O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante a Cúpula do Mercosul , em Foz do Iguaçu, que enfrentar o crime organizado deve ser uma das prioridades do bloco, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, não importando o perfil político dos governos dos países. Ele citou que o enfraquecimento das instituições democráticas é um dos problemas que abre caminho para atividades ilícitas. O presidente também citou uma série de ações em curso entre os países sul-americanos. "A segurança pública é um direito do cidadão e um dever do Estado, independentemente de ideologia. O Mercosul demonstrou disposição de enfrentar as redes criminosas de forma conjunta. Há mais de uma década, criamos uma instância de autoridades especializadas em políticas contra as drogas. Neste semestre, assinamos um acordo contra o tráfico de pessoas. Criamos uma comissão para implementar uma estratégia comum contra o crime organizado transnacional. Instituímos um gru...
A Semana do Migrante, que contou com programação em Fortaleza e no Crato, teve início no sábado (15), com o Arraiá do Migrante, no Centro Magis Inaciano da Juventude, onde foram realizadas apresentações artísticas, venda de comidas típicas e arrecadação de alimentos não perecíveis. No domingo (16), a Paróquia do Cristo Rei celebrou missa ecumênica. Terça (18) e quarta (19) foram os dias do Seminário de Migração e Refúgio, realizado no Crato (CE). Com o intuito de acolher e orientar migrantes de diferentes países, a exemplo da Venezuela, de Angola e de Guiné Bissau, o evento tem encerramento com Dia de Ação Social, neste domingo (23).
O Dia de Ação Social contará com atendimento jurídico voltado para retirada de documentos, orientações sobre migração e direitos trabalhistas. No espaço médico, profissionais realizarão consultas, aferição de pressão arterial, medição de glicose e atendimentos voltados para a saúde bucal. Os migrantes serão atendidos também com corte de cabelo e manicure, no espaço estético, e contarão com massoterapia e reiki, no espaço holístico. Outro espaço é o de empreendedorismo, onde serão dadas dicas de entrevistas e uma oficina de oratória. Um espaço cultural também será montado com informações sobre Fortaleza, os principais pontos da cidade e telefones importantes. Além disso, um espaço lúdico será voltado para crianças.
Ajudar para acolher
Como destacam os responsáveis pelo evento, o acolhimento e as atividades humanitárias evidenciam duas questões: a valorização das semelhanças entre povos acima das diferenças e o compartilhamento da riqueza cultural entre as nações. Vindas de outros países, alguns em conflito, em busca de uma vida melhor, as famílias de migrantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social e, por isso, buscam refúgio no Brasil. Conforme dados da Pastoral do Migrante, o grupo já soma mais de mil pessoas, somente no Ceará.
Pastoral do Migrante
Com mais de duas décadas atuando frente aos serviços de assistência, a Pastoral do Migrante organizou uma agenda com trabalhos continuados de atendimentos por livre demanda, sendo registrados pedidos de auxílio de amparo, moradia e alimentação. Também existem denúncias de exploração no mercado de trabalho.
Com mais de duas décadas atuando frente aos serviços de assistência, a Pastoral do Migrante organizou uma agenda com trabalhos continuados de atendimentos por livre demanda, sendo registrados pedidos de auxílio de amparo, moradia e alimentação. Também existem denúncias de exploração no mercado de trabalho.
As doações de alimentos não perecíveis tiveram início em maio e seguem até o domingo (23), durante os horários das missas, na Paróquia do Cristo Rei. Depois dessa data, podem ser realizadas no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja.
SERVIÇO:
Ação Social e Missa de Encerramento
Data: 23 de junho de 2019
Horário: a partir das 14h
Local: Paróquia Nossa Senhora das Dores (Praça Farias Brito, 1. Farias Brito)
Doações
(a partir do dia 24 de junho)
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Local: Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Av. Dom Manuel, 339. Centro)
Fone: (85) 3388 8726
Realização:
Pastoral do Migrante, Centro Magis Inaciano da Juventude, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Paróquia do Cristo Rei, Magis Brasil, Irmãs Scalabrinianas, Província Franciscana de S. Antônio do Brasil e Jesuítas Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.