Exame foi aplicado em todo o país, abrangendo 1.805 municípios, 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas de prova. Foto: Angelo Miguel/MEC Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,8 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, 73% participaram da prova neste domingo, 9 de novembro. O exame registrou aumento de 11% no número de inscrições em relação à última edição e de mais de 38% em relação a 2022. O balanço preliminar foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação deste domingo (9). O ministro anunciou que o gabarito do primeiro dia de prova será divulgado na quinta-feira (13). Camilo Santana ressaltou que o primeiro dia de prova do Enem ocorreu sem intercorrências significativas. “Todos os malotes foram entregu...
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (SBOT-CE) está promovendo neste mês de agosto a campanha "Bicicleta segura", que visa prevenir acidentes e informar a população sobre como usar a bicicleta com segurança.
Atualmente, a bicicleta tem sido uma alternativa aos veículos de transporte nas grandes cidades, além de ser amplamente utilizada em cidades praianas e no interior. Esse aumento de ciclistas levou também ao crescimento no número de internações de brasileiros que se envolveram em acidentes com bicicleta: só em 2016, 11.741 brasileiros foram internados, o que gerou um custo de mais de R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde.
A SBOT incentiva o ciclismo, que tem inúmeras vantagens, mas alerta que a prática deve ser feita com segurança, seguindo algumas recomendações como: uso de capacete, sinalização na roupa e na bicicleta. Confira abaixo todas as recomendações:
- Acessórios exigidos por lei: buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais da bicicleta
- Acessórios altamente recomendados, mas não obrigatórios: cotoveleira, joelheira e capacete
- Pedalar na calçada: só é permitido se houver sinalização autorizando o tráfego, caso contrário é preciso descer da bike e empurrá-la pela calçada
- Circulação na rua: o ciclista deve transitar perto das bordas da pista, sempre na mão dos carros, e nunca guiar de modo agressivo, por exemplo, no corredor dos carros ou costurando entre eles
- Respeitar o semáforo: o ciclista não deve passar no sinal vermelho
- Respeitar a sinalização: você também faz parte do trânsito
- Sinalizar através dos gestos manuais a sua intenção antes de executar as manobras
- Pedalar alcoolizado: pode resultar em multa e até prisão
Essas e outras dicas podem ser acompanhadas através do Instagram da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará: @sbotceara.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.