Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir desta segunda-feira (1º/12), a linha 614 - Curió/Terminal Washington Soares/Messejana passará a adotar a nova nomenclatura 614 - Curió/Parque São Miguel/Messejana. A iniciativa atende ao pedido da comunidade do Parque São Miguel. A linha continuará operando com um veículo, realizando 12 viagens diariamente. A atualização visa representar de forma mais precisa as regiões atendidas pelo trajeto. Vale destacar que a linha passará pelas ruas Lourdes Vidal Alves e Nenen Arruda. A medida visa facilitar a identificação da linha pelos passageiros, garantindo mais clareza e alinhamento com a rota já praticada. O itinerário da linha pode ser identificado no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, disponível para Android e iOS. Locais atendidos pela linha 614 - Curió/Parque São Miguel/Messejana IDA - Ponto inicial: Rua Gerardo Lima Av. Prof. José Artur de Carvalho Rua José Bonfim Júnior Rua Ambrósio de Carvalho Rua Lourdes Vi...
O desenvolvimento de uma criança é composto por diversas fases. São nos primeiros anos de vida que elas aprimoram capacidades emocionais, cognitivas e comportamentais importantes para a fase adulta. Nesse período, a presença paterna é primordial para que esse desenvolvimento seja positivo e seguro. De acordo com a psicóloga do Hapvida, Ticiana Chaves, o pai deve se ater não só à educação do seu filho, mas à formação humana dele, oferecendo apoio emocional, conforto, segurança e a certeza de sua proteção.
Ela diz ainda que a participação ativa e o comprometimento do pai na criação de seus filhos geram benefícios incalculáveis. “Uma criança que tem um pai presente reforça o lado afetivo e carinhoso dela, além de ter uma figura para impor limites, regras, autoridade e dar orientações seguras. Dessa forma, a presença auxiliará para que a criança se torne um adulto firme, confiante, independente e que saberá se comportar nas diversas situações da vida”, disse.
A psicóloga ressalta que a presença do pai jamais poderá ser compensada por bens materiais. “Muitos acham que compensar com presentes a falta de tempo de estar junto ou até mesmo a ausência no dia a dia é uma boa alternativa, mas não é. Pelo contrário, é prejudicial”.
Entre as dicas apontadas pela psicóloga Ticiana Chaves aos pais que querem se fazer cada vez mais próximos no desenvolvimento de seus filhos, ela aponta a participação dele a partir do momento da descoberta da gestação. “É importante o pai se fazer presente desde a escolha do nome e, na medida do crescimento, participar do processo educativo, proporcionar espaço para o diálogo, além de dedicar momentos para atividades juntos. “Caso não tenha ambiente, é preciso criá-los usando a imaginação. A ausência nesse setor é um grande risco, pois a criança tenderá a ocupar essa ausência, muitas vezes, buscando referências não tão apropriadas para ela, o que pode gerar problemas e dificuldades na vida adulta”, explica.
Atividade física em família
Outra dica para aproximar pai e filho são as atividades ao ar livre, como exercícios físicos, por exemplo. O Hapvida oferece a assessoria gratuita de corrida e caminhada chamada Hapvida +1k. Nessa assessoria, qualquer pessoa pode participar, independente de ter ou não o plano de saúde Hapvida. “É preciso dedicar mais tempo para a atividade e o lazer, visando momentos de troca, de carinho e de atenção em ambientes saudáveis. É importante sempre compartilharem momentos”, finaliza a psicóloga. Para saber mais sobre o Hapvida +1k, é só entrar no site www.hapvida.com.br/mais1k e se cadastrar.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.