Pular para o conteúdo principal

Agenda da semana - Programa Fortaleza Solidária será lançado na FIEC


O evento ocorre nesta segunda-feira (29/04), às 18h30, com a presença de ONGs parceiras e voluntários  

Para estimular o voluntariado na cidade de Fortaleza, será realizado nesta segunda-feira (29/04), às 18h30, no auditório da FIEC, o lançamento do Programa Fortaleza Solidária. Inspirado em uma plataforma que já funciona em outras cidades, como Recife, o Fortaleza Solidária busca conectar Organizações Não Governamentais (ONGs) e voluntários para construção de uma rede de solidariedade. O Programa tem apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza.

A iniciativa, que promete alavancar os números de voluntariado e ações solidárias na Capital cearense, cruza os dados dos que querem ser voluntários, mas não sabem como, com os das ONGs que precisam de mão de obra, mas não sabem onde encontrar voluntários. O Fortaleza Solidária é um movimento local, interligado ao Transforma Brasil, que tem como visão transformar o Brasil por intermédio do voluntariado e do engajamento cívico.

Durante o evento será apresentada uma nova plataforma, na qual organizações e voluntários poderão cadastrar seus perfis, indicando áreas de atuações, disponibilidade de tempo do voluntariado e das necessidades das ONGs. A ideia do Fortaleza Solidária é criar uma rede que envolva o poder público, a iniciativa privada e, principalmente, o terceiro setor. O objetivo é induzir e estimular a solidariedade em Fortaleza.

Transformação social
O empreendedor social Fábio Silva, parceiro da atividade, lembra que é papel de cada um implementar a mudança social. "O Programa Fortaleza Solidária é mais do que doar a quem precisa. É, também, transformar o coração de quem doa. Queremos, por meio de uma plataforma de engajamento, realizar a conexão entre pessoas e instituições que desejam, juntas, causar impacto positivo, nas comunidades, nos bairros, nas cidades e em todo o nosso País", enfatiza.

De acordo com o World Giving Index (WGI 2017), estudo feito pela Charities Aid Foundation (CAF) em 139 países, o Brasil fica em 75º lugar no ranking da solidariedade. Apenas quatro em cada 100 brasileiros desempenham algum tipo de trabalho voluntário. Já segundo a pesquisa Outras Formas de Trabalho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2017), há 7,4 milhões de voluntários em uma população de 208 milhões de pessoas.

Serviço
Apresentação do Programa Fortaleza Solidária
Data: Segunda-feira (29/04)
Hora: 18h30
Local: Auditório da FIEC (Avenida Barão de Studart, 1980 - Aldeota)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…