O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento da cadela Iara, integrante da Companhia de Busca com Cães, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (15/01), durante o deslocamento para uma operação no interior do estado do Maranhão. Iara passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão. Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações. De origem inesperada e raça inicialmente desconhecida, Iara rapidamente se destacou pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Ao longo de sua trajetória operacional, participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações, a exemplo da atuação em Mossoró, contribuiu diretamente para a localização de vítimas e entrou para a história da corporação ao se tornar a primeira cadela da raça Braco Ale...
Pai de criança com autismo cria aplicativo para auxiliar no desenvolvimento de jovens diagnosticados com o transtorno
Na próxima terça-feira, 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A tecnologia é uma grande aliada para o desenvolvimento de pessoas com autismo e foi pensando nisso que Ronaldo Cohin, de 35 anos, estudante de Ciência da Computação na Universidade Vila Velha, no Espírito Santo, e pai de um menino de cinco anos diagnosticado com a condição, resolveu apostar no desenvolvimento do aplicativo JADE para auxiliar crianças com o transtorno.
A plataforma é um jogo lúdico para as crianças. Enquanto os jovens se divertem, o aplicativo coleta dados que são rapidamente convertidos em relatórios específicos de comportamento, que indica um prognóstico do paciente além de medir o desempenho da criança em determinados espaços de tempo. Esses relatórios podem ser usados diretamente por médicos e terapeutas para analisar o desenvolvimento dessas crianças.
A ideia para a criação do JADE veio de um professor de Ronaldo, que usou da sua experiência como pai de uma criança com autismo e de imersões feitas na Apae para elaborar o conceito do aplicativo. Com isso, a solução foi indicada para participar do Campus Mobile, programa realizado pelo Instituto NET Claro Embratel, que tem o objetivo de identificar, estimular a formação de talentos universitários para atuação de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel, além de contribuir para o desenvolvimento social do Brasil.
Durante o processo do Campus Mobile, o Instituto NET Claro Embratel e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da Universidade de São Paulo auxiliaram na construção do aplicativo, que foi vencedor da categoria de Facilidades do programa.
O aplicativo foi premiado com uma quantia em dinheiro e uma viagem para aprimorar seu projeto no Vale do Silício (CA), nos Estados Unidos, que contou com imersão nas principais empresas de tecnologia da região, como o Google, Facebook, Twitter e até mesmo na Universidade de Stanford.
O JADE chega a 16 mil usuários, e tem uma média mensal de 2.750 downloads por mês. Apenas 33% dos usuários do Jade estão no Brasil, todos os países da América possuem usuários do Jade além de boa parte dos países da Europa.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.