O Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), deflagrou na manhã desta quinta-feira (04/12) as operações “Embrionária” e “Ecos da Penumbra” para aprofundar investigações de agentes de segurança pública suspeitos de extorsão, tortura, associação criminosa armada, abuso de autoridade e invasões ilegais de domicílio. As duas ações cumpriram mandados de busca e apreensão em Fortaleza e as investigações estão em segredo de justiça. Embrionária Essa operação foi deflagrada pelo Nuinc do MP do Ceará em conjunto com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), com o Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil, bem como com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Comando Tático Motorizado (Cotam), ambos da Polícia Militar. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal na cidade de Fortaleza para aprofundar indícios da atuação de uma associação cr...
No Ceará, segundo dados do Portal do Empreendedor, o número de pessoas que apostam no próprio negócio é de 260 mil
O governo deve excluir, a partir de janeiro de 2020, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), plataforma que reúne informações de empresa e funcionários. A promessa é que até setembro deste ano, as novidades do novo programa que deve comportar essas informações sejam lançadas com a promessa de ser mais simples.
Os MEI (Microempreendedor Individual) – que hoje já somam mais de 8 milhões em todo país; sendo 260 mil somente no Ceará – inscritos na plataforma, bem como as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte devem ser impactados com a medida. No entanto, essas empresas possuem o tratamento diferenciado.
Estes empreendedores poderão fazer o uso de um ambiente disponível já simplificado para prestar suas informações. “Entre as ferramentas disponíveis neste novo sistema diferenciado que os MEIs poderão acessar estão admissão de empregado, folha de pagamento, férias, desligamento, tudo com automatizações e simplificações que permitirão a qualquer um executar rotinas trabalhistas que antes eram restritas a grandes empresas ou escritórios de contabilidade”, explica o contador Marcos Sá.
Na avaliação do contador, o atual eSocial gera transtornos para empresas. “Ainda tem muita gente que tem dificuldade de se acostumar com o sistema”, diz. “Esperamos que o Governo unifique todos os cadastros, e a simplificação seria mais fácil para esses jovens empreendedores e empreendedoras que estão depositando esforço e sonhos no seu próprio negócio”, finaliza.
Novos empreendedores
Ser dono do próprio negócio é um sonho antigo para uma grande parcela da população. Seja por opção ou necessidades de se tornarem patrões de si mesmos, o fato é que o número de desempregado, que castiga mais de 13 milhões de brasileiros, segundo constata o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contribui para a elevação do contingente desse cenário. A maior concentração de MEIs aparece na faixa etária dos 31 aos 40 anos, que repercute em mais de 2,5 milhões de pessoas — ou 31% do total.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.