UFC inaugura piso intertravado no Campus do Pici fabricado com materiais sustentáveis Terça, 04 Novembro 2025 12:00 Escrito por Comunicação de Gestão O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, ao lado de outras autoridades acadêmicas, participou de evento de inauguração oficial de piso intertravado para pavimentação urbana na manhã dessa segunda-feira (3). O trecho experimental de 175 metros quadrados , com 25 metros de comprimento por 7 metros de largura, está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, em via de acesso próxima ao Departamento de Geologia e ao Instituto de Cultura e Arte (ICA). O projeto envolveu uma iniciativa de cooperação científica internacional entre Brasil e Portugal, e parcerias com empresas privadas do setor de construção civil (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa) O pavimento foi desenvolvido por meio de uma pesquisa conjunta de estudiosos da UFC dos Programas de...
O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique, na sede do Poder Legislativo, nesta terça-feira, 16. O tema do encontro foi o potencial socioeconômico do Centro da Capital cearense e a possibilidade de mudança da CMFor do bairro Luciano Cavalcante para um prédio na Praça José de Alencar, o antigo Lord Hotel, hoje uma propriedade do Governo do Estado.
O empresário, um dos maiores defensores da requalificação do bairro, lembra que a ideia foi plantada e debatida na gestão do ex-presidente da CMFor e, hoje, deputado estadual, Salmito Filho, com o apoio da Ação Novo Centro e da CDL. A discussão voltou à pauta após Antônio Henrique anunciar em uma reunião na CDL, em fevereiro, que as tratativas para a nova sede da Câmara estariam avançadas.
Assis defendeu a importância dessa mudança pela importância que o Centro tem para Fortaleza e para o Ceará. Segundo o dirigente, o bairro é responsável por 11% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) arrecadado pelo Governo do Estado.
“Se fosse um Município, o Centro só perderia para Fortaleza. Além disso, as lojas do bairro empregam 64 mil pessoas, um grande shopping a céu aberto onde se encontra de tudo, e ainda há 28 mil fortalezenses morando na região. Por tudo isso, nada mais justo que a Câmara, a Casa do Povo, ir onde o povo está”, defende.
Antônio Henrique explicou que, ainda não pode anunciar, mas estão sendo estudados modelos viáveis economicamente para fazer a mudança da Câmara. Uma parceria com a iniciativa privada está sendo analisada.
Natal Luz
Aproveitando a reunião, Assis Cavalcante, que também é coordenador-geral do Ceará Natal de Luz, apresentou para o presidente da CMFor o impacto do maior evento natalino do Norte e Nordeste para a cidade de Fortaleza. A Câmara Municipal tem, ao longo dos anos, apoiado a iniciativa e participado da divulgação do projeto, realizado e idealizado pela CDL de Fortaleza e Instituto CDL.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.