Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) feito recentemente aponta que o excesso de velocidade foi a infração de trânsito mais registrada nas rodovias federais do Ceará em 2025. Ao longo do ano, foram realizadas mais de 130 mil autuações por diferentes infrações nas BRs do estado, sendo que cerca de um terço desse total esteve relacionado ao desrespeito aos limites de velocidade, conduta que aumenta significativamente a gravidade dos acidentes e o risco de vítimas. Do total de 130.897 autuações registradas, 44.380 flagrantes foram por excesso de velocidade, o que corresponde a 33,9% das ocorrências . Na prática, isso significa que um em cada três registros esteve associado a essa infração , comportamento que reduz o tempo de reação do condutor e contribui diretamente para sinistros de trânsito mais graves. Velocidade e ultrapassagens: combinação de alto risco Outro dado que chama atenção no levantamento é o número d...
O desenvolvimento de uma criança é composto por diversas fases. São nos primeiros anos de vida que elas aprimoram capacidades emocionais, cognitivas e comportamentais importantes para a fase adulta. Nesse período, a presença paterna é primordial para que esse desenvolvimento seja positivo e seguro. De acordo com a psicóloga do Hapvida, Ticiana Chaves, o pai deve se ater não só à educação do seu filho, mas à formação humana dele, oferecendo apoio emocional, conforto, segurança e a certeza de sua proteção.
Ela diz ainda que a participação ativa e o comprometimento do pai na criação de seus filhos geram benefícios incalculáveis. “Uma criança que tem um pai presente reforça o lado afetivo e carinhoso dela, além de ter uma figura para impor limites, regras, autoridade e dar orientações seguras. Dessa forma, a presença auxiliará para que a criança se torne um adulto firme, confiante, independente e que saberá se comportar nas diversas situações da vida”, disse.
A psicóloga ressalta que a presença do pai jamais poderá ser compensada por bens materiais. “Muitos acham que compensar com presentes a falta de tempo de estar junto ou até mesmo a ausência no dia a dia é uma boa alternativa, mas não é. Pelo contrário, é prejudicial”.
Entre as dicas apontadas pela psicóloga Ticiana Chaves aos pais que querem se fazer cada vez mais próximos no desenvolvimento de seus filhos, ela aponta a participação dele a partir do momento da descoberta da gestação. “É importante o pai se fazer presente desde a escolha do nome e, na medida do crescimento, participar do processo educativo, proporcionar espaço para o diálogo, além de dedicar momentos para atividades juntos. “Caso não tenha ambiente, é preciso criá-los usando a imaginação. A ausência nesse setor é um grande risco, pois a criança tenderá a ocupar essa ausência, muitas vezes, buscando referências não tão apropriadas para ela, o que pode gerar problemas e dificuldades na vida adulta”, explica.
Atividade física em família
Outra dica para aproximar pai e filho são as atividades ao ar livre, como exercícios físicos, por exemplo. O Hapvida oferece a assessoria gratuita de corrida e caminhada chamada Hapvida +1k. Nessa assessoria, qualquer pessoa pode participar, independente de ter ou não o plano de saúde Hapvida. “É preciso dedicar mais tempo para a atividade e o lazer, visando momentos de troca, de carinho e de atenção em ambientes saudáveis. É importante sempre compartilharem momentos”, finaliza a psicóloga. Para saber mais sobre o Hapvida +1k, é só entrar no site www.hapvida.com.br/mais1k e se cadastrar.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.