De acordo com o balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (13), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Fortaleza tem 22 pontos próprios para balneabilidade. A maior parte dos trechos disponíveis para o lazer da população se concentra no setor leste da Capital, composto pelas praias do Futuro, Abreulândia, Sabiaguaba, Caça e Pesca e Titanzinho, que conta com 12 trechos próprios para banho. Enquanto no setor centro, banhados pelas águas das praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, conta com sete (07) trechos adequados para banho neste fim de semana, e o setor oeste, que compreende as praias da Leste, da Colônia, do Pirambu e da Barra do Ceará, tem três (03) locais próprios. Veja quais são: Leste Praia da Caça e Pesca – Na altura da rua Germiniano Jurema. Praia do Futuro – Na altura da Capela de Santa Terezinha. Próximo ao Posto Guarda-vidas Praia do Futuro – Na altura da rua Embratel. Próximo ao Posto Guarda-vidas 08. Praia do Futuro – Na altura da rua Francisco Mon
Hospital obtém autorização do Ministério da Saúde para a realização do procedimento e passa a atender também demandas de outros estados
O transplante, um dos procedimentos mais delicados e decisivos para salvar vidas, será destaque na rede Hapvida, ao longo de 2019. A instituição obteve autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de rins e medula no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza (CE). O sucesso dos procedimentos, a alta qualificação da equipe técnica e a infraestrutura adequada devem aumentar as demandas também de outros estados brasileiros como Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Frente à alta procura por procedimentos após a indicação do Ministério da Saúde, o hospital incrementou sua equipe especializada nesse segmento que já conta com quatro médicos que lideram o corpo clínico, composto também por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros. "Todos os pacientes que têm o plano Hapvida e que são assistidos pela rede estão sendo encaminhados para as consultas e para o transplante aqui em Fortaleza. Aqui eles são avaliados e submetidos ao procedimento", afirma o responsável técnico do hospital, Dr. Emmerson Eulálio, hematologista e especialista em transplantes.
O preparo técnico e o suporte garantido pela unidade têm colocado o Antônio Prudente como uma unidade de referência em transplantes. Entre os procedimentos iniciados está o de medula óssea autólogo, que é realizado com a doação da medula do próprio paciente. A previsão é de que sejam realizados cerca de 24 transplantes deste tipo em 2019, o que representaria um aumento de 35% no número total de operações no Ceará. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o estado realizou 68 transplantes de medula óssea autólogo em 2018.
Apenas nove estados realizam este transplante no Brasil, sendo que nenhum é da região Norte e apenas dois deles estão localizados no Nordeste (Pernambuco e Ceará). O Hospital Antônio Prudente surge como uma nova alternativa para a redução da fila de espera, podendo, inclusive, atuar na rede de hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a requerimento e encaminhamento da Secretaria de Saúde de cada estado.
Já o transplante de rim é acessível em 21 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O médico Jansen Gomes, cirurgião e especialista em transplantes renais do Hapvida, explica que o Hospital Antônio Prudente pretende ampliar as formas de realização dos transplantes. “Até aqui, as cirurgias têm sido feitas com os doadores vivos, mas a tendência é que passemos a fazer, em breve, transplantes de doadores já falecidos. Em linhas gerais, a nossa determinação é ampliar o número de transplantes, independentemente do tipo de doador. Na rede privada de Fortaleza, o Antônio Prudente está entre os três que realizam esse tipo de procedimento”, esclarece o médico.
A previsão é de que cerca de 20 transplantes de rim sejam feitos por ano no hospital, o que representaria um aumento de 9% no total de procedimentos realizados no Ceará. Segundo dados da ABTO, em 2018 foram feitos 220 transplantes de rim, sendo 11 a partir de doadores vivos e 209 de doares falecidos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.