Milhares de pessoas acordaram cedo neste domingo de carnaval (15) para participar da folia do bloco Divinas Tretas, que se concentrou, mas não saiu, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O Divina Tretas é um dos 55 blocos corresponsáveis pela alegria neste dia ensolarado e quente dos cariocas. O coletivo deriva do antigo bloco Toco-Xona, o primeiro bloco LGBTQIA+ da cidade do Rio de Janeiro , criado em 2007 e renomeado em 2022, após a pandemia de covid-19. A programação musical, tocada ao vivo e nos intervalos, tenta dar conta da pluralidade de ritmos brasileiros com samba, axé, piseiro e pitadas de rock em meio à cena pop. “São músicas que levantam a galera”, explica a cantora e multi-instrumentista Karol Gomes, que se apresenta com tamborim e microfone na banda do bloco. “Tocamos músicas que o público gosta, de divas internacionais e divas brasileiras, em que vestimos a roupinha da gente”, acrescenta Thaissa Zin, produtora executiva do Divinas Tretas. Fol...
O curta “Grilhões”, realizado no PREAMAR Audiovisual 2017, está entre os 17 contemplados na Mostra Olhar do Ceará
Grilhões trata da relação de amizade entre uma criança de sete anos e um rapaz de 22, que cumpre regime aberto e por isso utiliza uma tornozeleira eletrônica. O Festival recebeu curtas de variados espaços de realização da capital e do interior, tanto de experientes produtoras locais como da experimentação universitária. A curadoria de curtas da Mostra Olhar do Ceará foi feita por Diego Benevides e Breno Reis, que integram a comissão da mostra de curtas-metragens.
Esta edição da Mostra Olhar do Ceará tem formato especial, contando, além da tradicional seleção de curtas-metragens, com uma competição de longas cearenses. Todas as sessões serão seguidas de debate com os realizadores.
Porto Iracema como “catalisador para novos artistas”
O Festival Cine Ceará é uma oportunidade de intercâmbio cultural entre cineastas e estudantes, promovendo a divulgação de novos talentos. Caso do estudante de história Lucas Inocêncio, que assina a direção de Grilhões. Até ano passado, ele conta que acompanhava o Festival como espectador e pela primeira vez participa de um festival como realizador, concorrendo a uma mostra, o que lhe abrirá possibilidades de compartilhar experiências.
Segundo ele, o Porto Iracema tem papel fundamental nessa nova etapa. Sua formação em audiovisual foi fortalecida no percurso de Som no Cinema da Escola. Aliás, toda a equipe técnica de Grilhões é composta por alunos dos Cursos Básicos de Audiovisual do Porto Iracema, com exceção do elenco e da função still, realizados em parceria com convidados.
“O Porto Iracema é uma escola que respira cinema e as artes como todo. Ver a minha pequena trajetória no cinema e ver o Porto Iracema das Artes como principal espaço de formação… Só tenho a agradecer aos profissionais que trabalham ali e penso como Porto Iracema é essencial para a nova geração de artistas em Fortaleza, como catalisador para novos e novas artistas”, diz Lucas.
Confira a ficha técnica de Grilhões
Direção: Lucas Inocêncio
Roteiro: Rafael Luan
Assistente de Direção: Leo Gadelha
Continuísta: Morfeu Gilson
Preparador de Elenco: Iago Barreto
Produção: Lia Mota e Larissa Caúla
Direção de Fotografia: Marcella Elias.
1º Assistente de Fotografia: Yuri Juatama
2º Assistente de Fotografia: Daniel Gonçalves
Direção de Arte: Djeyne Rudolf e Breno Oliveira
Som Direto: Kaio Anderson
Assistência de Som: Yuri Steindorfer e Cainan Bittecourt
Montagem: Thaisa Hellen e Morfeu Gilson
Mixagem e Desenho de Som: Érico Paiva (Sapão)
Elenco: Carlos Juan, Jorge Costa, Wilbert Santos
Still: Té Pinheiro e Jamille Costa
Correção de Cor: Petrus Cariry
Tutoria de Jane Malaquias
Sobre o PREAMAR
O programa do Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.
Sobre o Cine Ceará
O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Serviço
O quê: Filme realizado no Porto Iracema das Artes é selecionado em mostra do Cine Ceará
Quando: 29º Cine Ceará – De 30 de agosto a 06 de setembro
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, nº 81 – Praia de Iracema)
Gratuito
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.