Pular para o conteúdo principal

Pai presente fortalece laços e proporciona desenvolvimento seguro



O desenvolvimento de uma criança é composto por diversas fases. São nos primeiros anos de vida que elas aprimoram capacidades emocionais, cognitivas e comportamentais importantes para a fase adulta. Nesse período, a presença paterna é primordial para que esse desenvolvimento seja positivo e seguro. De acordo com a psicóloga do Hapvida, Ticiana Chaves, o pai deve se ater não só à educação do seu filho, mas à formação humana dele, oferecendo apoio emocional, conforto, segurança e a certeza de sua proteção.
Ela diz ainda que a participação ativa e o comprometimento do pai na criação de seus filhos geram benefícios incalculáveis. “Uma criança que tem um pai presente reforça o lado afetivo e carinhoso dela, além de ter uma figura para impor limites, regras, autoridade e dar orientações seguras. Dessa forma, a presença auxiliará para que a criança se torne um adulto firme, confiante, independente e que saberá se comportar nas diversas situações da vida”, disse.
A psicóloga ressalta que a presença do pai jamais poderá ser compensada por bens materiais. “Muitos acham que compensar com presentes a falta de tempo de estar junto ou até mesmo a ausência no dia a dia é uma boa alternativa, mas não é. Pelo contrário, é prejudicial”.
Entre as dicas apontadas pela psicóloga Ticiana Chaves aos pais que querem se fazer cada vez mais próximos no desenvolvimento de seus filhos, ela aponta a participação dele a partir do momento da descoberta da gestação. “É importante o pai se fazer presente desde a escolha do nome e, na medida do crescimento, participar do processo educativo, proporcionar espaço para o diálogo, além de dedicar momentos para atividades juntos. “Caso não tenha ambiente, é preciso criá-los usando a imaginação. A ausência nesse setor é um grande risco, pois a criança tenderá a ocupar essa ausência, muitas vezes, buscando referências não tão apropriadas para ela, o que pode gerar problemas e dificuldades na vida adulta”, explica.
Atividade física em família

Outra dica para aproximar pai e filho são as atividades ao ar livre, como exercícios físicos, por exemplo. O Hapvida oferece a assessoria gratuita de corrida e caminhada chamada Hapvida +1k. Nessa assessoria, qualquer pessoa pode participar, independente de ter ou não o plano de saúde Hapvida. “É preciso dedicar mais tempo para a atividade e o lazer, visando momentos de troca, de carinho e de atenção em ambientes saudáveis. É importante sempre compartilharem momentos”, finaliza a psicóloga. Para saber mais sobre o Hapvida +1k, é só entrar no site www.hapvida.com.br/mais1k e se cadastrar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…