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Decon autua supermercado em Maracanaú por vender produtos com preços diferentes na prateleira e no caixa

  O Ministério Público do Ceará, por meio da Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Maracanaú (Decon Maracanaú), autuou, na última quinta-feira (28/08), o supermercado Mix Mateus, em Maracanaú, por comercializar produtos com preços divergentes na prateleira e no caixa e por ofertar produtos em promoção com data de validade inferior a 10 dias, sem informar aos consumidores. Além disso, o estabelecimento não enviou as reclamações registradas em livro próprio ao Decon, e não afixou cartaz acerca da proibição de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, descumprindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as Leis Estaduais nº 16.074/16; 17.480/21 e 18.878/24. A empresa tem até 20 dias para apresentar defesa junto ao Decon. As divergências foram constatadas durante fiscalização do órgão, que comparou os preços dos produtos nas prateleiras com os apresentados nos caixas do supermercado. Um pote de maionese, por exemplo, esta...

Jornalismo de Dados: A importância do Microcrédito para os novos "empreendedores forçados pelo desemprego"


A recessão econômica brasileira gerou um contingente de pessoas desocupadas no país. A trajetória de aumento na taxa de desemprego iniciou no 1º trimestre de 2015 com valor de 7,5% e alcançou no mesmo período de 2017, 13,7% atingindo, assim, 14,2 milhões de brasileiros. 

Localmente, o Nordeste foi a região que mais apresentou perdas de empregos com taxas de 16,3%, ou seja, 4,1 milhões de desempregados. Na região, assim como no país, as mulheres foram as que mais sofreram com desemprego, alcançando taxas de 15,8% no Brasil e 18,7% no nordeste  ( Gráfico interativo, clicar para visualizar dados do Brasil, por Regiões e por Gênero).



Nesse contexto, o empreendedorismo foi uma opção para muito brasileiros e brasileiras como forma de geração de renda. O Microcrédito teve papel importante  no impulsionamento desses novos empreendedores, ao financiar pequenos empreendimentos, assim como proporcionar condições necessárias às pessoas que não possuem quase nenhum recurso financeiro para começar o seu próprio negócio. 

Dessa forma, notou-se durante o período de acentuação do desemprego, no ano de 2017, uma maior procura  pelo termo "Crediamigo" (Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste) no site de buscas da empresas google. O que  indica maior interesse em conhecer essa modalidade de crédito, provavelmente por ela  ser voltada a micro e pequenos negócios com valor baixo de investimento inicial.

Essa procura pelo termo, também pode ser explicada pelo Crediamigo ser considerado o maior programa de microcrédito do Brasil e da América do Sul, logo o mais conhecido. Somado a sua forte  atuação entre grupos em que as taxas de desemprego foram as mais altas: no Nordeste e no público feminino.




A importância do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo, pode ser notada pelos números de clientes atendidos somando 5,2 milhões de brasileiros entre os anos de 1997 e 2017, deste 95% foram nordestinos e 29% cearenses.



Seu objetivo de fornecer uma alternativa viável de crédito e impulsionar pequenos negócios de pessoas com baixa renda na zona urbana é atendido quando a maioria de seus clientes têm renda familiar mensal de no máximo R$ 1.000 e pouca instrução ( 51%  ganham até R$ 1.000 e 50% têm instrução até o ensino fundamental).  Uma outra característica  interessante de salientar é que a maioria dos clientes são mulheres, 67%, e a maioria dos empréstimos, 60%, são de valores até R$ 2.000. 



Assim,  nota-se o papel fundamental dessa modalidade de crédito no período de recessão econômica no Brasil, pois muitos brasileiros desempregados que apostaram no empreendedorismo para manter o sustento das suas famílias tiveram como suporte esses programas de microcréditos como o Crediamigo.


Reportagem e Edição: Marcellus Rocha
Dados, Gráficos e Análise:  Camilla Santos




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