Compartilhar Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, já acolheu mais de 6.500 crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, vítimas de diferentes tipos de acidentes. Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo sozinhos em casa. “Nesta época do ano, muitas crianças passam boa parte do dia em casa sem a supervisão constante de um adulto, o que aumenta a exposição a situações de risco, especialmente em ambientes domésticos e durante atividades de lazer”, alerta a médica Carolina Rios, chefe do Núcleo de Pediatria do IJF. A profissional reforça que ...
UM MUSEU PARA O CEARÁ: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CELEBRA PARCERIA COM O MUSEU NACIONAL E O MUSEU DO CEARÁ
Um novo museu para o Ceará! No próximo dia 23 de agosto, às 17h, no Foyer do Theatro José de Alencar acontece a solenidade de Assinatura do Protocolo de Intenções, que entre si celebram a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Museu Nacional (UFRJ) e o Museu do Ceará (Secult). No evento, também serão apresentados o projeto de criação do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UECE); a marca do Museu e o projeto “Exposição Professor Dias da Rocha: um resgate da história natural do Ceará”, que propõe o restauro do acervo, hoje sob a salvaguarda do Museu do Ceará, e a produção de um curta-metragem, documental e ficcional, sobre a história do naturalista Francisco Dias da Rocha.
O Protocolo de Intenções tem o propósito de promover a cooperação técnico-científica e cultural entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Museu Nacional (UFRJ) e o Museu do Ceará (Secult).
O Museu de História Natural do Ceará terá sede no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti da UECE, na Serra de Baturité. A criação do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha é uma iniciativa pioneira do Centro de Ciências da Saúde da UECE, fruto da parceria com o Museu Nacional (UFRJ) e apoio da FUNCAP.
“O projeto do Museu de História Natural do Ceará retrata a riqueza de biomas e biodiversidade do estado; é inovador, pois se propõe a atuar como um instrumento para a promoção da transformação social, criando espaços de divulgação científica e pesquisa, para além da sua sede, oferecendo experiências que produzam um sentimento de pertencimento aos cidadãos, em relação ao patrimônio de história natural do estado e do país”, declara Renata Stopiglia, Diretora Científica e de Operações do Museu de História Natural do Ceará, Pesquisadora da UECE e do Museu Nacional.
Um Museu para o Ceará é um evento realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UECE) e Secult, com o apoio do Museu Nacional (UFRJ), Oficina -Arquitetura e Design e Samarica Geradora de Conteúdo e patrocínio do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UECE) e UECEVest.
Serviço
Um Museu para o Ceará
Protocolo de Intenções entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Museu Nacional (UFRJ) e o Museu do Ceará (Secult)
Foyer do Theatro José de Alencar
Dia 23 de agosto, às 17h
Evento apenas para convidados e imprensa
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.