Pular para o conteúdo principal

Ministro Kassio Nunes Marques destaca trabalho da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026

  Ministro Kassio Nunes Marques destaca trabalho da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026 Presidente do TSE cita desafios climáticos, logística e fiscalização da propaganda eleitoral 29/09/2026 22:56 Compartilhar página por e-mail Compartilhar pagina via Facebook Compartilhar página no WhatsApp Durante a sessão plenária desta terça-feira (29), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro K a ssio Nunes Marques, falou sobre o trabalho da Justiça Eleitoral para a realização das Eleições 2026. A quatro dias do 1º turno, ele informou que mais de 90% das urnas estão preparadas e parte delas foi levada aos locais de votação. “Muitas, inclusive, já chegaram ao seu destino, concretizando um árduo trabalho de distribuição”, afirmou.   Entre os desafios para o pleito, o ministro citou que as condições climáticas em um país de dimensões continentais impuseram a necessidade de o TSE cri ar um grupo específico sobre o tema e a Sala Nacional de Situação Climática , q...

OAB Ceará - *Em busca de melhorias, relatório de funcionamento da Sejud Crajubar é apresentado ao TJCE


A OAB Ceará apresentou ao Tribunal de Justiça um relatório feito pelas Subsecções de Juazeiro do Norte e Crato, sobre o funcionamento da Secretaria Judiciária Regional das Comarcas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha – Sejud Crajubar.

A reunião aconteceu na sede do Tribunal de Justiça e contou com a presença do presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas e os Conselheiros Estaduais Thiago Morais, Everardo Lucena e Mariana Pedrosa e o superintendente do TJ na área judiciária, Nilsiton Aragão.

Mariana Pedrosa apresentou o relatório, no qual constam as principais dificuldades encontradas pela advocacia na Sejud Crajubar, que são: Demora na comunicação entre Sejud e Central de Mandados para o cumprimento do Alvará de Soltura, que está demorando, em média, 8 dias; demora na distribuição dos Inquéritos Policiais (mais de oito dias); na confecção de Alvarás para levantamento de valores (mais de 30 dias); na intimação e notificação; na realização de expedientes ordinários; deficiência da definição dos critérios objetivos para os expedientes urgentes; Ausência de intimação e citação da Fazenda Pública Estadual pelo painel eletrônico; ausência de respostas aos e-mails encaminhados para a Secretária, ou seja, o canal de comunicação está sendo ineficiente. Além disso, o relatório aponta que o quadro de horário é deficitário e que há sobrecarga de trabalho aos servidores, gerando consequentemente, demora na prestação de serviço.

O documento apresentado ao Tribunal de Justiça também apresentou sugestões que promovam melhorias, como por exemplo: Incluir no Portal e-SAJ uma movimentação, identificando que o processo se encontra na Sejud; orientar aos (s) Magistrado (os) que as decisões proferidas tenham força de mandado; ampliar os critérios para definição das diligências de urgência; disponibilizar um link no e-SAJ, dentro de cada processo em que o (a) advogado (a), possa entrar em contato diretamente com a SEJUD; disponibilizar ao (a) advogados (as) a posição na fila de processos que se encontra disponível no sistema interno da secretaria; integrar o e-SAJ ao sistema dos presídios, permitindo um canal direto sem a necessidade encaminhamentos de alvará por oficial de justiça; criar um painel de comunicação com as delegacias de polícia; implantação de inteligência artificial e/ou automação para a realização de algumas diligências; registro no processo dos (as) advogados (as) que acessaram os autos; atendimento presencial ao advogado, através de um funcionário que possua acesso ao sistema e consiga passar informações precisas e concretas.
   
A Conselheira Estadual da OAB Ceará, Mariana Pedrosa, explicou que o relatório entregue ao Tribunal de Justiça foi proveniente da audiência pública realizada na Subsecção de Juazeiro do Norte, no dia 29 de abril, com o objetivo de identificar os problemas mais recorrentes no funcionamento da Sejud e também dar sugestões de melhoramento da prestação jurisdicional. “Fomos muito bem recebidos e nossas demandas foram acolhidas. Entendo que foi um momento positivo e agora podemos aguardar pelo andamento efetivo da Sejud Crajubar”, concluiu.

Segundo o superintendente na área judiciária, Nilsiton Aragão, alguns indicadores que já haviam sido apontados em reuniões anteriores, foram confirmados agora, como: A necessidade de aprimoramento de força de trabalho e da central de atendimento para atender, efetivamente, as informações que são necessárias. “Já tivemos reforço de estagiário e está sendo avaliada a contratação de alguns terceirizados para executarem serviços que não são próprios de servidores. Além disso, estamos vendo a possível criação de um grupo de trabalho remoto ou por tele trabalho para atuar nas filas da Sejud. Essas são soluções imediatas até que a solução definitiva saia, que é um acordo de remoção, que só irá acontecer próximo a conclusão do concurso de servidor que está em andamento”, explicou.

O diálogo entre a OAB Ceará e Tribunal de Justiça tem sido permanente, visando o aprimoramento do trabalho na Sejud e o melhoramento da prestação jurisdicional. Desde janeiro, inúmeras reuniões já foram realizadas, buscando esclarecimentos e apresentando sugestões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*