Cinquenta e três anos após ter a vida violentamente interrompida pelas forças de repressão da ditadura militar brasileira, Bergson Gurjão Farias se unirá aos mais de 130 mil egressos formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A concessão do título de graduação post mortem , visando à reparação histórica, será realizada em solenidade nesta sexta-feira (16), às 17h30 , na sala do Conselho Universitário (Consuni), na Reitoria. O evento é aberto ao público e contará com a presença de familiares de Bergson, dentre eles a irmã Ielnia Farias Johnson, de 79 anos, que reside nos Estados Unidos. A data foi escolhida por ser véspera do aniversário do homenageado, que teve seu título póstumo aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário em dezembro de 2024. Bergson Gurjão foi liderança do movimento estudantil durante a década de 1960, atuando como vice-presidente do DCE e diretor do Centro Acadêmico dos Institutos de Ciências da UF...
O 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia - SBR 2019 reuniu cerca de 2.500 pessoas no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 4 e 7 de setembro. O encontro tratou das doenças reumáticas, da evolução da tecnologia, além dos avanças na área.
“Queremos agradecer aos que vieram e aos envolvidos na organização do evento. Tivemos auditórios lotados, com informações e estudos variados. Esse era um dos objetivos do evento: trazer um alto nível científico para os debates”, declarou médico reumatologista, Dr. Airton Rocha, diretor científico do Congresso.
Outro ponto de destaque foi a participação da iniciativa privada no encontro. “As empresas puderam mostrar seus produtos e fazer negócios, além de apresentar as novidades no mercado. O ambiente foi muito favorável”, disse o médico.
O espaço de interação foi composto por cerca de 25 estandes de vários grupos farmacêuticos como a brasileira Apsen, Novartis (Suíça) e a Bristol-Meyers Squibb (Estados Unidos), mais conhecida como BMS.
Eventos
O Congresso foi marcado por diversos cursos, conferências e palestras ao longo dos quatro dias, liderados por vários profissionais renomados do Brasil e de outros países como Canadá, México, Portugal e Estados Unidos. No total aconteceram 14 simpósios, 12 cursos, 19 conferências, 10 miniconferências e 65 palestras.
Ao todo, o Congresso reuniu 21 palestrantes internacionais, 340 nacionais e 16 diretores e presidentes que compõem a comissão executiva. No auditório Professor Geraldo Gonçalves havia o pavilhão da Ciência e Arte da Família SBR, onde foram expostos painéis contando um pouco da história da reumatologia brasileira e de algumas personalidades relevantes para a medicina cearense.
Entre os nomes está o de Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, pioneiro da reumatologia cearense e membro fundador da Sociedade Brasileira de Reumatologia. O espaço também contou com o Cine Fortaleza SBR que exibiu o filme “Onde Tudo Começou” – uma película da SBR na Santa Casa do Rio de Janeiro. Ocorreu nos quatro dias de evento uma exposição de pôsteres com dados e pesquisas sobre várias doenças como o lúpus, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.