A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis brasileiro, com dois atletas chegando em finais importantes do circuito mundial. O carioca João Fonseca se garantiu na disputa do título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, enquanto a paulista Luísa Stefani se classificou para a decisão do WTA 500 de Tóquio, no Japão. Os torneios de nível 500, que dão 500 pontos aos campeões, são os de terceiro maior nível do circuito, tanto masculino como feminino, atrás apenas das competições nível 1000 e dos Grand Slams (que distribuem dois mil pontos ao vencedor) . É a primeira vez que João vai a final de um ATP 500. Luísa, por sua vez, terá pela frente a terceira decisão de um WTA 500 somente este ano, após títulos em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França, sempre com a húngara Timea Babos, com quem também venceu o SP Open (WTA 250 de São Paulo). Número 46 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), João encarou o espanhol Jaume Munar (42º...
Turismo estrangeiro: com grandes expectativas, Ceará deve entrar na rota dos europeus que tiram férias no período entre agosto e setembro
Na Europa, a época conhecida como alta estação acontece entre agosto e setembro, no mesmo período das férias escolares. É quando o frio finalmente dá uma trégua, fazendo com que sair de casa seja o que os europeu mais gostam de fazer. Durante esses dias, eles também ganham o mundo, conhecem novas culturas e cenários paradisíacos, com bastante sol, sombra e água fresca.
Apreciadores de belezas exuberantes, muitos se apaixonam pelo Ceará. O Estado apresentou uma crescente no volume de atividades turísticas no primeiro semestre do ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice atingiu 9,9%, que representa quase três vezes mais que a média do Brasil neste mesmo período, ainda segundo o levantamento.
Para atrair o público estrangeiro, diversos estabelecimentos da capital aguardam com ótimas expectativas o período. Um desses locais é o restaurante Jardim do Alchymist, especializado na gastronomia contemporânea. Com traços também da cultura italiana, a proposta do espaço é oferecer a experiência para os clientes desfrutarem um pouco da cozinha estrangeira com toques regionais.
“Nossa ideia é oferecer um pouco da regionalidade, sem perder o bom gosto das nossas raízes italianas. Para isso, o nosso espaço e arquitetura casam com uma proposta de bem-estar aos turistas estrangeiros. De todo montante de público que visita nossa casa, 30% são pessoas que residem em outro país e estão em Fortaleza como visitantes. Neste período de alta estação do turismo estrangeiro, a expectativa é de até 50% de crescimento desses visitantes”, destaca Cléa Girão, diretora do restaurante.
Outros estabelecimentos listados pelo site TripAdvisor – plataforma que fornece informações e opiniões relacionadas ao turismo – figuram na lista dos melhores locais com traços da cozinha europeia: Lô Restaurante, Casa Nostra, Marcel, Cantina Caravaggio, Mârques da Varjota, O Alemão, Bistro D’Europa, Cantina di Napoli e La France.
Jericoacoara
Na parte litorânea do Estado, Jericoacoara também se revela como um dos locais mais atrativos quando o assunto é turismo estrangeiro. Segundo o consultor turístico Júlio César Borges, entre agosto e início de novembro se estabelece o pico do turismo internacional, principalmente europeu. “Durante os meses de junho e julho, quem visita mais Jericoacoara é o público argentino, sul americano. Em agosto, setembro, até, mais ou menos, o início de novembro é o período do público europeu. No total, 80% franceses, 30% italianos e cerca de 20% vindos da inglaterra e outros países”.
O local paradisíaco, que já chegou a ser considerado como uma das praias mais bonitas do planeta, carrega uma beleza exuberante, dunas, bastante sol e tudo que os turistas precisam para viver um pouco do verão europeu com o toque das terras cearenses, que é exatamente a proposta oferecida pelo restaurante Beach Club, localizado às margens da Lagoa do Paraíso.
O gerente da barraca, Gleidson Souza, aposta que o estilo do espaço, com traços de Verão Europeu, é o grande diferencial do local: bangalôs, tendas e pés nas águas límpidas. “No cardápio, temos uma variedade de pratos que vão de petiscos tradicionais, passando por pratos praianos, drinks seletos e sobremesas de dar água na boca. O queridinho do cardápio é o robalo na brasa no valor de R$289,90 que serve até 4 pessoas e vem acompanhado de macaxeira frita, purê de batata, arroz branco, farofa e salada”.
Quando o setor é de hotelaria, outro estabelecimentos da região também projeta um bom público vindo do continente europeu. Laís Lopes, gerente de um hotel que fica na vila de Jericoacoara, ressalta que o local já está com 70% da ocupação somente de estrangeiros. “A expectativa é fecharmos esse período que antecede os preparativos para iniciar as projeções do fim de ano com um acréscimo expressivo de 100% de turismo estrangeiro. Nas próxima duas semanas, é certeza de casa cheia, por isso aguardamos com boas expectativas. Jericoacoara, sem dúvidas, é o local ideal para esses visitantes vindos da Europa e de todas as partes do mundo”, frisa Laís Lopes, gerente do Art Hotel.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.