Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...
A maior festa de Santo Antônio do mundo teve sua abertura oficial realizada nesse domingo, 2, em Barbalha. O evento atraiu centenas de milhares de pessoas para acompanhar a diversa programação, que começou com missa solene e culminou com o Cortejo do Pau da Bandeira. Os festejos continuam e, para esta segunda-feira, 3, depois da Trezena, quermesses e música. No Largo da Matriz, apresentam-se Samba de Mesa Cariri, Grupo Sambar, PC e Nosso Samba. No Parque da Cidade, também a partir das 20 horas, Forró do Mourão, com Tico Raimundo.
Logo cedo, na manhã ensolarada de domingo, os grupos folclóricos já chamavam a atenção da população e visitantes, precedendo a celebração eucarística que marca, oficialmente, a abertura da festa. A Igreja Matriz, lotada de fiéis, também vira palco para manifestações culturais, com a presença dos Penitentes, Incelências, Pau Mirim, dentre outros, e a bênção da Bandeira de Santo Antônio.
Em seguida, as ruas do Centro Histórico são tomadas pelas manifestações culturais. À tarde, em três pontos da cidade, artistas animam os presentes, enquanto o mastro, um angico de 26 metros e quase duas toneladas, rumava ao seu ponto final, nos braços dos carregadores. O dia se encerrou com festa popular no Parque da Cidade, onde se apresentaram artistas regionais e nacionais.
Como sempre ocorre, no sábado que antecede o Dia do Pau da Bandeira, Barbalha já vive um grande momento com a Noite das Solteironas. Este ano, em sua 20ª edição, trouxe para o Largo da Matriz muitas novidades para os interessados em um bom casamento, como um doce elaborado a partir do angico (árvore de onde foi extraído o mastro da Bandeira de Santo Antônio). A iguaria foi oferecida como “tiro certo” para sair do caritó. A Noite das Solteironas encerrou-se regada a muito forró.
A festa de Santo Antônio é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), contando, ainda, com o apoio da iniciativa privada, através da Enel e Farmace, bem como dos Governos Federal e Estadual, por meio das Leis de Incentivo à Cultura. A programação se estende até o dia 13 de junho.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.