As fortes chuvas que que caíram no final da tarde de hoje (29) deixaram a capital paulista em estado de atenção para alagamentos. Em razão das chuvas, um alerta da Defesa Civil foi encaminhado aos celulares de moradores da cidade de São Paulo. Por volta das 19h, mais de 31,6 mil imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo, segundo balanço divulgado pela concessionária Enel. Desse total, 26,3 mil imóveis eram da cidade de São Paulo, 2,6 mil de Cotia e outros 1,1 mil da cidade de Juquitiba. Além das chuvas, algumas regiões da capital registraram fortes ventos, que provocaram quedas de árvores. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, as maiores rajadas de vento foram identificadas nas regiões de Santana e na barragem Guarapiranga, onde a velocidade dos ventos alcançaram entre 30,5 km/h e 34,5 km/h. Por volta das 19h, mais de 31,6 mil imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo, segundo balanço divulgado pela concess...
Hospital obtém autorização do Ministério da Saúde para a realização do procedimento e passa a atender também demandas de outros estados
O transplante, um dos procedimentos mais delicados e decisivos para salvar vidas, será destaque na rede Hapvida, ao longo de 2019. A instituição obteve autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de rins e medula no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza (CE). O sucesso dos procedimentos, a alta qualificação da equipe técnica e a infraestrutura adequada devem aumentar as demandas também de outros estados brasileiros como Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Frente à alta procura por procedimentos após a indicação do Ministério da Saúde, o hospital incrementou sua equipe especializada nesse segmento que já conta com quatro médicos que lideram o corpo clínico, composto também por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros. "Todos os pacientes que têm o plano Hapvida e que são assistidos pela rede estão sendo encaminhados para as consultas e para o transplante aqui em Fortaleza. Aqui eles são avaliados e submetidos ao procedimento", afirma o responsável técnico do hospital, Dr. Emmerson Eulálio, hematologista e especialista em transplantes.
O preparo técnico e o suporte garantido pela unidade têm colocado o Antônio Prudente como uma unidade de referência em transplantes. Entre os procedimentos iniciados está o de medula óssea autólogo, que é realizado com a doação da medula do próprio paciente. A previsão é de que sejam realizados cerca de 24 transplantes deste tipo em 2019, o que representaria um aumento de 35% no número total de operações no Ceará. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o estado realizou 68 transplantes de medula óssea autólogo em 2018.
Apenas nove estados realizam este transplante no Brasil, sendo que nenhum é da região Norte e apenas dois deles estão localizados no Nordeste (Pernambuco e Ceará). O Hospital Antônio Prudente surge como uma nova alternativa para a redução da fila de espera, podendo, inclusive, atuar na rede de hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a requerimento e encaminhamento da Secretaria de Saúde de cada estado.
Já o transplante de rim é acessível em 21 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O médico Jansen Gomes, cirurgião e especialista em transplantes renais do Hapvida, explica que o Hospital Antônio Prudente pretende ampliar as formas de realização dos transplantes. “Até aqui, as cirurgias têm sido feitas com os doadores vivos, mas a tendência é que passemos a fazer, em breve, transplantes de doadores já falecidos. Em linhas gerais, a nossa determinação é ampliar o número de transplantes, independentemente do tipo de doador. Na rede privada de Fortaleza, o Antônio Prudente está entre os três que realizam esse tipo de procedimento”, esclarece o médico.
A previsão é de que cerca de 20 transplantes de rim sejam feitos por ano no hospital, o que representaria um aumento de 9% no total de procedimentos realizados no Ceará. Segundo dados da ABTO, em 2018 foram feitos 220 transplantes de rim, sendo 11 a partir de doadores vivos e 209 de doares falecidos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.