica muito fácil automatizar o atendimento em questões triviais como
tiragem de dúvidas, tutoriais de procedimentos simples, checagem básica de
informações, etc.
E claro, além de automatizar o
atendimento nas centrais telefônicas, a ideia também visa potencializar o
atendimento virtual. Com o início da implantação do 5G em 2019, as velocidades
de conexão devem ser absurdamente velozes e isso traz a possibilidade de
atendimento por meio de redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea.
O uso da inteligência artificial é
essencial para a criação de chatbots e também para a automatização de outros
serviços através da construção de sistemas funcionais e interativos. O serviço
tende a otimizar a experiência do cliente e pode aumentar a produtividade de
seus colaboradores em tarefas mais complexas no cotidiano de trabalho.
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