Ações distintas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram, nesse sábado (7) e nesse domingo (8), no cumprimento de três mandados de prisão – um de sentença condenatória, uma preventiva e um de regressão de regime – em desfavor de três homens, de 49, 51 e 62 anos, suspeitos de crimes de homicídios e contravenção penal. As ações policiais, que fizeram parte da Operação Égide, ocorreram nos municípios de Campos Sales, Crato e Senador Pompeu, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 19 e 20 (AIS 19 e 20) do Estado. A operação realizada nesse domingo (8), resultou na localização e prisão de um homem, de 62 anos, com passagens por contravenção penal e lavagem ou ocultação de bens e valores. O alvo, que possuía um mandado de prisão por regressão de regime por crime de contravenção penal, foi localizado em uma via do município de Crato (AIS 19). Já no sábado (7), durante as ofensivas policiais, equipes da Delegacia Regional de Tauá encontraram um homem, de 51 anos, suspe...
O Conselho de Sentença da 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza sentenciou, no dia 14, o réu Douglas Gabriel Mota Nascimento (conhecido como Pará ou Neguim DG) à pena de 20 anos e cinco meses de reclusão (prisão inicialmente em regime fechado) pelo crime de homicídio, com motivação torpe, consistente na rivalidade de organização criminosa contra a vítima Francisco Wedson Abreu da Silva. O crime ocorreu em 09 de julho de 2018, na rua Três Corações do bairro Passaré.
A sentença atende a uma denúncia ajuizada, no dia 28/11/2018, pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O processo foi amparado pelo Projeto Tempo de Justiça e o resultado é fruto do trabalho da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, em conjunto com as Promotorias de Justiça do Júri.
De acordo com as investigações policiais, a vítima estava trabalhando, pintando o interior de uma casa, quando foi surpreendida pelo denunciado Douglas, um adolescente e uma terceira pessoa ainda não identificada, os quais falaram brevemente com Francisco Wedson. Quando ele deu as costas, foi alvo de disparos efetuados pelo denunciado, dois dos quais o atingiram. O denunciado Douglas recebia o apoio dos comparsas, sendo que, quando a vítima caiu ao chão, o adolescente ainda desferiu um ou mais golpes de pá de pedreiro nela.
A vítima, entretanto, ainda chegou a ser socorrida, mas, ao receber atendimento médico, não resistiu e faleceu em 16 de julho de 2018. Antes de morrer, contudo, a vítima conseguiu repassar a pelo menos um familiar a informação de que reconheceu o denunciado Douglas e o adolescente referido, mas que não teria identificado a terceira pessoa presente na cena do crime.
A motivação do crime foi torpe, consistente na rivalidade de organizações criminosas: de fato, o próprio denunciado Douglas, ao confessar o crime, afirmou que se deu em razão de suspeitarem que a vítima estaria repassando informações das ações da facção criminosa autodenominada Guardiões do Estado (GDE), no bairro Barroso, à qual o denunciando pertence, a membros da organização criminosa rival Comando Vermelho (CV).
Tempo de Justiça
O programa “Tempo de Justiça” é uma parceria entre Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, recebendo apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. O Comitê realiza reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento, com a finalidade de propor medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio do aumento da celeridade dos processos judiciais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.